A IBM já possui 400 projetos com a tecnologia Blockchain em andamento anunciou sua CEO em evento.
Empresa acredita que a tecnologia por trás da moeda digital Bitcoin pode revolucionar setores como saúde, comércio e finanças.
Depois de muitos especialistas terem duvidado da capacidade de operacionalizar sistemas blockchain;
A tecnologia que esteve na origem da moeda digital Bitcoin;
A IBM apresentou o primeiro serviço comercial para empresas baseado no software.
O IBM Blockchain, com base no Hyperledger Fabric da Fundação Linux, foi anunciado durante o evento InterConnect em Las Vegas.
Ao mesmo tempo, a CEO Ginni Rometty revelou que a IBM possui 400 projetos com tecnologia blockchain em produção.
Entre as empresas que estão trabalhando com a IBM em projetos blockchain estão a transportadora de contentainers Maersk e o Wal-Mart.
A startup Everledger, o Bank of Tokyo, Mitsubishi e Northern Trust também já fazem aplicaçõesões blockchain na nuvem da IBM.
“O Blockchain vai fazer pelas transações financeiras o mesmo que a Internet fez pela informação”, declarou hoje a CEO na sua apresentação no evento.
“Irá permitir transacionar toda e qualquer coisa de forma segura”, resumiu.
Esta é a premissa do software blockchain, que gera uma base de dados igual para todas as partes envolvidas numa transação – seja esta de informação financeira, recibos, compra de diamantes, testes sanguíneos, ou qualquer outra coisa em que validar o percurso seja vital.
Sempre que uma das partes faz alguma alteração ou insere nova informação no blockchain, é gerado um protocolo de validação do registo que chega a todas as partes e não pode ser alterado ou apagado.
Ou seja, a tecnologia permite total confiança na confiabilidade do registo; não existe possibilidade de adulteração.
É por isso que a IBM está tão investida na sua utilização em setores-chave, como o financeiro e o de saúde.
“Estamos a trabalhar com outras companhias no projeto Hyperledger, que é o de crescimento mais rápido de sempre na Fundação Linux”, adiantou Ginni Rometty.
“É importante contribuir para o desenvolvimento”, sublinhou, lembrando que a Internet só massificou quando foi estabelecido um padrão de funcionamento.
O projeto Hyperledger tem agora 122 empresas colaborando, e a IBM contribuiu com muito do código no Hyperledger Fabric 1.0.
O IBM Blockchain, da empresa, vai permitir aos programadores projetarem redes blockchain seguras na IBM Cloud.
“A IBM aplicou décadas de experiência para gerir os maiores sistemas transacionais do mundo para bancos, companhias aéreas, governos e varejistas, para construir os serviços blockchain mais seguros para empresas”, explicou Marie Wieck, diretora geral da divisão na tecnológica, durante o evento.
“Os serviços blockchain da IBM estão apoiados pela High Security Business Network.
São projetados para organizações que requerem redes blockchain seguras, abertas e pronta para os negócios.”
Veja mais em: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ibm-ja-tem-400-projetos-com-tecnologia-blockchain/#sthash.l3zLCkS8.dpuf
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt
Créditos: Ana Rita Guerra