Home Noticias CEO da CVC expõe lições pós-ataque cibernético que afetou operações da empresa

CEO da CVC expõe lições pós-ataque cibernético que afetou operações da empresa

por admin

Leonel Andrade, CEO da CVC, foi um dos destaques da 6ª edição do evento “Quando os Presidentes se Encontram”, organizado pela Gouvêa Ecosystem. O evento 100% digital, que ocorreu em 27 de outubro, reuniu mais de 50 CEOs de varejistas brasileiras e proporcionou o debate sobre cibersegurança e proteção de dados com foco no segmento de consumo e varejo.

Em sua apresentação, o executivo trouxe à reflexão dos participantes as principais lições aprendidas após um ataque hacker sofrido pela CVC Brasil, no início de outubro. Segundo o executivo, as ofensivas cibernéticas estão além da área de TI, tendo implicações em diversos setores do negócio. Desse modo, é fundamental ter boas práticas de segurança como guia de sobrevivência ao problema.

Apesar de o incidente estar resolvido do ponto de vista operacional, Leonel Andrade afirmou que as investigações ainda estão em curso. Assim, não foram informados detalhes do ataque ou das providências tomadas. Contudo, o executivo tocou em diversos pontos que devem ser levados em conta envolvendo um ataque cibernético. Entre os principais estão a utilização da comunicação institucional (evitando as redes sociais e sem mensagens muito personalizadas, pois não se sabe com quem se está lidando ou que informações o atacante conseguiu no primeiro momento); contatar a auditoria contábil desde o primeiro momento do ataque; envolver ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados – mesmo que se tenha 100% de certeza de que não houve roubo de dados ou acessos indevidos; e saber que são os assessores e as pessoas técnicas, ou não, que irão ajudar no momento de crise.

Por fim, Leonel Andrade destacou que, por mais protegida que uma empresa esteja, ela não é imune a ataques. Por isso, o processo de monitoria é fundamental. “É a sua capacidade de, muito rapidamente, não importa em que momento, reconhecer que está sendo atacado. Isso é fundamental. O mais importante é quem tem a decisão, se isso está bem claro e se alguém na empresa tem as alçadas para tomar a decisão de desligar, bloquear, fechar, chame do que for. O maior problema é a dúvida, e a cada pergunta são milhões de dados perdidos e a taxa de sucesso do atacante aumenta substancialmente”, ressaltou o CEO.

Aspectos da segurança digital

O debate entre os CEOs varejistas ganhou profundidade com a abordagem de fatos relevantes da segurança digital como os impactos da LGPD no consumo e no varejo e o panorama da cibersegurança no setor internacional. Os tópicos foram destaque do painel “Como garantir segurança e evitar fraudes em operações online”, conduzido pelos executivos Abian Laginestra (Head de Segurança da Informação da Aliansce Sonae) e Paulo Baldner (Head Of Cyber Security da OLX).

Além disso, os executivos Waldemar Gonçalves (Diretor-Presidente da ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e Marcelo Mayorga (Vice-Presidente de Engenharia da América Latina na Fortinet), apresentaram ainda novas estratégias e ações para tornar as operações digitais mais protegidas e confiáveis aos consumidores.

Ao término do encontro, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, destacou que o histórico dos diversos episódios recentes envolvendo cibersegurança mostra que o tema precisa ser priorizado e tratado com responsabilidade.

“É fundamental que empresas, dirigentes e profissionais de todos os setores estejam atentos às questões que envolvem a segurança digital e proteção de dados. Em especial, aqueles que têm ampla base de clientes, como o varejo em todos os seus canais”, observou Marcos.

A 7ª edição do “Quando os Presidentes se Encontram” acontecerá em dezembro e terá o tema: “Os impactos do 5G no Consumo e no Varejo”.

Organizador – Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países – e da BEA – Business Ecosystem Alliance.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
[email protected]

Website: http://www.gouveaecosystem.com

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações