Uma Open Innovation Community (comunidade vocacionada ao desenvolvimento da inovação aberta) pode ser classificada como uma “organização caórdica”, termo criado por Dee Hock, Fundador e Ex-CEO da rede VISA e refere-se a um sistema organizacional que combina de forma harmoniosa características da ordem e do caos.
Gerente de Desenvolvimento e Negócios da Inocrowd, o Economista Diercio Ferreira descreve que “a open innovation community se utiliza do crowdsourcing (conhecimento originado na multidão) para permitir que a inovação floresça em um ambiente caótico e complexo, alcançando um equilíbrio entre a ordem e o caos”.
Empresas transnacionais como a General Eletric, 3M, NASA, Avon, Boeing, Coca-Cola, Volkswagen, Facebook, Apple, Google, Amazon, Booz Allen Hamilton e GSK (Glaxo Smith Kline) aderiram definitivamente à inovação aberta para permanecerem competitivas, inovadoras e relevantes.
Vantagens das comunidades de inovação aberta
1. Acessar novos talentos
O Prof. Henry Chesbrough (criador da teoria open innovation) cita que “nem todas as pessoas inteligentes do mercado, trabalham em sua empresa”.
A open innovation (inovação aberta) atua como uma ponte entre equipes internas e as redes, comunidades e organizações externas trazendo novas ideias e soluções para as organizações que compartilham talentos e habilidades internas com uma rede ampla de pesquisadores independentes de qualquer lugar do mundo.
2. Reduzir custos
A open innovation ajuda as empresas a reduzir custos com P&D e economiza um tempo precioso criando uma comunicação aberta e contínua com a comunidade, a fim de melhorar produtos, processos e serviços da empresa.
3. Acelerar o tempo de colocação de produtos e serviços no mercado
Abrir os desafios da inovação para a comunidade online ajuda as organizações a poupar meses ou quiçá anos tentando encontrar a melhor solução para um problema organizacional através da inovação interna.
Ao acessar uma rede enorme de investigadores independentes (solvers), o deadline (prazo final) para que organizações encontrem soluções inovadoras em uma comunidade de inovação eficiente como a Inocrowd é muito curto fornecendo um grande diferencial competitivo para as organizações.
4. Aumentar a diferenciação de mercado
Através da comunidade de inovação as empresas podem identificar novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos, identificando novas tendências de mercado e alinhando a produção de acordo com estas tendências.
5. Gerar novos fluxos de receitas
Participar da comunidade de open innovation é o caminho mais rápido para economizar o recurso mais precioso das empresas: o tempo.
A velocidade no lançamento de novos produtos e serviços no mercado proporcionado pela inovação aberta contribui para a geração de novos fluxos de receitas no caixa.
6. Criar vantagem competitiva
Um dos argumentos do Professor Henry Chesbrough é que a inovação aberta é uma das formas de escapar do que ele chama “armadilha das commodities“. Economias da União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e do Brasil se veem incapacitadas de competir com os custos de fabricação da Índia ou da China.
A adoção da modelagem da inovação aberta pode ajudar as empresas a criar valor através da inovação, garantindo novos postos de trabalho em vez de apertar custos em detrimento da qualidade ou reduzir margens com mais força que a concorrência.
7. Mitigar o risco da inovação
Pela redução dos custos com inovação, a open innovation permite que as empresas expandam a variedade de ideias, oportunidades e know-how, minimizando os riscos técnicos e de mercado associados à inovação.
8. Evoluir o modelo de negócios
A open innovation impulsiona o modelo de negócios das empresas em resposta às mudanças no mercado, por meio da concatenação de ideias externas e internas.
Inocrowd – Uma comunidade ampla para a inovação
Soraya Gadit CEO da Inocrowd afirma que “a Inocrowd é uma grande comunidade de open innovation que após atingir 1,6 milhões de investigadores (solvers) conectados precisou adicionar à plataforma Artificial Intelligence e Machine Learning pela necessidade de conectar-se às entidades parceiras e a uma rede de solucionadores com elevada dispersão para solucionar os desafios inovativos”.
Gerenciar uma comunidade de talentos humanos complexa e diversificada exige a união de habilidades humanas e tecnológicas para responder de maneira consistente aos desafios da inovação que são alocados na plataforma da Inocrowd.
O prazo para identificar soluções inovadoras pela Inocrowd varia entre 4 (quatro) a 6 (seis) semanas com taxa de sucesso de 95% (noventa e cinco por cento) contribuindo com expressiva redução de custos e mitigação do risco da inovação para as organizações que necessitam prosperar neste cenário conturbado pelos impactos da pandemia de Covid-19.
Segundo Soraya Gadit “empresas de todos os portes aprenderam que boas ideias, práticas e soluções podem surgir fora dos limites de seu ambiente interno para que possam usufruir do que melhor existe em termos da pesquisa científica gerada nas melhores universidades e institutos de pesquisa no mundo”.
Entre as parcerias formatadas pela Inocrowd estão importantes instituições como a Harvard University, NASA, University of Tokio, Oxford University, Wiezmann University, ESA – Agência Espacial Europeia, MIT – Massachusetts Institute of Technology, Stanford University, Universidades Portuguesas, entre outras importantes universidades e institutos de pesquisa na Ásia, Oriente Médio, Estados Unidos e Europa.
Compõe a carteira de clientes da Inocrowd empresas como a Volkswagen Autoeuropa, NASA, Sonae Indústria, Lockheed Martin, Deutsche Telekom, Bosch Europa, NOS Telecom, General Electric, Aeroportos de Portugal, The Navigator Company, entre outras empresas.
O legado do trabalho da Inocrowd para o desenvolvimento empresarial é a sua contribuição para acelerar processos inovadores e a capacidade competitiva das empresas que desejam somar seus esforços de P&D à sua rede de pesquisadores.
Website: https://inocrowd.com.pt