Na CES 2023, a maior feira de eletrodomésticos e TI do mundo, realizada em Las Vegas, EUA, a Samsung abriu uma seção de exibição dedicada aos seus programas C-Lab, apresentando quatro mostras inovadoras de seu empreendimento corporativo C-Lab Inside e oito estandes especializados em startups promovidas pelo programa C-Lab Outside.
Uma variedade de soluções futuras em vários campos, incluindo cuidados de saúde e educação, estiveram em exibição para os visitantes explorarem. Somente na CES deste ano, as startups promovidas pelo C-Lab receberam um total de 29 prêmios no CES 2023 Innovation Awards, consolidando suas capacidades tecnológicas no cenário global.
Leia abaixo para saber mais sobre os projetos e startups dos programas C-Lab da Samsung exibidas na CES deste ano.
C-Lab Inside: quatro projetos internos para estilo de vida, metaverso e muito mais
A Samsung opera seu programa interno de promoção de startups C-Lab Inside desde 2012, a fim de liderar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em ideias criativas e no espírito de enfrentar desafios. Dos projetos promovidos pela empresa, os que foram exibidos na CES deste ano foram particularmente reconhecidos por sua inovação e comercialização global.
“A maioria das lesões sofridas durante a corrida vem de postura incorreta”, disse Donghoon Kang, Líder Criativo da Meta-Running, uma das startups internas da mostra que atraiu a atenção dos visitantes. “Sentimos que aproveitar o metaverso e as tecnologias de Inteligência Artifical (IA) pode ajudar as pessoas a correrem de maneira mais saudável e segura”, disse Kang sobre a inspiração para este projeto.
O Meta-Running pode ser usado apenas com um dispositivo móvel, eliminando a necessidade de um sensor adicional. Quando um usuário realmente corre, as tecnologias de IA utilizarão a câmera do dispositivo móvel para reconhecer o corpo do usuário, representando seus movimentos por meio de um avatar no metaverso. As tecnologias então analisam sua postura e informam imediatamente sobre qualquer mudança que devam ser feitas. Após a corrida, o usuário recebe um resumo de suas posturas em cada parte do corpo, bem como um guia sobre como corrigir erros. Como resultado, os usuários podem trabalhar para lidar com sua postura, força muscular e quaisquer problemas de excesso de ritmo – três das principais causas de lesões na corrida.
“Trabalhamos dia e noite para participar da CES e também alcançamos a grande conquista de solicitar uma patente de nível Classe A”, disse Kang. “Temos confiança para dizer que nossos esforços não foram em vão e que nossas ideias são competitivas”.
C-Lab Outside: oito startups impulsionando o futuro da robótica, IA, saúde digital e muito mais
O C-Lab Outside é um programa de incubação de startups que foi lançado após o sucesso do programa C-Lab Inside para expandir o conhecimento operacional adquirido para quem está fora da empresa e vitalizar o ecossistema de startups. As empresas escolhidas para o programa C-Lab Outside recebem um programa de incubação personalizado que inclui fundos de apoio a projetos, assistência em marketing digital, consultoria financeira e muito mais.
A Wrtn Technologies é uma startup de tecnologia educacional que aproveita o processamento de linguagem natural (PLN). Na CES 2023, a empresa chamou a atenção dos visitantes com suas apresentações de seu software de prática de escrita de IA, o Wrtn Training, que permite aos usuários transformar seus pensamentos em escrita. “Eu testemunhei muitos alunos lutando para expressar seus pensamentos por escrito enquanto eu e os membros da minha equipe estávamos participando de um programa de voluntariado educacional na Korea Scholar’s Conference for Youth (KSCY)”, disse Seyoung Lee, Co-fundador da Wrtn Technologies. “Desenvolvemos este software de prática de escrita baseado em IA após muita consideração sobre como podemos tornar mais fácil para essas pessoas melhorar suas habilidades com a ajuda da tecnologia”.
Um dos principais fatores que inspiraram o desenvolvimento da Wrtn Technologies foi o surgimento da IA e a mudança na definição de criatividade que a acompanhou. “Serviços confluentes que combinam IA com educação devem se tornar ainda mais importantes”, observou Lee. “O que me deixa feliz é que a Wrtn Technologies foi a primeira no campo IA Generativa após essas recentes mudanças tecnológicas a receber um CES Innovation Award. Desde que fomos selecionados pelo C-Lab Outside, conseguimos crescer rapidamente, graças ao apoio de comercialização e assistência de marketing que recebemos do programa”.
O olho eletrônico da startup CELLICO é outro destaque da mostra. Um olho eletrônico é um dispositivo que ajuda os pacientes que sofrem de deficiência visual a recuperar sua visão em todos os estágios da doença da retina. “No caso daqueles que perderam a visão, o movimento da íris, que pode ser comparado à abertura das câmeras, não funciona adequadamente”, explicou Jeongseok Kim, CEO da CELLICO. “Com nossos óculos de realidade aumentada (AR), equipados com uma câmera capaz de capturar imagens e, em seguida, projetá-las para o usuário por meio de processamento de vídeo com uma quantidade consistente de luz para uma recepção ideal, os usuários aproveitam ao máximo o tempo gasto em ambientes internos e externos”.
A tecnologia de olho eletrônico vencedora do CES Innovation Award da CELLICO já registrou uma patente nos EUA e atualmente aguarda os resultados dos pedidos de revisão na China e na Europa. “Sinceramente, quase gritei de alegria quando fomos notificados de que ganhamos nosso primeiro CES Innovation Award”, disse Kim. “Gostaríamos de tornar o dispositivo ocular eletrônico baseado em Realidade Aumentada que estamos desenvolvendo agora em um verdadeiro sucesso, para ajudar ainda mais as pessoas com deficiência visual”.
Para saber mais sobre os produtos e serviços do C-Lab, que trabalha em prol da inovação sustentável, visite o site da CES 2023 C-Lab Exhibition e fique atento à Samsung Newsroom Brasil para obter as últimas notícias sobre a Samsung na CES 2023.