Com a aceleração da migração de várias atividades do ambiente físico para o virtual por conta do distanciamento social, o mundo se tornou ainda mais digital. Videochamadas, telemedicina, teletrabalho, conferências mobile e até poupança digital são termos e ferramentas que já fazem parte do dia a dia e chegaram para ficar. Uma das principais mudanças ficou por conta do e-commerce.
Em face ao confinamento, comércio e serviços, de pequenos e médios portes, viram-se obrigados a investir em lojas virtuais para manter as contas em dias e continuar lucrando. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, 107 mil lojas aderiram à venda online de seus produtos. Essa modalidade de negócios, que contava com 135 mil lojas ativas, até junho já apresentava 242 mil. Antes desse período, a média de crescimento era de 10 mil novas lojas por mês.
A consolidação do “novo normal” aponta para a tendência de que lojas físicas e virtuais convivam e trabalhem integradas, umas em favor das outras. Garantido assim segurança, rapidez e conveniência para clientes de diversas marcas. Empresas como a Hostnet, que abre seu terceiro ponto no Espírito Santo – a Unidade Centro Vitória, especializaram-se em atender outras empresas ajudando-as a se destacarem na Internet com serviços e produtos como: registro de domínio, desenvolvimento de manutenção de websites, e-commerces, marketing digital, e-mail corporativo, criação de App, automação de marketing, entre outros.
Quando o novo coronavírus era apenas assunto do outro lado do planeta e parecia ser improvável que chegasse ao ocidente, o casal Jadir Tosta e Priscila Loureiro começava a se preparar para empreender com a franquia da marca, no ramo de tecnologia e marketing digital, com este perfil de atendimento. Mas, de repente, a vida mudou.
Antes mesmo da inauguração da unidade operacional, os sócios começaram a adaptar-se para dar conta dessa demanda específica que precisa de uma loja virtual e diversos serviços e ferramentas relacionados com e-commerce. O modelo da franquia escolhido pelo casal é home based; perfeito para atuar de casa e já foi testado e aprovado pelas outras 40 unidades que estão em operação em todo o país.
“O mercado de tecnologia e Internet, principalmente no Brasil, é um muito bom e tem muitas oportunidades a serem exploradas. Existem milhares de negócios, de empresas, que ainda não estão na web. Essa é a onda que a gente quer pegar nesse momento. Estamos bem animados e aptos para auxiliar outras empresas a atuarem e se posicionarem online”, comentou o empresário Jadir Tosta.
A localidade
A terceira unidade de franquia da marca no estado do Espírito Santo acaba de ser inaugurada e está localizada em Vitória. De acordo com Índice de Cidades Empreendedoras de 2017, principal estudo sobre o ambiente de negócios das cidades brasileiras, que abrange 32 municípios e 60 indicadores, divulgado pela Endeavor, a cidade ocupa o terceiro lugar neste ranking.
Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Reúne uma população, estimada em 2019, de 362.097 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é a quarta mais populosa do estado e integra uma metrópole denominada Grande Vitória, com cerca de 2 milhões de habitantes.
Em 2015, Vitória foi considerada a segunda melhor cidade para se viver no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), e também foi eleita, no mesmo ano, a cidade com o melhor capital humano do Brasil, segundo a revista Exame. Sua economia baseia-se nas atividades portuárias, ao comércio ativo, a indústria, a prestação de serviços e também ao turismo de negócios. É um excelente lugar para investir em novos negócios.
Os franqueados
A franquia capixaba da Hostnet é uma iniciativa do casal Jadir e Priscila Loureiro. Ele é administrador de empresas, especialista em processos de marketing e vendas. Já a Priscila é fisioterapeuta e psicanalista freudiana.
Jadir começou a trabalhar muito jovem. Deu início a sua vida profissional aos 14 anos e aos 19 anos já atuava em uma multinacional – que hoje é a Unilever. Também exerceu função no setor de vendas da Xerox e em seguida foi para uma empresa do Paraná, a Vonder Ferramentas, onde era responsável pela prospecção e atendia todo o território do Espírito Santo.
Já casado, o administrador, preocupado com questões familiares, decidiu estudar para concursos e passou para o Detran-ES. Em paralelo a sua jornada profissional, o franqueado desenvolveu alguns projetos de marketing digital, sites e consultoria de vendas com foco em gerar resultados.
Priscila já trabalhou em hospitais, mas há 10 anos dedica-se ao atendimento individual domiciliar de reabilitação para idosos, acamados e pós-operatórios. Agora, inicia a franquia junto com o marido Jadir. “Como autônoma, já estava acostumada a trocar minha hora de trabalho por dinheiro. Mas sinto a necessidade da criação de um sistema que faça com que o dinheiro entre sem que obrigatoriamente precisemos estar presente full time, em todas as etapas”, detalhou a franqueada Priscila Loureiro.
O espírito empreendedor
Desde criança, ao construir seus próprios brinquedos, Jadir apresentava características empreendedoras. No serviço público também não é diferente; está sempre a frente, como administrador, da tomada de decisões que exijam determinação e capacidade de inovar. Desde 2016, ele atua como consultor de marketing e vendas. Esta é a primeira vez que investe em franchising. A credibilidade associada à franqueadora é fundamental para crescer como influenciador na área de vendas e marketing digital, e fomentará o atendimento de empresas maiores. “Com a franquia, tenho o apoio da marca e processos automatizados que fortalecem minhas atividades que me possibilitam ir além”, explica Jadir.
A crise e o mercado
Sobre empreender em meio à crise econômica que ainda foi agravada pela pandemia, os franqueados acreditam, ao contrário do que normalmente se pensa, ser uma grande oportunidade para crescerem. “Entendemos este como um momento positivo, para esse negócio especificamente, que tem por objetivo atender outros negócios que funcionam pela Internet”, detalha Jadir.
A sócia, Priscila, acrescenta que terá tempo para planejar estratégias, montar o sistema de marketing automático interno para começar a atrair os clientes. “E quando essa crise der uma trégua, mesmo que pequena, estaremos prontos para efetivar vendas, pessoalmente, aos clientes”, afirma.
Os franqueados têm algumas metas como alcançar um faturamento expressivo para poderem recuperar o investimento em menos de um ano.
A escolha da franquia Hostnet
A dupla conheceu o sistema de franquia da Hostnet através da Internet. Analisaram bem a oportunidade de negócio e decidiram aderir no início do ano. Optaram por esta franquia devido a infraestrutura, experiência de mercado de 19 anos e suporte técnico em tempo integral, com um investimento viável.
Os novos franqueados acreditam que o custo para abrir a unidade seja justo. “Não é alto se comparado a algumas franquias. Há muito valor agregado. A experiência, a estrutura, o próprio suporte técnico, a possibilidade de falar diretamente com os diretores da empresa, tudo isso é relevante”, avalia Jadir Tosta.
Sobre a Hostnet
A Hostnet é um provedor de soluções web que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela Internet. É pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administram domínios registrados pela empresa nos seus 19 anos de existência. A empresa está sediada no Rio de Janeiro. No intuito de promover a expansão da marca, a Hostnet adotou o modelo de franchising.
A Hostnet é especialista em: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos, automação de marketing, hospedagem, registro de domínio, e-mail corporativo e e-mail marketing. Para saber mais acesse: https://www.hostnet.com.br
Website: http://www.hostnet.com.br