Full HD, UHD, 4K e 8K. São tantas nomenclaturas para os níveis de resolução dos televisores atuais que é comum se confundir na hora de adquirir um novo produto. Afinal, qual é a diferença entre eles? Quais recursos são interessantes priorizar? Entre essas questões, a certeza é de que quem procura máxima qualidade de imagem e som precisa conhecer melhor todas as peculiaridades do 8K, a mais alta resolução disponível no mercado. Como essa é uma tecnologia relativamente nova, é comum que as pessoas ainda tenham dúvidas e receios quanto as vantagens que ela oferece.
Os benefícios das TVs 8K vão muito além da resolução, sendo um produto mais premium com tela super fina, alguns modelos com até 1.5cm de espessura, acabamento moderno e uma tela infinita sem borda alguma. O processador presente em certos televisores 8K é ainda mais potente que os modelos de resolução inferior e tem a capacidade de aprimoramento da imagem e do brilho com o seu upscaling para perto da resolução 8K, através da inteligência artificial proporcionada por 64 redes neurais.
Investir em um dispositivo dessa categoria é investir em uma TV preparada para o agora e a prova do futuro. Segundo dados do Persistence Market Research, a estimativa é que o mercado global de TVs 8K cresça até 60,1% em uma década. É um aparelho que garante que o consumidor aproveite filmes, séries e vídeos com 33 milhões de pixels ou seja, 4 vezes mais do que uma TV 4K. Para deixar isto tudo ainda mais incrível, a era do conteúdo 8K já chegou nos jogos de computador – hoje em dia já existem placas de vídeo da NVIDIA e AMD que suportam essa qualidade de imagem.
Os consoles da atual geração, com hardwares mais robustos, foram preparados para receber os jogos na resolução do futuro. Um dos games mais aguardados do ano, Lies of P, produzido pelo estúdio NEOWIZ, será lançado com compatibilidade para 8K. Produtoras, como o estúdio dos Abdalla Brothers, que recentemente firmaram parcerias para produzir vídeos nessa resolução, são mais um exemplo de criação de conteúdo cinematográfico com a qualidade 8K. Até os streamings começaram a entrar nessa nova era com alguns capítulos e trailers sendo filmados nesta resolução, ou seja, conteúdo não vai faltar.
A imersão é o fator mais determinante para escolher um televisor 8K. Além de assistir a filmes e séries com visuais incríveis, a qualidade de som desses aparelhos também foi aprimorada para destacar o produto como o mais completo do mercado. Alguns modelos têm a tecnologia de Som em Movimento Pro que, com o Dolby Atmos, cria uma experiência de áudio 3D que faz o usuário se sentir no meio da ação. Esse recurso somado às imagens ultrarrealistas, telas ultrafinas e designs modernos tornam a Smart TV 8K um item indispensável para os amantes de tecnologia – e da experiência audiovisual – de ponta.