A Folha de S.Paulo completou 90 anos no último sábado e lançou um acervo online completo com todas as edições do jornal desde 1921. Desde o lançamento, a plataforma teve picos de 10 mil visitações ao servidor por segundo, sendo que, no sábado, a média de usuários conectados à página foi de 25 mil por hora. (Conheça)
O acesso ao contéudo é gratuito por um período de degustação e abrange cerca de 1,8 milhão de páginas e inclui as edições da “Folha da Noite”, da “Folha da Manhã” e da Folha de S.Paulo. Futuramente, a “Folha da Tarde” e o “Notícias Populares” também serão digitalizados. “O acervo atende, ao mesmo tempo, ao leitor comum, que quer resgatar páginas do jornal do dia em que nasceu, de uma data importante ou de uma ocasião em que ele próprio tenha sido citado, e ao interesse histórico do pesquisador ou do estudante”, afirma Ana Busch, diretora-executiva da Folha.com, em entrevista publicada no site.
O projeto da Folha também fez sucesso nas redes sociais. Segundo o site do jornal, no Twitter, entre as mais de 500 citações, 40% faziam elogios à iniciativa; 40% apenas citavam o lançamento e 10% faziam críticas, principalmente à lentidão no sistema, problema que, segundo o jornal, já foi solucionado. No Facebook, 800 pessoas elogiaram o post com a novidade, um dos maiores índices da história do perfil da Folha, com cerca de 110 mil seguidores.
Veja um documentário sobre o aniversário: