Home Noticias Atletas de Campinas serão homenageados no Revezamento da Tocha Olímpica

Atletas de Campinas serão homenageados no Revezamento da Tocha Olímpica

por Agência Canal Veiculação

Rio Claro, Limeira e Americana antecedem a terceira maior cidade paulista

Nesta quarta-feira (20), o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 segue para Campinas, a terceira maior cidade do estado de São Paulo. O comboio passa antes por Rio Claro, Limeira e Americana. No início do revezamento, na Estação Cultura, cerca 150 atletas de Campinas serão homenageados com a medalha de Mérito Esportivo pela promoção e dedicação ao esporte da cidade. Neste 79º dia, 163 condutores participarão do revezamento da tocha, que terá um total de 380 quilômetros de deslocamento.

• A tocha Olímpica estará em Rio Claro na manhã desta quarta-feira, e será conduzida a partir da Avenida Visconde com a Avenida 16. Dali, seguirá até a Rua 11, Avenida 1, Rua 4, Avenida 3 e Rua 10, chegando ao Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho, onde haverá cerimônia de encerramento com atividades culturais e esportivas da cidade.

• Limeira recebe a chama olímpica a partir das 12h. O percurso será de 6,5 quilômetros. O início acontece na Avenida Major Levi Sobrinho, e deve chegar no Parque Cidade, onde haverá um evento para recepcionar a chama com atrações culturais, música, ginástica olímpica e exposição no dia do evento.

• Em Americana, o percurso do revezamento da tocha Olímpica terá início no Paço Municipal, percorrendo diversas ruas e avenidas do município até o Centro Cívico, onde será recebida por autoridades locais. O trajeto terá um total de 8,7 quilômetros.

• O Revezamento da Tocha Olímpica encerra seu dia em Campinas, onde passará pelas principais ruas e pontos turísticos da cidade, entre eles os estádios do Guarani e Ponte Preta e também o conhecido Centro de Convivência no Cambuí. O percurso de 15 quilômetros começa às 16h na Estação Cultura, onde haverá a homenagem a 150 atletas da cidade, com chegada prevista às 19h na Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral, onde haverá um show de encerramento com a Família Lima.

Conheça alguns condutores do dia:

Maurício Lima é bicampeão Olímpico no vôlei de quadra, campeão mundial, pentacampeão da Liga Mundial, campeão da Copa do Mundo e foi eleito o melhor levantador do mundo por três vezes. Será condutor em Campinas.

André Heller é ex-jogador de vôlei, que atuou posição de central. Disputou os Jogos Olímpicos Sydney 2000, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Atenas 2004 e a medalha de prata em Pequim 2008. Atuou em dez Ligas Mundiais, conquistando seis títulos. Conduz a tocha em Campinas.

Flávio Conceição foi revelado pelo Rio Branco Esporte Clube, time de futebol americanense, de onde saiu para defender o Palmeiras, a pedido de Wanderley Luxemburgo. Teve passagens pelo Real Madrid, La Coruña e Borussia Dortmund. Ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996. Será condutor em Americana.

Odette Valentino Domingos tem 82 anos e é ex-atleta de lançamento de disco. Dedicou 50 anos de sua vida ao esporte e foi inúmeras vezes campeã dos Jogos Abertos e Regionais de Campinas e do estado de São Paulo. Será condutora em Campinas a convite da Coca-Cola.

Athos Carlos Pisoni, atleta de tiro esportivo, escreveu seu nome na modalidade ao ganhar dezenas de campeonatos nacionais e internacionais ao longo de quase três décadas, sendo considerado um dos melhores atiradores brasileiro de todos os tempos. Conquistou a medalha de ouro e o recorde nos Jogos Pan-americanos Cidade do México 1975, estabelecendo a incrível marca de 199 pratos quebrados em 200 possíveis. Participou dos Jogos Olímpicos Montreal 1976 e foi técnico da equipe brasileira de tiro esportivo nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e dos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999. Será condutor em Americana a convite da Coca-Cola.

Renato Rezende foi o primeiro ciclista brasileiro a representar o país no BMX em Jogos Olímpicos, em Londres 2012. Já classificado para os Jogos Rio 2016, foi o primeiro brasileiro a chegar à fase final de um campeonato mundial da categoria. Convidado pela Nissan, conduz a tocha em Campinas.

Rodrigo Raineri é formado em Engenharia pela Unicamp e é alpinista há 27 anos. Foi o primeiro brasileiro a escalar a face sul do Monte Aconcágua e escalou também o Monte Everest por três vezes. Foi convidado pela Nissan para conduzir a tocha Olímpica em Campinas.

