Home Noticias Alunos de Minas Gerais vencem a Olimpíada de Algoritmo 2012

Alunos de Minas Gerais vencem a Olimpíada de Algoritmo 2012

por Agência Canal Veiculação

Os alunos do CEFET Minas Gerais – Campus I ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos seus colegas mineiros do Campus II na Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH).

Os integrantes da equipe vencedora são Arthur Xavier Gomes Ribeiro, Fábio Luiz Suarez de Freitas e Rafael Bücker Rapalo, que ficaram na segunda colocação no ano passado. Dessa vez, voltaram ao Rio de Janeiro confiantes, porém um pouco temerosos. “Uai, fizemos melhor do que em 2011 e viemos buscar o primeiro lugar dessa vez. Estamos orgulhosos e aguardamos a recepção na escola”, comemorou Fábio Luiz. “Para nós, apresentar uma vitória como essa no currículo é uma importante conquista, afinal somos os melhores dentre 59 escolas”, completou.

Em 2º lugar ficou o Campus II também de Minas, seguidos de Amazonas, Espírito Santo e São Paulo, respectivamente

Em terceiro lugar os alunos da Fundação Nokia de Ensino Amazonas; em quarto, o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro do Itapemirim, e na quinta posição os alunos da Cotuca – Colégio Técnico de Campinas da UNICAMP.

Além do prestígio, durante a cerimônia de premiação, eles receberam as medalhas e os troféus das mãos do Benito Paret, coordenador geral do Rio Info 2012 e presidente do SEPRORJ. Além disso, foram contemplados com um notebook cada, curso a distância no iPed, mochilas, um domínio .com e um ano de hospedagem oferecido pela Hostnet.

A atividade de programador é de total relevância no mundo moderno. Por causa desse pensamento, o CEFET MG incluiu a programação como disciplina nos dois campi participantes da final da OAH. Para o professor que foi consagrado com as duas primeiras colocações, Adelino Silva, o evento faz uma mineração de profissionais. “O investimento da escola foi agressivo em prol de uma mina de ouro que é um aluno desses”. De acordo com ele, a escola pretende aplicar provas mais difíceis do que esta para desafiar os alunos em sala de aula.

Em 2º lugar, ficaram os alunos do CEFET-MG Campus II, compostos por Bruno Marques Maciel, Eduardo Morais Nigri, Niander Neves de Assis, também acompanhados pelo professor Adelino. Em 3º lugar ficaram os alunos da Fundação Nokia de Ensino – Amazonas: Cícero Miguel Alves Vieira, Gabriel Farias de Carvalho, Iara Lima dos Santos, a única equipe finalista que apresentou uma menina entre os participantes. A 4º posição ficou com o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro do Itapemirim: Daniel Prett Campagna, Victor Machado de M. Noventa e Ygor Sad Machado. Em 5º lugar o Cotuca – Colégio Técnico de Campinas da UNICAMP: Gabriel Scalet Bicalho, Luan Marchini Nico e Matheus Martins do Rego.

Para o Gerente de Desenvolvimento de Produto da Hostnet e integrante da banca de elaboração e correção das provas da OAH, Eudes Nunes, o objetivo ao criar as provas é que estas sejam pautadas na realidade e que constituam um desafio estimulante. “A ideia é promover a superação”. Aos que pretendem participar da disputa em 2013, ele dá dicas. “Tem que praticar com exercícios e escrever bastante algoritmo. Uma sugestão é refazer as provas das edições anteriores”.

A Olimpíada é composta por duas etapas, por escolas que têm a disciplina Algoritmos entre as matérias. A primeira fase é realizada nas escolas, onde a prova é feita por equipes formadas por três alunos. E seguida, todas as escolas são classificadas e as cinco melhores participam da final. Nesse ano, a última etapa aconteceu nessa quarta-feira (05 de setembro) durante a programação da 10ª edição do Rio Info – Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações