Demonstração mostra a liderança da AMD no desenvolvimento de um ecossistema robusto e padronizado de servidores ARM
A AMD (NYSE: AMD) apresentou nesta semana a primeira demonstração pública do Apache™ Hadoop® – plataforma de software em Java para computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados –, rodando com processador AMD Opteron™ Série A baseado em ARM® Cortex®-A57. A demonstração foi realizada durante a conferência JavaOne.
Hadoop é uma tecnologia de processamento distribuído usada principalmente para análise de big data. Trata-se de um mercado em rápida expansão e que deve chegar a mais de US$ 50 bilhões até 2020. A combinação de servidores baseados em ARM de 64 bits e Hadoop é projetada para acelerar a mudança de economia da computação em larga escala, permitindo o processamento distribuído entre clusters de servidores ARM. Rodando na plataforma AMD Opteron™ A1100, a demonstração contou com Apache Hadoop rodando Oracle JDK.
“Essa demonstração mostra como a liderança da AMD no desenvolvimento de um ecossistema robusto e padronizado de servidores ARM”, afirma Leendert van Doorn, Vice-Presidente Corporativo da AMD. “Os servidores com processadores AMD Opteron Série A são bem adaptados para Hadoop, oferecendo uma plataforma de computação eficiente e escalável que também pode funcionar como uma plataforma econômica de armazenamento.”
A AMD continua a impulsionar a inovação no ecossistema do servidor, permitindo integração entre software e ferramentas em ambos os ambientes, x86 e ARM. Por meio da colaboração de parceiros como a ARM, Linaro, Oracle, Red Hat e SUSE, a empresa está oferecendo aos usuários acesso a um ambiente de desenvolvimento completo para aplicações baseadas em ARM e suporte multi-plataforma.
Sobre a AMD
A AMD (NYSE: AMD) desenvolve e integra a tecnologia de milhões de dispositivos inteligentes, incluindo computadores pessoais, tablets, consoles de jogos e servidores de nuvem, que definem a nova era da computação – Surround Computing. As soluções da AMD permitem que as pessoas em todos os lugares utilizem todo o potencial de seus dispositivos e aplicativos favoritos para superar os limites do que é possível. Para mais informações, visite www.amd.com.br