Aloizio Mercadante, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou nesta segunda-feira (05/09/2011) que cinco empresas já iniciaram a produção de tablets no Brasil, se beneficiando da Medida Provisória que reduz impostos para este tipo de equipamento. São elas: AIX, Motorola, Positivo, Samsung e Semp Toshiba.
O ministrou também declarou que a Apple deverá iniciar a fabricação de tablets no país ainda em 2011, tarefa esta que muito provavelmente ficará a cargo da Foxconn: “a Apple está fazendo a sua primeira fábrica fora da China. Ela não tem nenhuma outra fábrica no mundo. É a primeira. Portanto, o tempo dela se instalar no Brasil e produzir os tablets seguramente será um pouco mais longo do que as empresas que já estavam e fizeram adaptações nas linhas de produção”, disse.
O que pode atrapalhar um pouco a produção local de tablets é a dificuldade que fabricantes de telas estão enfrentando para se instalar no Brasil. Isso porque, pelo menos até o momento, não há nenhuma empresa nacional com tecnologia suficiente para fazer parte do projeto. “E, para nós, só haverá transferência de tecnologia se tiver sócios tecnológicos brasileiros”, explicou o ministro.
A expectativa é a de que os primeiros tablets fabricados no Brasil cheguem ao mercado em tempo de atender ao período de vendas do final do ano, no entanto, é muito pouco provável que isso aconteça em relação aos produtos da Apple.
Referência: Agência Brasil.