A Samsung Electronics tem moldado a história da televisão através do desenvolvimento de suas inovações tecnológicas, de FHD e 4K até 8K, graças à sua visão estratégica perspicaz e uma paixão sem fim para trazer novas tecnologias ao mercado.
Para saber mais sobre as conquistas até agora no campo da inovação tecnológica de TV, bem como o futuro das tecnologias de exibição na era das telas UHD, a Samsung Newsroom conversou com especialistas da área.
Pioneirismo no futuro da TV através da inovação sem fim
Atualmente, a qualidade da imagem é um dos fatores cruciais que os consumidores consideram ao escolher uma TV. Em 1977, a Samsung teve sucesso no desenvolvimento e produção em massa de uma TV em cores, a Color Economy TV, pela primeira vez na Coreia, inaugurando a era da televisão em cores para o país. A Samsung ganhou o título de primeiro fabricante de TV em cores na Coreia graças a sua dedicação constante à inovação, e a empresa nunca foi complacente com o sucesso colossal de seu modelo de TV em preto e branco, a Econo TV, que na época tomou a maior parte do mercado mensal de TV.
A próxima a ser desenvolvida foi a TV LCD e, em 2009, a Samsung revelou seu modelo revolucionário – a TV Samsung LED. A TV Samsung LED foi a culminação de todas as tecnologias inovadoras disponíveis na época, permitindo uma qualidade de imagem inigualável trazida pelos diodos emissores de luz. Todos os componentes da TV LED da Samsung foram projetados novamente, e o número de patentes adquiridas para este modelo ultrapassou 3.000.
Em 2017, a Samsung apresentou a primeira TV QLED do mundo baseada na tecnologia de pontos quânticos na Consumer Electronics Show (CES). A TV inovadora da empresa estava no centro das atenções naquele ano, ostentando uma qualidade de imagem soberba e 100% de volume de cores².
Um ano depois, a empresa trouxe para o mercado um modelo QLED 8K que incorporou a resolução 8K4 à tecnologia quantum dot de propriedade da Samsung. Ela apresentava Direct Full Array, uma tecnologia de retro iluminação capaz de controlar com precisão o equilíbrio de iluminação em cada parte da imagem na tela, bem como 8K IA Upscaling³, uma tecnologia de upscaling projetada para atualizar de modo inteligente vídeos de baixa qualidade em resolução 8K vívida, pela primeira vez na indústria. As inovadoras tecnologias QLED 8K da Samsung lançaram a era da 8K.
“Em 2020, a Samsung revelou sua primeira televisão sem moldura, removendo-as completamente ao redor da tela”, disse Hyunchul Song do Grupo de Desenvolvimento de Produtos. “Um ano depois, solidificamos ainda mais nossa posição como líder da indústria ao introduzir nossa tecnologia Neo QLED baseada em telas Quantum Mini LEDs. De FHD até 8K, empreendemos incessantes esforços para desenvolver produtos inovadores que oferecem experiências diferenciadas com base nas necessidades do consumidor”.
Buscando qualidade superior de imagem através de pesquisa em profundidade do comportamento humano
A Samsung continua a se esforçar para oferecer as melhores experiências de visualização possíveis, oferecendo a melhor qualidade de imagem. Entretanto, o que significa “boa qualidade de imagem” para alguém que trabalha em seu desenvolvimento?
“A qualidade da imagem é considerada boa quando proporciona um senso de realidade ao espectador que sente como se você estivesse testemunhando as imagens na tela em primeira mão”, explicou Youngseok Han, um Desenvolvedor do Laboratório H/W. “Para garantir uma boa qualidade de imagem, são essenciais indicadores de desempenho de exibição como alta resolução, alta luminância e excelente expressão de cores. O que também importa é o quão bem equilibradas são as outras tecnologias de ponta da tela, incluindo o design do chip, os algoritmos de qualidade de imagem e o som”.
Han conta mais sobre a importância do equilíbrio para a qualidade de imagem correspondente. “Os fatores que mais impactam a qualidade da imagem são o quão bem você organiza as várias tecnologias relevantes. Estes incluem aquelas projetadas para reduzir a distorção e qualquer ruído de transmissão de imagem, aquelas que reproduzem cores com precisão e riqueza e criam contraste nítido para imagens mais vivas e claras e aquelas tecnologias de movimento que garantem que o movimento dos objetos na tela pareça suave e fluido”.
Seria impossível desenvolver uma boa qualidade de imagem com apenas uma tecnologia singular, não importa quão grande seja essa tecnologia. É por isso que a Samsung está empenhada em desenvolver tecnologias inovadoras através de todos os tipos de abordagens diferentes, sem descansar, sobre suas conquistas como líder no setor. Recentemente introduzida na TV Neo QLED 2023, a Profundidade como na vida real é uma das novas características que foram desenvolvidas até o final da melhoria adicional da qualidade de imagem.
