Andy House, chefe da equipe do console PlayStation, ironizou os rivais do Xbox com algumas frases durante o anúncio da data de lançamento do PlayStation 4.
Sony provoca Microsoft na Gamescom
“Enquanto outros mudaram suas mensagens e suas histórias”, disse o presidente e CEO da Sony Computer Entertainment, sob aplausos da plateia da Gamescom, “nós fomos consistentes e mantivemos nossas políticas internas, além de um modelo justo e que atende aos desejos dos nossos consumidores”.
Ele se referia à tempestade causada pelo anúncio do novo console da marca, o Xbox One, que alterou a abordagem de check-ins virtuais obrigatórios, com vendas de jogos e uso compulsório da câmera Kinect, apesar das reclamações dos usuários.
Executivos da PlayStation também confirmaram que o console PS4 será lançado em 32 países neste ano, uma ironia com os planos da Microsoft de lançar o Xbox One em 13 países, número significativamente menor do que os 21 previstos no plano inicial.
O presidente dos estúdios da Sony, Shuhei Yoshida, chegou a postar um tweet provocativo: “(‘-‘) .o0 (32 > 13)”.
A vantagem territorial está provavelmente ligada ao processo de fabricação, a verdadeira razão dos problemas de lançamento da Microsoft e sua relutância em dar uma data mais específica para a chegada dos consoles às lojas do que “novembro de 2013”.
Com chips menores e uma técnica de produção mais eficiente, a otimização do processo de fabricação do PlayStation 4 dá margens a uma redução no preço no mercado, enquanto a Microsoft diz se esforçar para produzir unidades do Xbox One suficientes para um lançamento viável.
Enquanto as coisas se ajeitam, House, da PlayStation, teve a oportunidade de baixar o preço de lançamento do PlayStation 4 para US$ 399 (cerca de R$ 905) cerca de R$ 200 a menos do que o console da Microsoft. Vale lembrar que o console tem “inovação e bom custo-benefício”.
Mas ele e seus colegas foram cuidadosos e adotaram um discurso mais humilde, sem dúvida, conscientes de que o momento atual da PlayStation está bem distante do desastre do lançamento do PlayStation 3, quando a empresa adotou um tom mais arrogante depois de vários sucessos anteriores, deixou de levar em conta as expectativas dos clientes e estava despreparada para a tecnologia superior do Xbox 360.
AFP – Agence France-Presse