Otimização da infraestrutura, experiência do usuário e suporte a novos serviços são obtidos, com plena preservação dos sistemas que sustentam toda operação da empresa.
Sem ter que alterar um modelo de negócio bem-sucedido, o sistema corporativo da Acrilex passa agora a contar com as vantagens de custo, escalabilidade e performance de nova geração de plataformas; os usuários dispõem de sistemas mais rápidos e amigáveis; e a TI simplifica a evolução da arquitetura de dados e dos serviços. Esses foram os primeiros resultados da migração do software da companhia para a nova plataforma isCOBOL, desenvolvido pela empresa Veryant. O projeto envolveu mais de 2 mil programas e 700 layouts e, com o suporte e consultoria da INTERON, foi planejado e executado pela equipe de analistas da Acrilex.
“Três fatores pesaram no projeto: o aproveitamento do legado; a experiência da INTERON de migração do Cobol antigo; e o modelo comercial e de suporte”, resume Patrícia Del Santi, gestora de TI da Acrilex. “Em testes com as ferramentas, constatamos que o isCOBOL oferecia melhor suporte ao trabalho de customização do código. No primeiro momento após a implementação, o maior ganho, destacado pelos próprios usuários, foi de performance. Em uma aplicação, o tempo de geração de relatório foi reduzido à metade. Outro problema que deixamos de ter foram as paradas por reinicialização do servidor, antes frequentes para liberar o acesso a arquivos”, descreve.
“Sem nenhuma expansão de hardware, já houve ganho de performance. O software usa de forma mais eficiente o processador. A ferramenta anterior não conseguia usar o ambiente distribuído e o isCobol por si só já faz com que as aplicações aproveitem melhor os recursos”, explica Edson Takao Kobashi, diretor da Acrilex. Junto às limitações do Cobol anterior, o legado rodava em um Unix com suporte descontinuado. “Não conseguia escalar, mesmo com atualização de servidor. Tinha capacidade de processamento, memória, mas não implicava mais performance”, lembra.
Patrícia Del Santi observa que a arquitetura do isCOBOL, além de resolver os gargalos imediatos, elimina obstáculos a futuras atualizações de plataformas de sistema operacional e servidor. “Hoje estamos com Linux, mas a portabilidade das aplicações rodando em isCOBOL é um grande facilitador”, reconhece. Outro feito da modernização do Cobol, destacado por Del Santi, é a oportunidade de revitalizar a interface das aplicações, com os recursos de IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) do isCOBOL.
Plataforma de dados
Junto à atualização da infraestrutura, a companhia também aproveita a mudança tecnológica e a retaguarda da INTERON para reformular a arquitetura de dados, com uma base consolidada sobre a plataforma DBMaker. Desenvolvido pelo The Syscom Group, o banco de dados relacional (RDBMS) serve diretamente às aplicações Cobol, ao mesmo tempo em que torna as informações disponíveis a ferramentas de análise, aplicativos periféricos e outros serviços. A gestora de TI esclarece que, neste momento, a equipe de TI ainda está na fase de planejamento da mudança em algumas aplicações, em que se substituiriam arquivos ISAM (método de acesso indexado sequencial) por chamadas ao DBMaker. “Temos centenas de arquivos ISAM e vamos aproveitar para remodelar as bases e tabelas antes de concluir a migração”, diz.
Embora seja uma iniciativa incipiente, até porque a companhia acaba de implementar o sistema corporativo revitalizado, Del Santi avalia que a consolidação de uma base de dados segura e padronizada permitirá que as aplicações, em Cobol e outras linguagens, trabalhem com informações em tempo real. Ela menciona que, além do Cobol, os desenvolvedores da Acrilex programam em outras tecnologias, alguns aplicativos de front end e Internet. “É no sistema corporativo que nasce a informação. A consolidação sobre DBMaker eliminaria os processos de conversão de formatos e outros gargalos de interoperabilidade que geram inconsistência”, antevê.
Por que Cobol
A Acrilex é uma empresa brasileira, considerada a maior fábrica de tintas artísticas, decorativas e escolares da América Latina, onde são produzidas mais de 13 mil toneladas de tintas, além dos demais produtos que são atualmente cerca de 3.000 itens, comercializados em mais de 10mil PDVs em todo território nacional, além de 35 países para onde a empresa exporta. Com cerca de 500 funcionários e 52 anos de experiência no mercado, o sistema corporativo, desenvolvido em Cobol, integra todas as atividades da companhia, da entrada de matéria-prima, formulação de produtos à parte administrativa. “Sem o sistema, não produzimos nem vendemos uma gota de tinta”, resume Takao.
