A Semana Nacional de Ciência e tecnologia no Amazonas (SNCT) se aproxima. Uma das novidades do evento, que acontece de 17 a 21 de outubro, no Espaço da Ciência (Clube do Trabalhador do Sesi), será a Casa Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, tecnologia e Inovação (SECTI-AM).
Nela, será possível encontrar os últimos lançamentos de produtos dos segmentos de informática, eletroeletrônico, eletrodomésticos, itens produzidos por micro e pequenas empresas do Amazonas e muito mais. A casa segue o conceito moderno de arquitetura sustentável, por isso, além dos produtos que estarão em exposição, outro aspecto que deverá chamar a atenção do público que visitar o local será o material utilizado para a sua construção: placas de poliestireno expandido (EPS), o popular isopor.
Processo Inovador
Para que possa se tornar apto a ser usado na construção da casa, o isopor passa por um processo denominado “Sistema Construtivo com Painel de Vedação e Proteção Climática”. De origem europeia, essa nova técnica foi adaptada para a região Norte pela construtora Pessoa Engenharia LTDA, com sede no município de Rio Preto da Eva e que atua no mercado há dez anos.
O processo se dá da seguinte maneira: placas de poliestireno expandido são misturadas com argamassa. Depois de finalizada essa etapa, a mistura é aplicada em um recipiente para a formação de painéis em tela de aço. Após o processo fabril, é só montar a estrutura da casa, no tamanho que desejar.
O Sistema Construtivo com Painel de Vedação e Proteção Climática passou por uma análise e foi aprovado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O laudo emitido pela instituição mostrou que o material utilizado possui elevado desempenho para construção de sistema habitacional.
De acordo com a arquiteta e sócia da empresa, Viviane Reis, o material é muito leve estruturalmente, porém resistente e suficientemente rígido para ser manobrado em usina ou no canteiro de obra sem sofrer deformações, tornando a edificação à prova de sísmicos e muito confortável nos aspectos térmicos e acústicos. “A casa é construída de forma ecologicamente correta. Tudo é reaproveitado. Com isso, o custo da obra torna-se mais baixo. Em média, o valor gasto é 30% inferior se comparado a uma construção tradicional, com tijolos”, afirmou.
Casa Tecnológica da Semana Nacional de C&T
A Casa Tecnológica, que será especialmente construída para a Semana Nacional de Ciência e tecnologia (SNCT), terá mais de 60 metros quadrados. O ambiente será dividido em quarto, cozinha americana, banheiro e área de serviço.
O objetivo desta edição da SNCT, que possui como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, é mostrar que a Ciência, Tecnologia e Inovação estão muito próximas das pessoas. Por isso, da decisão de transformar o estande da SECTI em uma casa onde serão expostos produtos fabricados com alto valor tecnológico, como forma de mostrar o quanto a ciência avançou e está presente no cotidiano. “A SNCT acompanha o desenvolvimento das ações de CT&I e o Amazonas é um dos estados que mais avança nesta área em nosso país”, ressalta o secretário de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena.
Primeira participação da empresa na SNCT
Essa é a primeira vez que a construtora Pessoa Engenharia LTDAparticipa das atividades da SNCT. Segundo Viviane Reis, trata-se de uma oportunidade única de divulgar o trabalho da empresa e com isso, levar a tecnologia para as pessoas que ainda desconhecem. “Acreditamos que esse modelo de construção pode ser viável para o Amazonas, principalmente, no caso das pessoas de baixa renda, além de contribuir com o meio ambiente”, disse a arquiteta.
SNCT no Amazonas
Uma programação que inclui atividades em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Amazonas, voltada para a difusão do conhecimento científico junto à sociedade em geral, marcará a edição 2012 da SNCT.
Um dos destaques da SNCT será a Estação Ciência. O espaço é destinado à exposição de projetos desenvolvidos por instituições estaduais de referência na área de Ciência, Tecnologia e Inovação voltados à difusão do conhecimento e de produtos de empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Dimpe).
Neste ano, o evento contará com outras atrações como a Praça do Saber, Portas Abertas, Papo Ciência na Escola, Café Científico, Projeto Sesciência, Mostra Estudantil, Barco do Saber, Ciência Melhor Idade, Pedalada da Ciência, palestras, além de atividades no interior do Estado.
Algumas vantagens deste tipo de construção
O novo sistema apresenta algumas vantagens, em relação à construção convencional, tais como:
-Melhor conforto térmico
-Melhor acústica
-Economia de até 80% com energia gasta na refrigeração da habitação
-Rapidez na construção
-Utilização de apenas 1/5 da mão-de-obra empregada no sistema convencional
-Menos desperdício de material
-Melhor nivelamento das paredes
-Menor custo comparado com o sistema convencional
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Danyelle Soares
colaboração CCNT OverBR 774-19-2012 mm