Home Noticias Alunos de São Carlos produzem biogás a partir de resíduos orgânicos e concorrem a Prêmio Nacional da Samsung

Alunos de São Carlos produzem biogás a partir de resíduos orgânicos e concorrem a Prêmio Nacional da Samsung

por admin

Projeto finalista do Solve For Tomorrow tem como objetivo reduzir o desperdício de alimento em ambiente escolar

 

Um grupo de alunos de São Carlos, interior de São Paulo, desenvolveu um projeto para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. O protótipo chamado de Tecnologia Escolar Sustentável Ligada ao Arduino está entre os 10 finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, versão brasileira do programa global da Samsung, Solve For Tomorrow, que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A coordenação geral do programa é realizada pelo Cenpec.

 

A equipe de quatro alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha observou um alto desperdício de alimento em ambiente escolar. Para resolver o problema, eles desenvolveram um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás, a ser utilizado no fogão da escola. Os estudantes desenvolveram ainda uma calculadora para ajudar as merendeiras a preparar a quantidade adequada de alimentos para evitar o desperdício.

 

Segundo a professora de química e orientadora do projeto, Barbara Guedes Rodrigues, os alunos começaram a desenvolver o protótipo a partir de uma pesquisa sobre o consumo de alimentos na escola. “Eles observaram um desperdício maior de comida por parte do ensino fundamental, mas muitas vezes havia também um problema de cálculo de quantidade e era preparada mais comida que o necessário. Esse alimento ficava intocado no prato dos alunos e o nosso objetivo com o protótipo é reduzir esse descarte de comida”, explica.

 

Atualmente, a equipe já desenvolveu um biodigestor maior, que comporta até 4kg de alimento, e outros dois menores, que comportam até 1kg. No futuro, os alunos querem estender o uso do biogás produzido para o sistema de energia da escola. Já a calculadora virtual está prestes a ser inserida na rotina escolar. Na etapa de mentorias, os alunos também desenvolveram um livro de receitas com ideias de como reaproveitar alimentos não utilizados, como pães amanhecidos.

 

“O Solve for Tomorrow tem o objetivo de estimular os jovens a desenvolverem sua criatividade e criarem soluções para problemas reais, desenvolvendo suas habilidades e promovendo uma melhora para o mundo onde vivemos. O projeto desenvolvido pelos alunos de São Carlos é mais um exemplo do protagonismo da educação para solucionar os desafios da atualidade. É inspirador o potencial dos jovens brasileiros participantes do programa da Samsung, que é guiado pela visão global ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

 

“A partir de uma pesquisa feita na própria escola, o grupo observou o desperdício de comida e construiu um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás. Durante a mentoria oferecida pelo prêmio, os estudantes se apropriaram de processos de prototipagem, além de mobilizar habilidades científico-investigativas para aprimorar a ideia inicial. A equipe também aplicou aspectos do design thinking, passando a levar em conta os retornos dos usuários finais, as cozinheiras e a comunidade escolar como um todo”, aponta Juliana Gonçalves, técnica de programas e projetos do Cenpec.

 

“Nós adoramos a iniciativa. Participamos desde 2019 e conseguir chegar à final é uma conquista enorme. Nós trabalhamos e torcemos muito por isso. Os alunos estão todos vibrando com o reconhecimento do trabalho deles. Acredito que essa conquista é importante não só para nós, mas para outras escolas e estudantes que precisam de um estímulo em suas jornadas acadêmicas”, afirma a professora.

 

Seguindo o cronograma, as equipes finalistas seguem em mentorias técnicas on-line até 8 de novembro. Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17. O anúncio dos vencedores acontece no dia seguinte, em 18 de novembro.

 

Solve For Tomorrow

 

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

 

O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações