O buscador Google modificou a suas diretrizes essa semana e e-commerces precisam se adaptar para manter a relevância
Faltando apenas 1 mês para termos a Black Friday, um dos maiores eventos para os e-commerces no país, o buscador Google lançou um comunicado de que agora passará a ler os sites de modo diferente, levando mais aspectos de sua programação em conta na hora de indexar e definir o posicionamento dos sites.
A nova diretriz do Google passa a ver arquivos de programação dentro do seu site, chamados de CSS e JavaScript, que são responsáveis pela estrutura da informação como fontes, cores, botões, etc., até funções mais elaboradas como o preenchimento de um formulário, carregar corretamente uma imagem e diversos outros aspectos.
O problema dessa modificação de como o buscador passará a olhar para os sites presentes, é que muitos dos e-commerces nacionais, até mesmo alguns dos mais famosos, possuem os arquivos que serão utilizados nessa análise bloqueados, ou seja, os robôs que verificam a programação dos seus sites não conseguem verificar todas as informações que precisam para entender a relevância do conteúdo e conseguir classificar corretamente os sites nos resultados de buscas.
Segundo o Eduardo Storini, diretor da Agência St, ”com o algoritmo do Google considerando também a forma como o site é exibido para o usuário como fator de ranqueamento, irá obrigatoriamente forçar as empresas a criar soluções melhores para os usuários, considerando diversos pontos que muitas vezes passam batidos, como usabilidade, acessibilidade e velocidade de carregamento, que são todos os elementos que contribuem para uma navegação melhor.
Outro ponto, é que isso irá punir mais severamente empresas que tentarem manipular o Google com conteúdo oculto do usuário apenas com objetivo de posicionar o site nas buscas”.
Para que os sites se adaptem ao novos parâmetros do Google e possam estar disponíveis aos seus robôs, é necessário que verifiquem alguns aspectos de seus sites e façam as modificações necessárias, assim estarão prevenindo uma possível queda em vendas e tráfego que o site possa receber por esse meio.
A Agência St elaborou um artigo demonstrando como que o Google verifica os sites atualmente e como a ferramenta passará a visualizar o conteúdo com essas atualizações. Além disso, no artigo é possível conferir as ações necessárias para ficar dentro das novas diretrizes.Confira aqui.
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