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6 práticas campeãs dos líderes digitais do mundo

por SimbiekJP

1.500 executivos pesquisados apontam que empresas que se diferenciam são inclusivas, movidas a dados e inteligência artificial e apaixonadas pela experiência do cliente

São Paulo, 19 de fevereiro de 2020 – Qual o segredo para tirar proveito de tecnologias digitais como inteligência artificial (IA), computação em nuvem, blockchain, internet das coisas e segurança, entre outras, na era digital? O Institute for Business Value (IBV), divisão de IBM Services, conduziu um estudo com 1.500 executivos C-level, cerca de 10% deles da América do Sul, para identificar as características e estratégias das empresas que estão se destacando nesse cenário.

Essas organizações líderes estão ganhando em quase todas as frentes, como crescimento, lucratividade, e conduzindo uma transformação digital de amplo espectro, com 6 estratégias principais: orquestrando ecossistemas e plataformas digitais, construindo confiança para fortalecer a marca, reimaginando o comportamento do cliente, fazendo a curadoria de dados que “pensam” e “agem”, criando um ambiente de aprendizado exponencial e promovendo uma cultura de inclusão.

“As conclusões do estudo estão alinhadas com o que observo nas empresas latino-americanas com as quais trabalhamos na jornada de reinvenção digital. Essas estratégias estão cada vez mais naturais e evidentes e vêm sendo fundamentais para impulsionar a transformação que precisa ser feita rumo a uma empresa cognitiva. Além de orquestrar tecnologias exponenciais para gerar eficiência e inovação, elas têm uma obsessão por repensar os desejos de seu cliente e por criar uma cultura de aprendizado contínuo”, diz Thais Marca, gerente geral da IBM Services na América Latina.

6 segredos vencedores:

1) Orquestrar ecossistemas e plataformas digitais: Os líderes relatam que as plataformas digitais estão em ascensão, com a possibilidade de crescimento da receita e lucratividade para as empresas. 81% já são orquestradores de plataformas de negócios. Quando questionados sobre quais modelos comerciais e operacionais suas organizações estão adotando ou considerando para o futuro, a maioria dos entrevistados declarou sua intenção de atuar como integradores de recursos em uma cadeia de valor. A maioria das empresas concorda com a importância das plataformas de negócios para o futuro de suas organizações.

2) Construir confiança para fortalecer a marca: A confiança é um ingrediente-chave. 93% dos entrevistados mencionam a reputação da marca como o aspecto mais crítico de seus negócios. As pessoas tendem a confiar mais nas outras pessoas do que em instituições. É importante aproveitar esse poder da influência, talvez oferecendo os benefícios de “pertencer” a algo maior que eles mesmos. O resultado? Uma experiência holística de marca que enfatiza a importância de todas as partes.

3) Reimaginar o comportamento do cliente: Os líderes vencedores estão reimaginando mudanças rápidas nas atitudes do cliente e personalizando suas experiências usando técnicas de design e marketing. Para 89% dos líderes, a maior prioridade e o objetivo único dos negócios é melhorar a experiência do cliente. De fato, eles estão mais focados nisso do que em qualquer outro objetivo, incluindo o lançamento de novos produtos e serviços, a entrada em novas regiões e crescimento no mercado.

4) Fazer curadoria de dados que “pensam” e “agem”: 85% dos líderes cultivam e fazem curadoria de uma grande quantidade de dados, transformando ideias em ações. Rapidamente, eles integram tecnologias de “pensamento”, como IA e automação. Assim, usam também robótica e modelos de inteligência artificial para repensar processos e fluxos de trabalho.

5) Criar um ambiente de aprendizado exponencial: Quase 90% dos entrevistados usam self learning para implementar uma cultura de aprendizado exponencial, humano e mecânico, em toda a organização. Os sistemas de inteligência artificial e computação cognitiva baseados em deep learning usam combinações de processamento algorítmico, linguagem natural e recursos de machine learning para permitir que pessoas e máquinas interajam mais naturalmente.

6) Promover uma cultura de inclusão: Por fim, as empresas líderes são inclusivas com seus funcionários, redes de parceiros e clientes e, ao mesmo tempo, geram experiências personalizadas para todos. Eles sabem que a diversidade da força de trabalho é chave. 96% dos principais executivos da amostra compartilham sua visão corporativa para unir e inspirar funcionários. Eles entendem que movimentos disruptivos só podem ser alcançados compartilhando uma visão forte, única e criando uma organização engajada e inspirada.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Comunicação IBM
Luciana Peixoto Beretta
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Assessoria de Imprensa IBM
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Fonte: https://www.ibm.com/

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