Neste Dia Mundial da Juventude (30), conheça projetos criados por jovens estudantes para atender necessidades das comunidades onde vivem
Neste Dia Mundial da Juventude (30), a Samsung relembra os projetos vencedores da 9ª edição do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da empresa, conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Conheça os destaques do programa em 2022 e saiba como eles impactaram positivamente o dia a dia da população local.
Projetos do Solve For Tomorrow melhoraram a qualidade de vida das pessoas
Os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, criaram o protótipo ARBOCAPS – Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses. Os estudantes desenvolveram cápsulas que, quando colocadas em contato com água parada liberam, de forma gradual, biocompostos que são capazes de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Essa ação contribuiu para uma redução nos casos de dengue na comunidade.
Outro projeto de destaque foi desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Rondônia, no Campus Porto Velho – Calama, em Rondônia. Eles criaram uma biopomada como alternativa no tratamento da leishmaniose cutânea, doença de pele muito comum na região Norte do Brasil. O protótipo foi criado para auxiliar a população com difícil acesso aos tratamentos convencionais, que costumam ser disponibilizados em regiões mais distantes da área rural.
Na premiação de 2022, também se destacou o grupo de estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA), com um protótipo de Horta Magnética. A ideia surgiu quando chuvas sazonais intensas comprometeram a horta da escola, criada em 2021. Com esta experiência em mente, os estudantes decidiram desenvolver uma alternativa para o plantio com uma técnica capaz de acelerar o crescimento de pés de alface. Ao realizar pesquisas e estudos para a criação do projeto, a equipe decidiu fazer uma horta magnética com plantio em latas. Para isso, os alunos utilizaram uma bobina e fio de cobre esmaltado para criar um campo magnético para o canteiro experimental. Após testes, eles concluíram que as plantas mantidas dentro do campo magnético deram folhas mais viçosas e com crescimento longitudinal.
Outro projeto de sucesso, e que recebeu uma menção honrosa por parte do Júri, foi o projeto para elevar o acesso à água potável para regiões mais distantes, dos estudantes da Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, localizada no município de Coari, no Amazonas, que, desenvolveram uma micro estação portátil para tratamento da água domiciliar. Os jovens alunos enxergaram a oportunidade de criar um protótipo para ajudar as comunidades próximas à sua região, reduzindo problemas de saúde relacionados ao consumo de água contaminada com substâncias tóxicas.
“Neste Dia Mundial da Juventude, é muito importante reconhecer as soluções criadas pelos alunos participantes do Solve For Tomorrow, pois esses projetos mostram a capacidade e a habilidade criativa dos estudantes brasileiros em desenvolver ideias e ferramentas de alto impacto nas comunidades em que estão inseridos e com um baixo custo”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Esses jovens representam o futuro da tecnologia e da ciência em nosso país. E por isso é tão gratificante acompanhar de perto as soluções que eles, desde cedo, já estão criando para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
“Ao participarem de uma iniciativa como o Solve for Tomorrow, jovens estudantes têm contato com a pesquisa científica na prática, entendem o papel da ciência na sociedade e passam a perceber que seguir carreira nas áreas de ciência e tecnologia é uma possibilidade para suas vidas profissionais”, acrescenta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral da iniciativa no Brasil. “Além de beneficiar a escola e a comunidade, esse tipo de atividade tem um impacto muito positivo no presente e no futuro dos estudantes.”
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, em sua 9ª edição, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.