A AMD virou o ano com todas suas forças e equipe no intuíto de solidificar este ano como um dos melhores anos da Empresa. Acontece que segundo as fontes, a AMD está apostando fortemente em 2011 como o ano em que regressará à competição forte com a Intel, depois de um 2010 em que as coisas não correram tão bem à empresa sediada em Sunnyvale.
Para isso, conta com dois trunfos, a APU Llano e o CPU Bulldozer, também conhecidos como série A e AMD FX, respectivamente.
Sobre os AMD FX, são conhecidos por este nome e pelo seu nome de código, Bulldozer, não possuindo ainda nome de mercado, como Athlon ou Phenom, serão enviados aos fornecedores a partir de 20 de Junho, com a chegada aos usuários um pouco mais tarde. Com um desempenho aproximado de 50% acima dos Phenom II à mesma velocidade, os AMD FX devem ficar disponíveis em 3 linhas: FX8000, FX6000 e FX4000, respectivamente octo-cores, hexa-cores e quad-cores.
A AMD será, assim, a primeira marca a fornecer processadores octo-cores para o mercado de consumo, à semelhança do que já tinha acontecido com os Athlon 64 X2, os primeiros dual-cores a chegar ao mercado.
A APU Llano, série A, será distribuido a partir de 4 Julho, ligeiramente mais tarde que os processadores com arquitetura Bulldozer. Seguindo a linha das APU já lançadas pela AMD, os processadores Bobcat e Zacate para netbooks/notebooks, existirão modelos quad e dual-core no mercado.
Serão lançados inicialmente 4 modelos FX, com outros 4 a serem lançados no final do ano. A série A será composta por um total de onze APU’s diferentes, lançadas progressivamente ao longo do ano também. Datas oficiais de lançamento ainda não existem. A AMD recusou-se a comentar esta notícia.
Fonte: Xbit Labs