Home Noticias CANON SERVICE NEWSLETTER BRASIL – EDIÇÃO 6

CANON SERVICE NEWSLETTER BRASIL – EDIÇÃO 6

por SimbiekJP

10/08/2021 – Estamos lançando a Sexta Edição da Canon Service Newsletter Brasil, trazendo a voce nossos Cliente algumas informações e alguns assuntos interessantes naquilo que diz respeito a Lentes de Broadcast & Cinema nos eventos como Olimpíadas e em outros eventos.

Estamos lançando a Sexta Edição da Canon Service Newsletter Brasil, trazendo a voce nossos Cliente algumas informações e alguns assuntos interessantes naquilo que diz respeito a Lentes de Broadcast & Cinema nos eventos como Olimpíadas e em outros eventos.

Na edição anterior, apresentamos os temas principais no que diz respeito a questões de Resoluções, Flares e Ajustes Óptico das lentes Canon, bem como, características e os cuidados necessários para uma boaa manutenção nas lentes de Cinema e de Broadcast; comentamos sobre os problemas mais recorrentes, como “Uneven”; também apresentamos, um resumo do passo a passo dos ajustes necessários nas lentes, onde os mesmos são realizados, utilizando-se de um Sistema de Projeção, sempre trazendo a Manutenção da Lente o mais proximo possível da sua originilidade de fabrica.

Abordarmos um assunto que esta diretamente associado à Manutenção das Lentes de Broadcast e de Cinema, desde do seu início do Processo de Manutenção até a Etapa Final que envolve a realização dos Ajustes Ópticos.

Nesta 6º edição da Canon Service Newsletter do Brasil, iremos abordar um assunto também diretamente relacionado à Manuntenção das Lentes de Broadcast e de Cinema; o Suporte Técnico realizado nos Grandes Eventos que já ocorreram como: Copa América 2011, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa América 2015, Olímpiadas 2016, Copa América 2019 e Olimpíadas de Tóquio!

Sendo assim!

Sejam bem vindos a nova Canon Service Newsletter do Brasil edição 6.

SUPORTE TECNICO EM BROADCAST & CINEMA NOS EVENTOS NA AMERICA DO SUL NOS ÚLTIMOS ANOS

A Canon possui uma tradição na Prestação do Serviço/Suporte Técnico em Grandes Eventos iniciada desde 2011. Neste evento de 2021 (Olimpíadas de Tóquio 2020/2021) não foi diferente, pois o principal Objetivo é fazer os nossos clientes estarem satisfeitos com nosso Serviço de Suporte e estarmos presentes até mesmo onde muitos deles não imaginam a nossa presença.

Um desafio que vai além da Manuntenção e do cuidado com os Equipamentos Canon, mas que aproxima a relação de nossos Clientes com a marca.

Neste evento que finaliza agora e em tantos outros, a presença da Canon trouxe e continua a trazer o Suporte Técnico Exclusivo aos que estão ligados à nossa marca e na maioria dos casos esses serviços são realizados de maneira gratuita. Porém não apenas em Broadcast & Cinema, mas em outras áreas também, sendo a aqui dado uma ênfase a o Broadcast & Cinema.

Muitos clientes que realizam a cobertura de eventos: como Olimpíadas, Copa do Mundo, Copa América entre outros, sabem da nossa presença nestes eventos e da possibilidade de Suporte Técnico oferecido e disponível à todos os clientes que utilizam equipamentos da Canon, no entanto, alguns ainda desconhecem esse serviço.

Por ventura, muitas vezes nosso suporte nesses eventos faz muita diferênça, pois como todo e qualquer tipo de evento; problemas podem ocorrer e às vezes impossibilitar a utilização dos equipamentos. Portanto quanto mais preparados todos estiverem, maior será a chance de determinados eventos ocorrerem bem e isso exige uma preparação e atênção de todos os envolvidos, afim de se obter os melhores resultados em uma Cobertura.

Não diferente, acontece diversos casos em que alguns Clientes relataram ausência de equipamentos e/ou até mesmo defeitos em equipamentos próprios por meio de algum dano causado no transporte ou na montagem. Equipamentos que podem em uma simples queda serem prejudicados ou acidentalmente operados de maneira errada em decorrência destes imprevistos que acontecem, ainda mais, em grandes eventos.

Em outros casos, alguns clientes relatam que equipamentos que foram montados externamente e por uma questão de facilidade permaneceram num ambiente externo em razão do seu posicionamento (Exemplo: Arquibancadas) passaram por imprevistos em decorrência do clima mesmo que devidamente protegidos os equipamentos tiveram a Captação de Imagem Óptica alterada, em razão da alta umidade do ar; o que provoca a condensação dos Elementos Ópticos Internos nas lentes.

Muitos operadores nestes eventos não sabem como remover marcas de goticulas emo um Elemento Óptico Frontal de uma lente, embora a princípio pareça ser simples e fácil, não é! Então aqueles que conhecem o nosso suporte, nos comunicaria no próprio espaço do evento para solucionar este tipo de “problema”. E em razão disso também temos outros serviços como empréstimo de equipamentos onde muitos clientes puderam nos procurar solicitando uma ou mais lentes de nosso “Backup” (um serviço oferecido pela Canon aos nossos clientes em Grandes Eventos) para o uso durante o evento.

