O ritmo de ativações já é de mais de um novo acesso por segundo e o crescimento foi de 68,4% nos últimos 12 meses
O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 53,9 milhões em outubro, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Os dados mostram um crescimento de 68,4% em relação a outubro do ano passado, quando havia no País 32 milhões de acessos. O ritmo de ativação da banda larga já é de mais de um novo acesso por segundo.
Somente em outubro, foram ativadas 3,2 milhões de conexões, 66% acima da média mensal de 2011, que é de 1,9 milhão. Desde o início de 2011 – de janeiro a outubro – 19,5 milhões de novos assinantes se somaram à base de clientes, o que representa um crescimento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 11,9 milhões de novas conexões foram ativadas.
Fixa e móvel – Do total de 53,9 milhões de acessos alcançados em outubro, 16,3 milhões são de conexões em banda larga fixa e 37,6 milhões em banda larga móvel. A banda larga fixa ampliou sua base de clientes em 3 milhões de acessos nos últimos 12 meses, o que representa um crescimento de 22,4% frente a outubro de 2010.
Já o número de acessos em banda larga móvel dobrou nos últimos 12 meses, com acréscimo de 18,9 milhões de novos acessos, o que resulta num incremento de 101,1% no período. Do total de conexões móveis, 7,4 milhões são de modems e 30,2 milhões de celulares de terceira geração (3G) que permitem conexão à internet.
Essa evolução tão significativa é fruto de um trabalho constante das prestadoras de serviços de telecomunicações para ampliar a cobertura e a capacidade de suas redes. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.
Cobertura 3G – As prestadoras foram muito além das obrigações de cobertura das redes de 3G, que em 2011 já é quase o dobro da meta definida para 2013.De acordo com o edital da licitação desses serviços, a banda larga móvel deveria ser disponibilizada em 928 municípios até abril de 2013. Este mês as redes já estão em mais de 1.795 municípios, que concentram 78% da população brasileira. Além disso, 60% dos usuários podem optar entre pelo menos duas
prestadoras de banda larga móvel. Neste ano, já foram ativados mais de 500 municípios com tecnologia de 3G, com a instalação da banda larga em mais de um município por dia.
Essa ampliação é fundamental para o crescimento do acesso à internet no Brasil, que praticamente dobrou nos últimos quatro anos. De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o percentual de brasileiros conectados à internet passou de 27% em 2007 para 48% em 2011. A pesquisa evidenciou também que 47% dos entrevistados se conectam diariamente à internet.
A capilaridade das redes permite também que a internet esteja acessível a todas as camadas da população. A Pesquisa TIC Domicílios 2010, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), informa que, no universo de usuários
da internet no Brasil, 68% da classe A, 69% da classe B, 70% da classe C e 67% da classe D/E acessam as redes sociais, blogs ou fóruns, que são hoje um instrumento poderoso de democratização do acesso a oportunidades de
informação, educação, lazer e negócios.