Equipes de escolas públicas do Maranhão e do Amazonas desenvolveram protótipos de uma horta magnética e de uma micro estação portátil para tratamento da água domiciliar
Alguns dos vencedores da 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil foram recepcionados com festa em suas cidades ao retornarem do evento de premiação, realizado em 22 de novembro, em São Paulo. Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro, Maranhão, foram homenageados em uma carreata local após ganharem o terceiro lugar na categoria Vencedores Nacionais, além de estarem entre as três escolhas do Júri Popular. A equipe da Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, no município de Coari, Amazonas, também foi recepcionada com um evento especial realizado pelos órgãos locais de educação após receberem uma menção honrosa por sua participação no programa.
A equipe Maranhense foi destaque na edição de 2022 do Solve For Tomorrow após se destacar nas duas categorias do programa. Os alunos desenvolveram um protótipo de Horta Magnética para auxiliar no processo de plantio da escola e também da comunidade local. Já os estudantes Amazonenses foram responsáveis por criar uma Micro Estação Portátil para Tratamento da Água Domiciliar, com o objetivo de levar água tratada para famílias sem acesso a um sistema de tratamento.
“É muito importante que, além do reconhecimento acadêmico, esses alunos sejam valorizados e celebrados por suas comunidades. Afinal de contas, o objetivo do Solve For Tomorrow é que eles usem seus conhecimentos para desenvolver soluções que ajudem principalmente nas demandas locais”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito satisfeitos em observar a dedicação que os participantes do Solve For Tomorrow colocam em seus projetos, que a cada ano estão mais inovadores, e esperamos reencontrar essas escolas na edição de 2023”.
Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2022, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.