Quando os olhos humanos estão focados em um objeto, a atenção é direcionada para o objeto, otimizando a nitidez, a clareza e a textura, tudo isso ao mesmo tempo em que se mantém a cena de fundo. A tecnologia Profundidade como na vida real da Samsung foi desenvolvida com base na compreensão deste comportamento humano, e aproveita a IA para separar automaticamente um objeto de seu fundo para criar uma maior sensação de profundidade e trazer a sensação de que as imagens se projetam.
Além disso, a tecnologia Neo Quantum Matrix Pro melhora a reprodução de detalhes finos através do controle preciso dos mini LEDs com pontos quânticos em um total de 13.684 níveis. Este ajuste meticuloso acrescenta ainda mais dimensão e um senso de realidade às imagens na tela.
“Nossa tecnologia Profundidade como na vida real é o resultado de uma otimização de todas as tecnologias relevantes de uma forma que leva em conta a psicologia humana, em vez de focar apenas na melhoria da resolução”, observou Han.
Dos jogos 8K às obras de arte nas TVs Samsung na era da tecnologia 8K
Hoje em dia, os usuários estão sendo bombardeados por novos conteúdos. Dezenas de milhares de novas peças de mídia e conteúdo estão sendo publicadas todos os dias em todos os tipos de plataformas – mas o mesmo se aplica a esses conteúdos que estão sendo feitos em 8K?
“Seguindo o recente crescimento de dispositivos 8K, incluindo smartphones, qualquer pessoa é capaz de criar conteúdo 8K e visualizá-lo em altíssima resolução”, disse Sangmin Lee, Head do Laboratório de Soluções de Qualidade de Imagem. “Placas gráficas de alto desempenho agora também possibilitam aos usuários jogar jogos 8K, o que significa que já estamos vivendo na era do 8K”.
Song detalhou ainda mais o crescimento do conteúdo de 8K no mercado atual de visualização. “Há uma quantidade crescente de conteúdo 8K disponível nos canais de mídia social, e os artistas estão criando obras de arte digital em 8K”, explicou ele. “Adicionamos no recurso ‘Vídeos do YouTube em 8K’ à TV Neo QLED de 2023 para permitir que os usuários possam ver o conteúdo 8K disponível no YouTube e explorar obras de arte digitais, como uma imagem em formato NFT com um único olhar”.
A Samsung também está assumindo a liderança na expansão do ecossistema de conteúdo 8K ao estar à frente da 8K Association, uma organização global sem fins lucrativos estabelecida em 2019 com o objetivo de determinar padrões 8K e expandir seu conteúdo. Desde fevereiro de 2023, a associação tem 33 membros, incluindo a Samsung, produtores de painéis de TV, fabricantes de chips SoC e principais criadores de conteúdo. No ano passado, a Samsung lançou um teaser da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder em 8K desenvolvida em colaboração com a Amazon Prime Video5, outro membro da 8K Association.
Desenvolvendo uma ótima qualidade de imagem que leva as experiências de visualização para o próximo nível
A fim de saber mais sobre os próximos passos da Samsung, inovadora em termos de qualidade de imagem na era da tecnologia 8K, a Samsung Newsroom perguntou aos três profissionais de TV quais são seus objetivos.
“Como desenvolvedor, sinto-me mais realizado quando ouço o feedback de que os telespectadores acham que as imagens na tela parecem reais para eles”, disse Han. “Meu objetivo é melhorar ainda mais nossos algoritmos, otimizando uma gama de componentes a fim de proporcionar aos telespectadores uma qualidade de imagem ‘mais real do que a realidade’”.
Para Song, criar tecnologias que tragam valor real para os usuários é de maior importância. “Enquanto o departamento de desenvolvimento trabalha para criar a melhor qualidade de imagem através da inovação tecnológica, eu estou mais envolvido na otimização de produtos para trazer experiências de alta qualidade para o maior número possível de espectadores”, disse Song. “Continuarei deliberando sobre que outros tipos de valor do usuário podemos trazer aos nossos telespectadores”.
Finalmente, da perspectiva de Lee, o objetivo é e sempre foi proporcionar aos usuários experiências que vão além de simplesmente assistir ao conteúdo. “O valor mais importante que uma exibição pode oferecer é apresentar imagens que parecem mais reais do que a própria realidade”, explicou Lee. “Através dos melhores algoritmos de qualidade de imagem e desempenho de som líder, a ótima qualidade de imagem que é entregue então permite aos usuários desfrutar de seu conteúdo favorito sem ter que se preocupar em ajustar as configurações”. Nosso objetivo final é oferecer uma excelente qualidade de imagem que permita aos usuários desfrutar completamente de suas experiências de visualização que vão além de simplesmente assistir ao conteúdo”.
Fique ligado à Samsung Newsroom para a segunda e última parte desta série destacando o papel da TV 8K e as tecnologias inovadoras que a Samsung vem desenvolvendo para proporcionar as melhores experiências de visualização possíveis para seus usuários.