Daniel Dias é nadador paralímpico brasileiro e maior medalhista do país, totalizando 15, sendo dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze, conquistadas nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008 e Londres 2012. Daniel também é dono de 14 títulos e seis recordes mundiais. Será condutor em Campinas a convite do Bradesco.

Maria Helena Cardoso foi jogadora de basquete por 20 anos. Como jogadora, disputou mais de 150 partidas pela seleção brasileira, inclusive quatro campeonatos mundiais. Seguiu na carreira como técnica e foi a primeira mulher a dirigir uma equipe Olímpica, levando a Seleção Brasileira de basquete feminino pela primeira vez aos Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992. Convidada pelo Bradesco, conduz a tocha em Campinas.

Conceição Geremias é atleta há mais de 40 anos. Especializou-se em heptatlo e disputou todas as competições da modalidade no Brasil e no exterior. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988 na modalidade pentatlo. Atualmente, disputa heptatlo na categoria master e vôlei. Será condutora em Campinas.

Ricardo Mello jogou tênis durante 15 anos e representou o Brasil na Copa Davis por 9 anos. Foi o número um do ranking nacional em 2005, esteve entre os 50 melhores do mundo, e é um dos sete tenistas da historia do país a vencer um torneio da Associação de Tenistas Profissionais. Será condutor em Campinas.

Divulgação

Peter Ficker é velejador e ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Montreal 1976, em parceria com Reinaldo Conrad, competindo na classe Flying Dutchman. Será condutor em Campinas.

Fabiana Sugimori, nadadora, participou de quatro edições dos Jogos Paralímpicos. Esteve em Atlanta 1996, foi ouro em Sidney 2000 e em Atenas 2004 – onde bateu o recorde na prova de 50 metros livres e bronze em 2008. Será condutora em Campinas.

Adriana Santos foi jogadora de basquete e é coordenadora de seleções do time brasileiro que disputará os Jogos Rio 2016. Ela conquistou a medalha de prata nos Jogos Atlanta 1996 e de bronze em Sydney 2000. Será condutora em Americana.

Guilherme Guido é nadador e disputou os Jogos Olímpicos Pequim 2008. Foi campeão mundial no 4×100 metros medley e campeão e recordista mundial no 4×50 metros medley, em Doha, no Catar, em 2014. Recordista pan-americano dos 100 metros costas, conquistou a marca no Pan Toronto 2015, onde conquistou o ouro também no 4×100 metros medley. Conduz a tocha em Limeira.

Alexandra Nascimento é atleta profissional de handebol, atuando há 12 anos na Europa. Foi eleita, em 2012, a melhor jogadora do mundo. Conquistou o título mundial, na Sérvia, pela Seleção Brasileira. Será condutora em Limeira.

Filipe Fuzaro ganhou aos 13 anos sua primeira competição no tiro esportivo, o campeonato paulista de juniores. Hoje, aos 32 anos, é o atual recordista brasileiro na fossa duble e sete vezes campeão brasileiro da modalidade. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, ficou com a 15ª colocação. Será condutor em Rio Claro.

Diogo Silva começou a treinar taekwondo aos 7 anos e aos 15 já fazia parte da seleção júnior, conquistando a primeira medalha internacional. Foi convocado para seleção adulta aos 19 anos, onde ficou por 12 anos como titular. Competiu nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Londres 2012, sendo semifinalista nas duas oportunidades. Será condutor em Rio Claro.

Acompanhe a cobertura completa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em tempo real no nosso site e nas redes sociais do Comitê Rio 2016:

www.rio2016.com/tocha-olimpica

www.twitter.com/rio2016

www.facebook.com/rio2016

www.instagram.com/rio2016

www.youtube.com/rio2016

Snapchat: Rio2016

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

O Revezamento da Tocha Olímpica anuncia a chegada dos Jogos e dá início à maior celebração esportiva do mundo. Até 05 de agosto, a chama Olímpica irá passar por mais de 300 cidades de todos os estados brasileiros, e no Distrito Federal. Ao percorrer o país inteiro com o Revezamento, o Comitê Rio 2016 cumpre a promessa de realizar Jogos brasileiros e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória. Mostrar a diversidade cultural, a natureza e o que o brasileiro tem de melhor são os objetivos da passagem da Tocha Olímpica pelo Brasil.

Os patrocinadores do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 são:

Coca-Cola e os Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é parceira do Revezamento da Tocha Olímpica desde Barcelona 1992. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um Revezamento, incluindo as edições de Verão e de Inverno. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.000 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas e paratletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é tradicional apoiador do esporte brasileiro e, consequentemente, se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, nas categorias serviços financeiros e seguros; do Time Brasil e do Revezamento da Tocha Olímpica. O Banco apoia a realização dos Jogos Rio 2016 desde que a cidade maravilhosa se candidatou para sediar a competição, ainda em 2008. O Bradesco patrocina também seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações