O Google está trabalhando em um novo recurso que levaria histórias interessantes, relacionadas à localização do usuário, direto para os seus smartphones e tablets. A intenção é construir maiores vínculos comunitários e incentivar as pessoas a terem um maior envolvimento em suas vizinhanças.
O Google Now é uma das características de destaque da versão mais recente do sistema operacional Android (Jelly Bean) e é um programa contextualmente consciente, que entende gostos do usuário, a rotina e a localização física. Ele usa essa informação para mandar automaticamente as informações relevantes para o dispositivo do usuário.
Desde o seu lançamento, há um ano, ele já recebeu uma série de atualizações: já tem a capacidade de analisar e-mails e compromissos do calendário para fazer o serviço automático de mostrar a previsão do tempo ou notícias de tráfego, o que poderia impedir o atraso para uma reunião, por exemplo.
No início deste mês, ele também será lançado para além dos dispositivos Android, como um aplicativo independente para iPhones e iPads da Apple. E agora o Google está planejando adicionar notícias locais entre as tantas características crescentes que o serviço já oferece.
Uma versão beta fechada já está sendo testada, o que significa que apenas os funcionários do Google e convidados estão participando desses testes. Johanna Wright, vice-presidente de Busca e Assistência do Google diz que, se o recurso for oficialmente lançado, ele vai oferecer notícias a um nível “hiper-local”. Isso poderia significar uma matéria específica sobre o que acontece em uma esquina da rua, em vez da área ou da cidade.
Como ela explicou em uma entrevista para o site Quartz, o objetivo final será o de ensinar às pessoas mais sobre seus bairros e talvez até mesmo levá-las a se envolverem ativamente em suas comunidades. “Ele me ensina coisas sobre o meu bairro. Eu descobri, por exemplo, que a Miss México esteve na escola do meu filho, vi que [o local] Chipotle estava oferecendo burritos e alguém foi esfaqueado no parque perto da minha casa. É muito, muito voltado para você e seus interesses.”