O especialista em sistema de negócios conta que se cogitou a migração para um ERP de mercado. No entanto, nas análises de funcionalidades, a adoção de um pacote implicaria rupturas em todos os processos industriais, de gestão e financeiros, ou então esforços e orçamentos infinitos de parametrização.
Além do valor que as áreas operacionais e administrativas dão ao sistema, toda equipe de TI tem familiaridade com as funcionalidades do software. Portanto, a combinação desse conhecimento das regras de negócios aos novos recursos de desenvolvimento do isCOBOL permitem o melhor atendimento às reais demandas dos usuários e da companhia.
Decidida a atualização do sistema corporativo, a prioridade inicial da TI da Acrilex era minimizar o impacto da migração, em termos técnicos e financeiros. “A INTERON apresentou a melhor proposta técnica, tinha referências de projetos semelhantes e veio com um modelo de licenciamento mais simples”, diz Takao.
Ao mesmo tempo em que preserva a eficácia das aplicações legadas, moldadas por anos de conhecimento do mercado, Takao destaca que a migração para isCOBOL dá à TI a perspectiva de prover novas interfaces, integrações e serviços. “Concluímos a implantação das aplicações em isCOBOL no início do semestre. A partir de agora, começaremos a trabalhar em outras mudanças”, diz o diretor.
“Daqui em diante, trabalharemos com recursos que os usuários sempre demandaram. E há vários desdobramentos. Atualizaremos a interface das aplicações legadas com IDE, para torná-las mais amigáveis. Também analisaremos a arquitetura e a modelagem de dados para migrar para uma base consolidada. A ferramenta isCOBOL apoiará ainda outros projetos , com aplicações web services para comunicação dos sistemas da área de logística”, adianta a gestora de TI.
Sobre a INTERON
A INTERON provê soluções e serviços para as aplicações críticas de missão de negócios de empresas de setores como Indústria Varejo, e Governo. Constituída em 1998, a INTERON tinha iniciado sua história na década de 80, por seu fundador, Osvaldo Santo André. A empresa reúne profissionais com alta qualificação técnica e experiência em organizações de TI, comprometidos com um atendimento personalizado e orientado aos resultados do negócio do cliente. O portfólio da INTERON inclui as mais avançadas soluções em Modernização de Aplicações Cobol, Banco de Dados de Alta Performance, além de soluções de mainframe e ferramentas de interoperabilidade, que habilitam os sistemas legados à nova geração de serviços digitais.
Sobre a SYSCOM
O SYSCOM Group foi criado em 1975 e fornece soluções de integração de sistemas, e-Business, indústria de alta tecnologia, planejamento e implementação de redes, outsourcing, gestão de hardware e desenvolvimento de software. Com sede em Taipei, conta atualmente com cerca de 1 mil colaboradores, em todo o mundo, entre os quais 400 profissionais com certificações como CCIE, MCSA e MCSE. O SYSCOM Group dedica recursos significativos à qualidade do serviço. Os resultados incluem: a certificação ISO 9002 em 1996; a premiação como Melhor Tecnologia de Desenvolvimento em 1998, pelo Ministério da Economia de Taiwan; e a certificação ISO 9001 em 2000. Os esforços para melhorar ainda mais a qualidade do software levou à certificação CMMI, em 2004 SYSCOM atingiu o Nível 3 e em 2006 chegou ao CMMI Nível 5 . Desde 2009, mantém reavaliações CMMI em níveis de maturidade mais rigorosos.
Sobre a Veryant
As soluções inovadoras de software da Veryant aumentam a produtividade de negócio e fornecem um ambiente completo para desenvolvimento, implantação e modernização de aplicações COBOL. O isCOBOL permite que as organizações preservem os investimentos em COBOL, ao mesmo tempo em que abre um caminho para aproveitar a abrangência, a portabilidade e poder da plataforma Java, sem ter que retreinar os desenvolvedores ou reescrever o código. As soluções permitem que os atuais aplicativos sejam estendidos, de forma rápida e segura, às novas demandas de negócios, com baixo custo de desenvolvimento e facilidade para evolução dos serviços de TI.