O crescimento na oferta de cursos on-line e o avanço do formato de Ensino à Distância na educação formal fazem parte de um cenário que já vinha sendo desenhado no Brasil nos últimos anos, mas que se estabeleceu definitivamente com o advento da pandemia de Covid-19.
Diante deste novo panorama, abriu-se espaço para que professores pudessem explorar os mais diferentes nichos de mercado no campo da educação, tendo o enfoque no ensino a crianças e adolescentes ganhado cada vez mais força – nesse sentido abriu-se espaço para a oferta, neste campo digital, de cursos extracurriculares e de reforço escolar.
Passado um ano e meio desde o início da atual crise sanitária, diversos estudos servem de indicativo para ilustrar o crescimento do formato on-line no campo da educação no Brasil. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em pesquisa realizada em meados de 2020, por exemplo, cerca de 1,7 milhão de brasileiros fizeram matrículas em cursos de Ensino a Distância (EaD) nos primeiros meses de quarentena.
Outra estatística balizadora da tendência, fornecida pelo Google nesta mesma época, poucos meses após o início da pandemia de Covid-19, indicou que a procura por cursos de especialização on-line cresceu 130% entre março e maio de 2020.
A transformação digital no meio educacional, de fato, se deu de forma avassaladora: uma pesquisa realizada em setembro de 2020 pela Minds & Hearts, empresa que pesquisa o comportamento de consumidores no mercado, deu conta que a área da educação foi uma das que registraram maiores mudanças e adaptações logísticas e estruturais ao longo dos últimos meses.
De acordo com o estudo, apenas 8% das pessoas entrevistadas já estudavam remotamente em março de 2020, sendo que 90% jamais haviam tido qualquer experiência que não fosse de forma presencial – seis meses depois, porém, 47% dos respondentes da pesquisa disseram estar estudando de forma remota.
A hora e a vez dos cursos on-line voltados às crianças
Se com jovens e adultos o impacto da pandemia de Covid-19 foi transformador no que tange às novas maneiras de estudar, aprender e ensinar, para crianças e adolescentes, que dependem do convívio social para a formação cognitiva, psicomotora e emocional, as restrições ao formato presencial na educação foram ainda mais sensíveis.
Segundo a pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil”, desenvolvida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e publicada em julho deste ano, 9 em cada 10 escolas (90,1%) não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020. Tais restrições sociais tiveram reflexo direto na capacidade de absorção do conhecimento destas crianças e adolescentes – segundo a pesquisa “Perda de Aprendizagem na Pandemia”, promovida pelo Instituto Unibanco e o Insper, a perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia foi estimada em 74%.
De acordo o mesmo estudo, porém, é possível que sejam reduzidas as perdas de aprendizagem em 35% a 40% caso algumas ações sejam adotadas, entre elas a prática do reforço escolar. E, tendo esta demanda surgido em meio a um cenário de crise sanitária que ainda exige que seja praticado o isolamento social, é natural que iniciativas de oferta de aulas de reforço escolar e cursos extracurriculares voltados a crianças tenham sido criadas no formato digital.
Para Andressa Persson, fundadora do ClickAula, portal que oferece aulas extracurriculares e de reforço escolar para crianças de todas as idades, a pandemia de Covid-19 acelerou um processo que já vinha se estabelecendo no campo educacional, de cursos voltados ao público infantil. “As aulas de reforço escolar sempre existiram, mas o formato digital abre enormes possibilidades para que sejam oferecidos conteúdos multimídia, com uma interação maior com os alunos”, afirma.
Outra característica das aulas de reforço e cursos extracurriculares para crianças, adotada pela empresa fundada por Persson, é o fato de as aulas serem ministradas ao vivo, com pequenas turmas.
“Não achávamos no mercado aulas divertidas, com conteúdo extracurricular de interesse das crianças”, diz a profissional, citando os cursos de capoeira e alfabetização musical. “Estes conteúdos ajudam a desenvolver o interesse no estudo, ajudando no aprendizado de disciplinas convencionais da educação formal”, complementa.
Para saber mais, basta acessar: https://clickaula.com.br/
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