A maneira como nos organizamos para prestarmos esse suporte envolve a formação do Time de Técnicos de Boadcast & Cinema de diversas nacionalidades, onde trabalhamos sempre em duplas.

Em todos esses eventos, o início do suporte se dá por meio da organização de duplas (duas pessoas) que se deslocam até o IBC (International Broadcast Compound), onde os clientes estão localizados com as suas respectivas equipes e as suas Unidades Móveis, e durante esta atividade são realizados os primeiros contatos, uma primeira abordagem e uma auto-apresentação das duplas para o primeiro contato com os clientes, desta forma, os clientes já conhecem as duplas e quem são os técnicos responsáveis por suporte, onde estes clientes deverão procurar caso alguma lente apresente algum tipo de problema, facilitando a comunicação e o contato durante o evento, portanto, quando o cliente nos contata sobre determinado problema, vamos até o local e fazemos uma prévia análise do problema, se possível encontramos a solução no próprio local onde o equipamento está posicionado.

As irregularidades nos equipamentos na maior parte dos casos são solucionados, mas caso não seja possível, os equipamentos são direcionados para um Centro de Serviço montado pela própria Canon e localizado dentro do MPC (MAIN PRESS CENTER).

Na maior parte dos casos não precisamos direcionar estes equipamentos à uma Assistência Técnica da Canon localizada na cidade onde o evento é realizado, pois dentro do próprio “espaço” do evento, existe o MPC (MAIN PRESS CENTER) para a Execução de um serviçotécnico, provisório para esse suporte, onde os reparos são executados no mesmo dia.

Caso o reparo seja a longo prazo, alguns equipamentos de Backup são emprestados, de acordo com o tipo de problema e sua complexidade, enquanto os reparos nos equipamentos dos nossos clientes são realizadoso que normalmente estes equipamentos emprestados aos nossos clientes, nestes eventos, são os últimos lançamentos da Linha de Produtos Canon. Dessa forma, os nossos clientes podem ter a experiência em relação ao Suporte e Manutenção do equipamento e também serem introduzídos à uma nova experiência com a testagem e a utilização do equipamento Canon pré-lançado, chamdo Touch and Try.

ORGANIZAÇÃO

Na organização, a princípal característica é a união do Time Canon de Suporte Técnico em Broadcast & Cinema, onde os técnicos convidados são direcionados a esses eventos com acessos às áreas distintas de acordo com as credênciais obtidas, desta forma, o suporte é feito.

Normalmente nesses grandes eventos como Copa do Mundo ou Olimpíadas, sabemos que as nacionalidades são diversas, e consequentemente as emissoras de TV que participam da cobertura do evento também. Na maioria das vezes, as emissoras seguem o a trajetoria e a localização do seus atletas de origem, claro que isso não é uma regra, mas é uma tendência percebida e observada em diversos eventos ocorridos anteriormente, portanto, o aconteceimento em um jogo da Seleção Brasileira ou um evento que envolva um esportista da mesma nacionalidade, obviamente e consequentemente as emissoras de TV tende a acompanhar o atleta e aquele evento especificamente do qual será de mesma nacionalidade que o esportista.

Imaginemos, por exemplo, que ocorra um jogo de futebol entre Brasil e Estados Unidos.

Obviamente, a cobertura principal será executada por diversas emissoras, mas a predominância sera dada pela emissora responsável pela transmissão do evento contratada pelo Organizador do Evento.

Então, neste caso, como atender estes clientes da melhor maneira possível e com as facilidades do Idioma?

Como dito anteriormente, nosso Time de Suporte que muitas vezes se resume em duplas, que podem ser separadas ou não. Normalmente para um evento como um jogo entre Brasil e Estados Unidos, haverá nesta dupla, um técnico do Suporte da Canon do Brasil e/ou um técnico da Canon dos Estados Unidos, na intenção de que todos os envolvidos possam estabelecer a correta comunicação para a cobertura de suporte Técnico.

Outro exemplo, seria uma partida de futebol entre Alemanha e Japão, onde nesta situação, um técnico do time de suporte que fale o idioma Alemão e um outro que fale o idioma Japonês, além do idioma em Inglês, possam dar suporte. Ou seja, alguém de nossos representantes de Suporte Técnico irá falar em Alemão e outro em Japonês, se a situação for semelhante como descrito acima.

Em todos os casos, o Time de Suporte Canon de Broadcast & Cinema, praticamente todos falam inglês além de seu idioma de origem, e também, existem alguns que falam mais de dois idiomas, facilitando a comunicação e o suporte; fatores estes, imprecendíveis no atendimento aos nossos clientes.

Por isso é extremamente importante o nosso compromisso em mostrar aos nossos clientes a nossa dedicação, o nosso suporte; a satisfação em oferecer e realizar o nosso melhor com a excelência do padrão Canon, aproximando e atingindo a fidelidade que nós temos com nossos consumidores e com aqueles que usam nossa marca, pois a idéia principal é oferecer e prestar o nosso suporte nesses eventos a todo e qualquer tipo de cliente, aumentando a satisfação em relação aos serviços prestados, estabelecendo as relações de amizade profissional e de negócios com nossos consumidores e usuários.

