Gigante da indústria de higiene e limpeza automatiza operação de finanças com solução desenhada por IBM Consulting para dar suporte ao crescimento de seus negócios
São Paulo, 4 de abril 2024 – A IBM anuncia hoje a criação de uma operação digital completa junto à Bombril pelos próximos sete anos. A empresa – uma das maiores do Brasil no segmento de higiene e limpeza – faturou R$ 2,14 bilhões em 2022 e passa por um reposicionamento de marca no mercado nacional. Para potencializar esse novo momento, a Bombril conta com solução desenhada por IBM Consulting para digitalização e operação de todo o backoffice de finanças da empresa e, assim, dar suporte a esse crescimento e renovação.
Através do princípio de hiperautomação – que automatiza todos os processos possíveis de serem automatizados em uma organização – a empresa utilizará Inteligência Artificial (IA), IBM cloud e outras tecnologias para criar um modelo de IA com IBM Consulting, transformando a experiência dos colaboradores e parceiros da Bombril, além de acelerar e melhorar os tempos de resposta e precisão dos processos. Segundo uma pesquisa recém-divulgada pelo Gartner, 85% dos entrevistados aumentarão ou manterão seus investimentos em hiperautomação em suas organizações.
Para este momento de expansão da Bombril, foi utilizada uma nova estrutura de backoffice digitalizado, que trouxe todo o serviço de suporte para um patamar de evolução planejada nos próximos anos. Um exemplo real de inteligência virtual pôde ser verificado nesta nova forma de trabalhar da empresa com a operação digital implementada pela IBM: progressivamente, funcionários e os fornecedores da Bombril deixarão de interagir com os sistemas de ERP e passarão a interagir com assistentes virtuais, que serão os responsáveis por executar o trabalho operacional, permitindo que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas da empresa.
“Um dos desafios da Bombril é ter uma estrutura de backoffice que suporte todo o crescimento planejado para os próximos anos, com velocidade, inteligência, robustez, resiliência e compliance às medidas regulatórias e de governança interna. Acreditamos que os ganhos que teremos com a implementação desta solução cognitiva serão extremamente relevantes”, salienta Ronnie Motta, CEO da Bombril.
Já para Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil, soluções como essas projetadas para a Bombril possibilitam que a empresa opere de forma mais simplificada, resultando em custos reduzidos e uma posição competitiva mais forte no mercado. “O que propusemos à Bombril é mais do que uma simples digitalização, mas uma mudança impactante na experiência dos funcionários da empresa, além da aplicação de IA, que permitirá uma constante evolução da qualidade e da produtividade em suas áreas internas”, ressalta.
A Bombril teve lucro líquido contábil de R$ 45,2 milhões no 3º trimestre de 2023, o triplo sobre os ganhos do mesmo período do ano passado, de acordo com demonstrações financeiras enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sobre a Bombril
A Bombril foi criada em 1948, a partir de um sentimento vivo na alma de seu fundador: a paixão pelo novo. Com 76 anos de atividade e atuação no segmento da indústria de higiene e limpeza, está presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Fabrica produtos de consumo doméstico e industrial e é detentora de marcas consagradas, como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Pinho Bril e Bom Bril. Suas grandes marcas ao longo dos últimos 76 anos foram construídas com muita inovação, campanhas memoráveis, cheias de autenticidade e irreverência. Um legado enorme, com um grande futuro pela frente. Assim queremos continuar crescendo e fortalecendo nossas marcas.
O portfólio da Bombril reúne mais de 16 marcas e cerca de 232 itens de limpeza em diversas categorias, incluindo esponjas de aço, detergentes, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos, limpadores perfumados, esponja sintética e outros itens essenciais da limpeza doméstica.
Para mais informações, acesse https://www.bombril.com.br/quem-somos
Sobre a IBM
A IBM é uma fornecedora líder de nuvem híbrida global e IA, além de experiência em consultoria. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar os insights de seus dados, simplificar os processos de negócios, reduzir custos e obter vantagem competitiva em seus setores. Mais de 4.000 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e o Red Hat OpenShift para realizar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em IA, computação quântica, soluções de nuvem específicas do setor e consultoria oferecem opções abertas e flexíveis para nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo compromisso de longa data da IBM com confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviço. Para obter mais informações, acesse www.ibm.com.
Victor Lopes
Manager, Client Experience
T +55 11 3027-0200 | M +55 43 99668 0062 (novo número)
Av. das Nações Unidas, 12901 – Cenu Torre Norte 17º andar – 04578-910 – São Paulo, Brasil