Numa mudança mundial drástica e radical os computadores perdem seguidores e usuários a cada dia. Este é o ponto inicial de um grande debate e dos resultados da pesquisa realizada pela empresa líder neste segmento. São detalhes que deixam o Brasil principalmente numa situação o tanto quanto delicada tanto em vendas como em negociações com os distribuidores. Se somar estes sintomas e prognósticos ao recente incentivo criado pelo Governo através de Lei federal para insenção de parte de impostos para as empresas Fabricantes que devem começar suas produções para a distribuição de Tablets dentro do Brasil, este cenário ficará com toda certeza ainda mais caótico.
Seria este o início de uma mudança radical no mercado Brasileiro?
O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento de TI, anuncia sua visão sobre o mercado de PCs para 2011 e antecipará tendências sobre esse segmento durante o Gartner Symposium ITxpo 2011 <http://www.gartner.com/technology/symposium/br/> , que acontece em São Paulo, de 25 a 27 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
[box_dark]Gartner anuncia expectativas do mercado de PCs para 2011 [/box_dark]
As previsões globais de vendas de computadores pessoais feitas pelo Gartner estão sendo cortadas dramaticamente devido à instabilidade econômica da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, e por conta do crescimento da preferência do consumidor por tablets, do tipo iPad, da Apple.
O crescimento do mercado global de PCs deste ano deve ser de apenas 3,8%, em comparação à previsão anterior que era de 9,3%. Pesquisas do Gartner também apontam que, em janeiro de 2012, as vendas de PCs devem atingir 352 milhões de unidades – quase 54 milhões a menos que o previsto em dezembro de 2011.
É a segunda vez neste ano que o Gartner reduz a expectativa de vendas globais de PCs. “A expectativa original era de que a economia se estabilizaria no segundo semestre e os consumidores que não atualizam seus PCs há algum tempo seriam atraídos de volta para o mercado”, diz Ranjit Atwal, diretor de análises do Gartner. “Mas isso não aconteceu e os PCs vêm perdendo ainda mais a preferência na hora da compra.”
As vendas do segundo trimestre deste ano foram muito menores que o esperado nos Estados Unidos e os primeiros sinais são de que os gastos na volta às aulas foram desapontadores. Muitos consumidores estão comprando
smartphones e computadores tablet, mas mantendo seus computadores de mesa ou laptops por mais alguns anos.
Em contraste com a redução das vendas de PCs, o Gartner prevê que as vendas mundiais de smartphones deverão crescer 57,7% em 2011, para 468 milhões de unidades, enquanto as vendas de tablets deverão mais que
triplicar para quase 70 milhões de unidades. “Só no fim de 2012 poderemos ver um estímulo para a indústria de PCs, se companhias como a Microsoft e Intel começarem a vender laptops mais finos e leves a preços menores. Mas se
isso não acontecer, teremos que reduzir os números mais uma vez”, diz Atwal.
A decisão recente da HP de desmembrar sua unidade de PCs enfatiza as dificuldades que o setor enfrenta. Em agosto, a Acer, de Taiwan, a quarta maior fabricante de PCs do mundo, em vendas, projetou prejuízo para
2011, e a Dell cortou sua previsão de receita para o ano.
“O modelo de negócios dos vendedores de PCs precisa mudar. Ele era baseado em preços baixos, volumes elevados e margens baixas. Mas o modelo está entrando em colapso porque eles não têm mais os volumes anteriores”, afirma Atwal.
As empresas de computadores terão que evoluir e produzir uma variedade maior de aparelhos, de telefones a tablets e televisores, segundo o Gartner. “A Apple vem mostrando o caminho, mas ainda não sabemos se outras
companhias conseguirão fazer o mesmo.”
As vendas em mercados emergentes como China, Rússia e Brasil estão sustentando a indústria de PCs, enquanto caem na Europa Ocidental e nos EUA. No entanto, o Gartner diz que se o comportamento de compra mudar nesses mercados – talvez com o lançamento de tablets mais baratos -, o mercado de PCs vai estagnar ainda mais.
Essas e outras novidades serão discutidas no Symposium, que já está com inscrições abertas pelo site http://www.gartner.com/technology/symposium/br, pelo telefone (11) 3074-9724 ou pelo e-mail [email protected]. Até 23 de setembro, as inscrições estão com desconto de R$ 700,00.