Projeto se destacou entre os 10 finalistas do programa de cidadania corporativa da Samsung, que está em sua 10ª edição
Um grupo de quatro alunos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, Paraíba, está entre os 10 finalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com um projeto chamado Greentech, que funciona como uma alternativa para a agricultura sustentável na região. Conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções criativas para problemas e demandas reais da sociedade por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o Solve For Tomorrow caminha para a próxima fase de sua programação, em que serão abertas as votações para Júri Popular.
A ideia do projeto surgiu a partir da dificuldade dos agricultores locais em manter suas hortas e plantios quando há irregularidade de chuvas na região. Dessa forma, os alunos pensaram em um sistema autônomo capaz de personalizar esse processo de agricultura, usando indicadores para monitorar e informar os produtores sobre a necessidade de adubação, água e outros fatores ligados à saúde e desenvolvimento de sua horta. Segundo João Paulo Santos da Silva, professor de biologia e orientador da equipe, o protótipo propõe um sistema integrado que promove a captura de água para o plantio e um aplicativo para monitoramento das condições da horta.
“É um projeto composto por três protótipos: um de automação da horta por meio de sensores que já foram desenvolvidos e estão sendo testados em uma maquete; um aplicativo para monitoramento e coleta de dados, que também vai informar o agricultor sobre o estado da horta de maneira clara e didática; e um sistema de combate à escassez da água. Esse último é um sistema de captura de água que vai retê-la direto do orvalho e aplicá-la no sistema automatizado da horta”, explica o professor. “Outro passo importante desse projeto é a parte educativa, uma vez que temos o objetivo de ensinar as pessoas e capacitá-las sobre o funcionamento e o uso do aplicativo e do sistema como um todo”.
“É uma satisfação muito grande para nós, da Samsung, observar como os alunos inscritos no Solve For Tomorrow Brasil estão atentos às necessidades da sociedade e do planeta. A cada edição surgem mais projetos super criativos e relevantes com foco em sustentabilidade, mostrando como é urgente a necessidade de criar ideias em prol das pessoas e do meio ambiente”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Esse é um dos principais objetivos do Solve For Tomorrow: contribuir com melhorias para o dia a dia das pessoas e incentivar esses jovens a criarem, pesquisarem e se divertirem usando a educação, a tecnologia e a ciência como ferramentas para aprender”.
“Além de usar a criatividade e o conhecimento para propor uma solução para um desafio real, o projeto da equipe de Cuité chama atenção pela complexidade, no melhor sentido”, aponta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil. “É uma proposta que ilustra em diversas frentes a aplicação da abordagem STEM e a prática interdisciplinar, integrando tecnologia digital e engenharia com conteúdos de biologia, geografia e química, entre outras disciplinas”.
Agora em fase de testes do aplicativo, a equipe já desenvolveu uma miniatura do protótipo em forma de maquete para checar o funcionamento dos sensores e estudar como será a integração de todo o sistema com o aplicativo. Segundo João, a intenção do grupo no futuro é levar a automação para hortas reais. “Já temos a interface do aplicativo e o próximo passo é levar isso para a realidade dos agricultores locais. O sistema será testado na comunidade para que as funcionalidades sejam otimizadas para além das funções básicas. A partir daí saberemos se é possível fazer a leitura correta das informações coletadas e avaliar o funcionamento geral do sistema. E em paralelo, a equipe está trabalhando no desenvolvimento do protótipo de coleta de água”.
Sobre a importância do Solve For Tomorrow na jornada acadêmica dos alunos, João conta que o programa traz uma ligação significativa entre a escola e a sociedade, usando a pesquisa científica como ponte para aplicar melhorias na comunidade. “A ciência é muito importante para o desenvolvimento da sociedade e essa iniciativa é um incentivo muito positivo para os alunos do ensino médio. Até por isso reforcei com os alunos a aproveitarem e vivenciarem cada minuto dessa oportunidade tão valiosa. Eu, como professor, também tenho aprendido muito, e eles estão super empolgados e imersos no programa. Inclusive, um deles já conseguiu uma bolsa de iniciação científica. Essa oportunidade já está trazendo resultados a curto prazo, e acredito que vai trazer ainda mais frutos no futuro, tanto para a equipe, quanto para a escola”.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.