A organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a Atos, Parceiro Tecnológico Mundial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, apresentaram oficialmente o Centro de Operações Tecnológicas – o centro de controle de todas as 94 competições e instalações olímpicas. O lançamento deste centro ocorre na primeira fase das Séries de Preparação de Londres, durante a qual a equipe tecnológica dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, juntamente com a Atos e os outros parceiros tecnológicos, trabalharam em parceria para fazer chegar as Tecnologias de Informação a todos os eventos de teste.
Centro de Operações Tecnológicas
O Centro de Operações Tecnológicas monitora e controla os sistemas de Tecnologias de Informação que levam os resultados de todas as competições desportivas Olímpicas e Paraolímpicas para a ‘midia internacional’ em tempo real. No Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Atos espera processar mais 30% de informação do que em Pequim, assegurando que correspondam ao aumento das exigências dos adeptos da informação em tempo real. Com um número estimado de 8,5 milhões de PCs, smart phones e tablets ligados à internet em 2012, os Jogos de Londres são já considerados os mais inteligentes de todos os tempos.
Uma das melhorias tecnológicas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 é que, pela primeira vez nos Jogos de Verão, todos os 26 desportos Olímpicos e 5 dos desportos Paraolímpicos foram adicionados ao Sistema de Informação do Comentador (CIS). Gerido centralmente a partir do Centro de Operações Tecnológicas, este sistema vai oferecer aos comentaristas e jornalistas com tecnologia touch screen, informação de tal forma além de rápida e eficiente que estes ficarão a conhecê-la antes de ouvirem a reação do público. É também a primeira vez que os broadcasters terão acesso, tanto em Londres como nos seus países de origem, à implementação do sistema para todos os desportos Olímpicos e os 5 Paraolímpicos.
Durante os Jogos, o Centro de Operações Tecnológicas vai funcionar na sua total capacidade com cerca de 450 profissionais de tecnologia que vão cobrir 180 posições, para gerir e monitorar a infraestrutura tecnológica e os sistemas ininterruptamente, incluindo as Tecnologias de Informação de segurança, telecomunicações, alimentação e sistemas de resultados. O centro vai ser composto por uma equipe combinada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Atos e outros parceiros tecnológicos.
- Centro assegura monitoramento das 94 competições olímpicas
- Infraestrutura permitirá entrega dos resultados das provas em tempo real sem ‘delay’
- Atos vai processar mais 30% de informação do que em Pequim