E isso é tão sincero que muitas vezes ja foram executados suportes como esse no passado, trazendo aos clientes a satisfação dos equipamentos com a nossa marca, como muitos já relataram a satisfação e descreveram o quanto foi importante o suporte prestado em um determinado equipamento que não seria utilizado, mas através do suporte prestado, resgatamos a possibilidade de uso deste equipamento e o mesmo foi utilizado na cobertura do evento.

O SUPORTE

O suporte muitas vezes consiste em realizar a manutenção no próprio local onde o equipamento está localizado e posicionado para aquela finalidade. Podemos exemplificar o uso de uma lente de Broadcast sendo utilizada para a captação de imagem de determinado evento esportivo e que apresentou algum defeito antes, durante ou até posterior ao período do evento. Dependendo do problema, é possível encontrar a solução e prestar todo o suporte necessário, resolvendo e econtrando a melhor solução no próprio local, pois existem equipamentos que são muito dificeis de serem removidos e direcionados ao MPC.

O que se faz obrigatoriamente é uma verificação das posições das Lentes Canon no local onde ocorrerá o evento, por exemplo, um Estádio de Futebol.

É muito importante saber as posições e os modelos das lentes utilizadas, pois assim, tendo esse mapeamento torna-se mais fácil identificar o equipamento e se direcionar precisamente ao seu local.

Na maioria dos casos, após esse mapeamento realizado, os técnicos se direcionam as lentes, onde é realizada uma verificação do equipamento como um todo antes da sua utilização (avaliar se a lente apresenta algum tipo de problema ou não, isso é o que chamamos de Avaliação Prévia, sendo este o Primeiro Estágio do Serviço, após a permissão do comando responsável). Logo após, realizamos o Clean & Check das lentes, onde as e sujeiras externas são removidas e/ou a Óptica suja é devidamente limpa além da conferir os comandos Eletrônicos.

Como descrito anteriormente, muitas vezes goticulas de água se prendem nessas lentes, podendo se fixar nos Elementos Frontais, provenientes da umidade, do local ou das condições climáticas do ambiente ao qual são expostas, prejudicando a Captação de Imagem do evento a ser transmitido. Dessa forma, o Clean & Check é realizado, deixando os Elementos Frontais das Lentes totalmente limpos, muito antes do início do evento.

Em casos em que se perceba algum funcionamento incorreto e precise ser retirado a lente, contatamos o responsável e pedimos autorização para retirar a lente para a Manutenção Prévia (caso seja necessário), e logo após a manuntênção a lente é recolocada ao local em funcionamento como estava antes de ser retirada.

Obviamente ao retirar o equipamento dependendo do tempo de reparo no suporte, “emprestamos” uma de nossas lentes novas de Backup, para substituir a lente retirada enquanto a mesma encontra-se em manutenção e após o reparo é desfeita a troca (como descrito anteriormente), colocando a lente do Cliente em funcionamento na mesma posição e na mesma configuração.

O importante da troca é oferecer não apenas o suporte, mas a possibilidade de nosso Cliente utilizar a lente “emprestada”, para que o mesmo possa usufruir do modelo igual ou superior em relação ao seu equipamento, conhecendo mais a qualidade do equipamento Canon.

Em outros casos mais complexos, houveram situações em que algumas lentes precisaram ser enviadas à Assistência Técnica mais próxima, dependendo da cidade, sendo essas assistências autorizadas e homologadas à própria Canon, como aconteceu algumas vezes nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e outras vezes, na Copa do Mundo de 2014 em São Paulo, ou até mesmo, na cobertura da Copa do mundo em Porto Alegre com a Autorizada Canon PSD Photo.

Para cada um desses eventos, como ocorre na maioria das vezes, a própria assistência ou o técnico responsável, é muito importante estarem dentro do próprio local (exemplo: Estádio de Futebol), mesmo que provisoriamente até a duração do evento, pois a lente do cliente poderá ser reparada e devolvida para à sua utilização e então o cliente poderá cobrir o evento com a qualidade de um equipamento em perfeito funcionamento.

Como dito em todo o contexto anterior, nas Olimpíadas de Tokyo, também não foi diferente. O evento conta com um imenso MPC como visto anteriormente (página 3), do qual diversos equipamentos foram emprestado enquanto os equipamentos dos clientes foram feitos Clean & Check.

Espero que todo o conteúdo tenha esclarecido muitas dúvidas e até auxilie para que voce nosso Cliente entenda de maneira mais clara e tenha a certeza que sempre estaremos a disposição para diversos serviços e duvidas que precise, como estivemos em toda a Olimpíadas de Tokyo que se encerrou nesse ultimo final de semana.

Muito obrigado!

CANON DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Departamento de Serviços Canon
Avenida do Café, 277 – 60 Andar – Torre B – São Paulo – SP.
Vila Guarani – CEP: 04311-000
E-mail: [email protected]

Fonte: https://www.canon.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações