Por Tonny Martins, Gerente Geral, IBM América Latina
2020 foi um ano único. Se por um lado os acontecimentos sem precedentes nos fizeram adaptar radicalmente nossas vidas pessoais e profissionais para uma nova realidade, por outro lado os impactos econômicos e sociais da pandemia também acabaram acelerando os projetos de reinvenção digital das empresas. Para citar um exemplo, de acordo com o IDC, somente na América Latina, a infraestrutura de Cloud crescerá 26,7% até 2021.
Essa aceleração resultou em 3 tendências de mercado que são nosso maior foco para a estratégia de 2021 na IBM:
1. A nuvem híbrida aberta será o epicentro da evolução da TI empresarial
No cenário atual de incertezas e rápidas mudanças no mercado, as empresas estão buscando soluções que façam seus negócios serem mais inteligentes e responsivos. No entanto, ainda que várias companhias já tenham digitalizado aspectos isolados de suas operações, muitas ainda não integraram diferentes segmentos da organização de maneira que as permita ser mais resilientes e flexíveis. Um dos principais desafios para que isso seja feito é a incapacidade de seus sistemas de se comunicarem entre si. Isso acontece porque a medida que as empresas começaram a mover cargas de trabalho à nuvem, acabaram criando ambientes múltiplos de nuvens fragmentados e proprietários.
Segundo a IDC, a pandemia acelerou a jornada das empresas para a nuvem, e a nuvem híbrida se tornou a tendência mais importante na América Latina, especialmente em cargas de trabalho críticas. Isso porque uma plataforma de nuvem híbrida aberta é hoje o principal aliado e facilitador para ajudar as empresas nesse processo de integração e reinvenção digital. A nuvem híbrida aberta redefinirá a forma como as empresas operam e entregam valor. E dará flexibilidade para que possam equilibrar a necessidade de manter algumas cargas de trabalho on-premise ou em uma nuvem privada, ao mesmo tempo em que aproveitam a velocidade e a flexibilidade da nuvem pública.
2. A inteligência artificial, analítica avançada e a hiper automação com workflows inteligentes alimentarão o trabalho e a inovação em todos os setores
Automação e IA estão hoje no topo da lista de prioridades dos líderes de negócios. Especialmente diante dos desafios apresentados pela pandemia, automatizar os fluxos de trabalho e aplicar inteligência nos processos de TI e de negócios se tornou urgente para as empresas conseguirem se manter competitivas. De acordo com a IDC, até 2023, um ecossistema de nuvem que estende o controle de recursos e análises em tempo real será a plataforma fundamental para todas as iniciativas de automação de negócios e TI.
A combinação de automação e IA tornará todos os trabalhos que têm alta dependência de informação mais produtivos, e os workflows mais inteligentes, contribuindo para melhorar o desempenho dos profissionais e a performance dos negócios. Para que a empresa possa tirar todo proveito dessa infraestrutura moderna, é essencial preparar sua arquitetura de informação, aplicando analítica avançada de acordo com o nível de maturidade de cada negócio, para que seus dados possam ser utilizados da melhor forma, no contexto atual do mundo dos negócios, com ambientes multicloud e inteligência artificial. Sairão na frente as companhias que escalarem o valor de seus dados com a IA para se tornarem o que chamamos de empresas cognitivas, que são aquelas que aplicam inteligência, automação, segurança e capacidade de predição em seus negócios para ganhar produtividade e melhorar a experiência de seus clientes.
3. O ecossistema de Parceiros e o negócio de plataforma serão peças cada vez mais importantes no caminho das empresas à transformação digital de todas as indústrias
Nós sabemos que a IA empresarial e a nuvem híbrida aberta são tão boas quanto o ecossistema que as suporta, porque nenhum fornecedor é capaz de prover sozinho tudo o que os clientes precisam, em todos os setores e em todos os países do mundo. Além disso, os clientes se beneficiam muito mais quando contam com o suporte de todo um ecossistema construindo em cima das melhores plataformas para oferecer os melhores produtos e serviços.
A IDC prevê que até 2024, 80% das empresas revisarão as relações com os fornecedores, provedores e parceiros para poderem executar suas estratégias digitais da melhor forma. O Ecossistema será crítico para gerar a interoperabilidade, que é o principal benefício das plataformas, e para entregar todo o valor da estratégia de nuvem híbrida e IA. É por isso que as empresas precisam fortalecer sua capacidade coletiva, expandindo sua capacidade de colaboração e co-criação em uma abordagem de indústria ampla para fornecer o valor correto para os clientes finais.
As empresas de tecnologia devem acompanhar os clientes de todos os setores nesse processo de transição. O alcance do seu sucesso dependerá do quanto elas consigam se comprometer em maximizar o valor da nuvem híbrida aberta; acelerar a adoção de IA; e confiar no ecossistema como um parceiro vencedor para liderar a era da reinvenção digital.
IBM
Marina Tanaka
E-mail: [email protected]
Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]