O Robô i-Zak, desenvolvido pela equipe do CESAR, em parceria com o Voxar Labs, está classificado para participar da Competição Mundial de Robótica – RoboCup 2015, que acontece de 17 a 23 de julho, na China.
Depois de ganhar a medalha de ouro na categoria @Home do Latin American and Brazilian Robotics Competition, que aconteceu em outubro do ano passado, os profissionais trabalharam em outras evoluções no Robô i-Zak. Após as melhorias e o envio de um vídeo, papers e outras documentações, a classificação da equipe foi confirmada. Será a primeira vez que um time brasileiro participará da competição, junto com outras 16 equipes de vários países.
O evento mundial promove competições em diferentes categorias, como a RoboCup Júnior, o futebol de robôs, além das etapas mais focadas para o mercado, como a @Work e a @Home, na qual a equipe pernambucana irá participar.
A classificação já é um importante primeiro passo. Mas a equipe ainda trabalha para captar recursos. Além da inscrição no evento, há custos com a viagem para a China e com o transporte dos equipamentos.
Confira no vídeo as habilidades do Robô i-Zak: https://www.youtube.com/watch?v=ibNcw7tb_Lk&feature=youtu.be.
Veja também mais informações sobre a RoboCup 2015 na página oficial do evento: http://www.robocup2015.org/.
SOBRE O CESAR
O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O CESAR atua também na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Uma lista parcial de clientes do CESAR inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva. Em 2013, o CESAR superou a marca de R$ 70 milhões em vendas de projetos de inovação.
Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.