Com o atual cenário da pandemia da Covid-19, muitas empresas passaram a utilizar a digitalização como peça fundamental para enfrentar os desafios, de acordo com Statistical Analysis System – empresa produtora de softwares voltados para Business Intelligence, à crise impactou muitos setores nos quais tiveram que adotar rapidamente ferramentas digitais para continuar operando. E segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – IEEE, uma das principais tecnologias que ganha destaque é a Inteligência Artificial (IA).
O conceito de Inteligência Artificial (IA) tem passado por mudanças ao longo do tempo em conformidade com os avanços de suas aplicações. De acordo com Felipe Bianconi, bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Salesiana de São Paulo, hoje é definido como desenvolvimento de sistemas de computador capaz de executar tarefas que exigem intelecção humana, ou seja, a máquina com capacidade de realizar funções de uma pessoa. Exemplos dessas tarefas são: percepções visuais, reconhecimento de fala, tomada de decisão, tradução entre línguas etc.
Conforme o analista de sistemas, as aplicações da Inteligência Artificial pelo mundo são infinitas, e sua tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, setores e indústrias. “IA traz muitos benefícios para nossas vidas, hoje está sendo testada e usada para melhorar o setor da saúde, contribuindo muito na recuperação e tratamentos dos pacientes como, por exemplo, na dosagem correta de medicamentos, em diferentes possíveis tratamentos de doentes e nos artifícios em procedimentos cirúrgicos”, relata Felipe, que possui certificado pela Microsoft (MCSA: Aplicativos da Web) em: Programação em HTML5 com JavaScript e CSS3 e Desenvolvendo Aplicativos da Web ASP.NET MVC.
Com objetivo de simular a inteligência humana, a IA é dividida em duas categorias diferentes, informa o profissional com forte experiência na área de desenvolvimento de software – com ênfase na plataforma NET (Full Stack), uma fraca: que incorpora um sistema projetado para realizar tarefas especificas como videogames e assistentes pessoais, exemplos como a Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple (nos quais são feitas perguntas para responderem). E outra categoria forte: aquelas que possuem sistemas para produzir tarefas semelhantes aos humanos, e tendem a ser mais complexas e complicadas. Estas são programadas para lidar com situações sem nenhuma intervenção de pessoas, como os carros autônomos e as maquinas das salas de cirurgia de hospitais.
“Os benefícios da Inteligência Artificial para humanidade são significativos em reduzir as baixas humanas em espaços de trabalhos perigosos, acidentes de trânsito, desastres naturais, guerras, entre outros. Ou apenas para tornar a vida cotidiana mais fácil e agradável ajudando com tarefas simples, tais como limpezas, compras e transportes. Não percebemos, mas encontramos a IA em todos os lugares”, alega Bianconi.
Segundo dados do relatório AI Readiness Index, feito pela Oxford Insights, o Brasil está em 40º lugar entre 192 países no que diz respeito a soluções de Inteligência Artificial. A previsão é de que a implementação da tecnologia movimente cerca de US$ 15 trilhões, mundialmente até 2030. E o Brasil, até 2035, tem perspectiva de um aumento de um ponto percentual no PIB com o uso de Inteligência Artificial.
“É importante salientar que as pesquisas sobre IA nunca param e que a cada dia que passa há novas descobertas ou aprimoramentos que são revelados. A Inteligência Artificial é um cérebro artificial mais avançado e eficiente, e tem um papel fundamental no mundo digital, não apenas nas nossas tarefas diárias, como um simples celular, mas principalmente em pesquisas e análises de grandes volumes de dados, essenciais para grandes avanços tecnológicos”, finaliza o Analista de Sistemas Felipe Bianconi, que também tem vasta experiência em desenvolvimento de plataforma on-line, desenvolvimento e manutenção de um sistema de gestão empresarial e migração de sistema desktop para um sistema web.