Com a pandemia do novo coronavírus, a economia de muito setores está em baixa. O dólar aumentou e o consumo diminuiu. No setor de games, porém, a realidade é outra: em abril, o total de gasto em jogos eletrônicos teve o recorde de US$ 10,5 bilhões. Em maio, o lucro caiu 3%, atingindo US $10,2 bilhões segundo Superdata – o que ainda é um ótimo resultado. Com o isolamento social, muitas pessoas viram os jogos online como uma possibilidade de entretenimento e socialização sem sair de casa, e por isso a procura e o gasto com esses produtos aumentou.
Os jogos online de console caíram 27% em relação ao recorde de abril, mas os jogos de celular compensaram com um aumento de 3%. O lucro de maio de 2020 foi 14% maior do que o lucro de maio de 2019 (US $8,9 bilhões), com jogos de PC subindo 8%, dispositivos móveis subindo 14% e console 23%.
O Mercado no Brasil
No Brasil, o gasto com games também aumentou. Como as empresas de games recebem em dólar, a desvaloziação do real aumentou ainda mais a receita. O Truth and Tales, um aplicativo brasileiro de contos interativos para crianças, é um exemplo desse crescimento. A Explot, empresa que criou o app, viu a pandemia como uma oportunidade de aumentar os downloads e adiantou o lançamento do Truth and Tales em todos os países de língua inglesa e portuguesa na Google Play e Apple Store, as duas maiores lojas de apps. Até então, o aplicativo estava lançado apenas no Brasil.
Em apenas um mês, o Truth and Tales teve destaque na loja da Google Play em 9 países diferentes, incluindo o Brasil. Um mês depois, foi a vez da Apple dar destaque nas listas da Apple Store dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Por conta dos destaques, as vendas dos contos do Truth and Tales em junho dobraram em relação a março.
O sucesso nas vendas dos contos do Truth and Tales não veio diretamente por causa da pandemia, mas sim pelos destaques que o app ganhou nas lojas de aplicativo. Porém, a Explot percebeu que as lojas estavam mais abertas em dialogar e dar mais oportunidades de deastaque nas lojas aos desenvovedores de apps, o que possibilita uma maior visibilidade e, caso o destaque acontecer, mais downloads para o app. E foi isso que aconteceu com o Truth and Tales. O mês de junho faturou 320% a mais em compras dentro do app do que o mês anterior.
Mais sobre o Truth and Tales
O Truth and Tales é um aplicativo com livros interativos de empatia para crianças de 5 a 11 anos. O diferencial do app é o conteúdo rico e de qualidade, escolhido por médicos e neurocientistas. As histórias do Truth and Tales são baseados em contos milenares chamados de Teaching Stories, que são ótimas para o desenvolvimento das crianças.
As Teaching Stories contém elementos em sua estrutura narrativa que ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como empatia, a capacidade atencional, percepção, auto-observação e o equilíbrio socioemocional, que é a habilidade de colocar os sentimentos e reações de acordo com o lugar e proporção necessários. A eficácia das Teaching Stories no cérebro foi observada pelo professor da Universidade de Standford e cientista Robert Ornstein da década de 1970.
As Teaching Stories não trazem moral da história ou repetição de padrões conhecidos pelos personagens, o que possibilita a maior flexibilização da mente, fazendo com que a criança desenvolva habilidades de negociação e esteja mais preparada responder aos acontecimentos inesperados.
Não é só pelo conteúdo que o Truth and Tales se destaca. Dedicado em oferecer uma experiência não apenas digital, mas também sensorial e interativa, o TnT tem tecnologias e formas de interação bem diferentes e surpreendentes. Nos contos, as crianças precisam chacoalhar o celular, assoprar e rugir, além da ferramenta de Realidade Aumentada, que convidam as crianças a explorarem o ambiente e o “mundo real”, saindo da posição sentada com a cabeça baixa que costumam ficar quando estão no celular ou tablet.
Prêmios e Destaques do Truth and Tales
Além dos destaques na Apple Store e Google Play vários países diferentes, o Truth and Tales reúne algumas conquistas, como a recomendação do Common Sense Media, uma das maiores e mais respeitadas ONGs de avaliação de conteúdo infantil; o selo de ouro do Mom’s Choice Awards, outra plataforma de avaliação de conteúdos e produtos para família; e o prêmio Creative Awards 2019 de Melhor Jogo Infantil.
O que chamou atenção da equipe de conteúdo da Apple foi a qualidade do TnT: desde os conteúdos, as animações e as artes é o cuidado com as crianças. Tudo pensado para que as crianças tenham a melhor experiência possível, alinhado à saúde mental, física e emocional dos pequenos usuários.
Website: http://www.explot.com