O mercado global de assinaturas eletrônicas deve chegar a US$ 14,1 bilhões até 2026, conforme dados da Markets and Markets 2020. Em reais, os valores superam os R$ 70 bilhões, demonstrando o potencial de uma solução que une redução de custos e uma maior segurança para os dados.
Segmentos como o Imobiliário e o da Educação já se beneficiam com as vantagens das assinaturas eletrônicas em diferentes departamentos, a exemplo do Comercial, Compras, Financeiro, Jurídico e Recursos Humanos (RH). Afinal, a solução integra conveniência para os signatários, segurança jurídica para as operações e sustentabilidade econômica para os negócios, já que os custos com documentação física consomem até 3% do faturamento anual, em vendas, das empresas brasileiras (IDC Brasil).
“Evitar a maratona de ida e vinda aos cartórios e organizar os documentos em pastas digitais é possível com poucos cliques. Dessa forma, se minimiza os riscos de perdas e erros, além das pequenas confusões que geram desconforto ao cliente, como um contrato que foi entregue a alguém que deixou na mesa de outra pessoa e, no fim, não foi assinado. Essas situações são muito comuns quando se usa contratos em papel e não acontecem nos modelos online”, destacou Charles Brasil, Head de Vendas do Assine.Online.
A favor dos clientes e empresas
Comodidade para os clientes, agilidade para as organizações, segurança para os dois. Assim as Assinaturas Eletrônicas simplificam a relação cliente-empresa, diminuindo a burocracia e o tempo gasto para assinatura de contratos, por exemplo. De forma complementar, essa tecnologia auxilia o cumprimento das regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que exige transparência e segurança no tratamento de dados pessoais.
Na rotina dos departamentos, ferramentas como o Assine.Online otimizam processos, diminuem o custo e o retrabalho, além de melhorar a experiência dos clientes. Na prática, essa solução é versátil e atende a diferentes setores das empresas.
Comercial: compromissos, contratos, propostas e acordos comerciais são alguns dos documentos que podem ser assinados eletronicamente. Nesse sentido, as operações ganham velocidade e praticidade, já que os documentos podem ser assinados de qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos e sem os custos com impressão e envio.
Compras: esse setor se beneficia com as Assinaturas Eletrônicas em orçamentos, faturas, ordens de compra e pagamentos, por exemplo. Assim, a contratação de fornecedores e a organização de todos os documentos fica mais fácil e assertiva, permitindo uma melhor gestão dos processos e da equipe.
Financeiro: autorizações de depósitos e pagamentos, Imposto de Renda (IR) e controle e aprovação do fluxo financeiro, estão entre as aplicações das assinaturas nesse segmento. Desse modo, é possível acompanhar em tempo real o andamento dos contratos de forma segura, centralizada e compartilhada.
Jurídico: pareceres, protocolos e NDAs podem ser assinados via solução digital, com segurança e celeridade. Facilidade com validade jurídica materializa os ganhos das assinaturas eletrônicas nesse setor.
Recursos Humanos (RH): acordos, licenças, atestados médicos, documentos necessários no ato da contratação ou rescisão e até mesmo códigos de conduta ganham agilidade por meio das assinaturas eletrônicas no RH. Desse modo, a área tem ganhos em eficiência e gestão, além de uma relação mais ágil e transparente com os colaboradores.
Com foco na eficiência dos negócios e melhor experiência para os clientes, empresas do mundo todo tornam-se cada vez mais digitais, segundo estudo global da VMware (2020). Dessa forma, as Assinaturas Eletrônicas reforçam o seu protagonismo dentro da tendência mundial de transformação digital.
Assine.Online
O Assine.Online é uma startup do Grupo Soluti, IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas. Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade no dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.
Website: https://assine.online/