YOKOHAMA, Japão – Um carro é mais do que uma forma de se locomover. Estar ao volante deve ser inspirador, excitante e simplesmente divertido, e a mudança para veículos elétricos não altera isso em nada. Na verdade, graças à tecnologia de bordo mais inteligente, os veículos elétricos de hoje oferecem possibilidades de estilo de vida mais ricas do que nunca.
A Nissan foi pioneira na criação de carros elétricos para a vida moderna. Do nosso primeiro veículo elétrico em 1947 ao novo Nissan Ariya, de vans de sorvete a robôs copiloto, nossa linha de motores elétricos mudou com os tempos e as necessidades dos motoristas.
Para celebrar o 10º aniversário do Nissan LEAF, o nosso primeiro carro elétrico 100% produzido em série, iremos lembrar 12 modelos inovadores da história do desenvolvimento de veículos elétricos da Nissan.
ÍNDICE
- Veículo elétrico Tama (1947): o primeiro carro elétrico da Nissan
- Prairie Joy EV (1996): o primeiro carro do mundo a funcionar com baterias de íon-lítio
- Hypermini (2000): A estrela de cinema que chama a atenção
- Pivo (2005): Um novo conceito radical de mobilidade elétrica
- Pivo 2 (2007): Um viajante da cidade elétrica para manter os motoristas felizes
- Nissan LEAF (2010): Trazendo EVs para as massas
- Nissan New Mobility Concept (2010): Lidando com questões sociais com tecnologia EV
- e-NV200 (2014): o primeiro veículo comercial totalmente elétrico da Nissan produzido em massa
- Novo Nissan LEAF (2017): Elevando a barra do segmento
- Sylphy Zero Emission (2018): produzido na China para a China
- IMk (2019): design elegante, com suporte para motoristas de última geração
- Ariya (2020): O novo EV oferece emoção, confiança, conforto e conectividade ao dirigir
Tama Electric Vehicle (1947): O primeiro elétrico da Nissan
Os veículos elétricos não são uma ideia nova. No Japão do pós-guerra, onde o petróleo era escasso, mas a energia hidrelétrica era relativamente abundante, o governo promoveu a pesquisa e o desenvolvimento nessa área. Os engenheiros da Nissan aceitaram o desafio com o veículo elétrico Tama.
Lançado em 1947, o Tama foi o primeiro carro elétrico da Nissan. Usado principalmente por empresas de táxi, ele tinha baterias de chumbo-ácido substituíveis que lhe conferiam uma velocidade máxima de 35,2 km/h e um alcance de 96,3 km. Esses resultados são modestos para os padrões atuais, mas fizeram de Tama o melhor desempenho em testes do governo. Em 1950, o suprimento de petróleo se estabilizou e o Tama foi descontinuado, mas as pesquisas com veículos elétricos da Nissan continuaram.
Prairie Joy EV (1996): o primeiro carro do mundo a funcionar com baterias de íon-lítio
As baterias de íon-lítio apareceram pela primeira vez em dispositivos como laptops e telefones celulares. Alguns duvidavam que algum dia pudesse ser ampliado para abastecer um carro inteiro, mas o Prairie Joy EV, o primeiro veículo elétrico do mundo equipado com uma bateria de íon-lítio do tipo cilíndrico, provou seu valor em um dos ambientes mais desafiadores do mundo: o Polo Ártico. O Instituto Nacional de Pesquisa Polar do Japão usou o Prairie Joy EV por seis anos em condições polares adversas, sem uma única avaria. Por ser silencioso e sem emissões, o carro permitiu que os pesquisadores se aproximassem da vida selvagem para observação.
Em condições normais de direção, as baterias do Prairie Joy EV ofereciam uma autonomia de 200 km e uma velocidade máxima de 120 km/h. No total, foram vendidos trinta veículos elétricos Prairie Joy para clientes corporativos e de frotas no Japão.
Hypermini (2000): A estrela de cinema que chama a atenção
O Hypermini era uma nova versão do carro elétrico: um veículo urbano construído para duas pessoas. Elegante e distinto, ele apareceu em filmes de Hollywood como “Dormindo Fora De Casa” e “O Diário da Princesa 2: Casamento Real”, ambos lançados em 2004. Um motor de tração síncrono de ímã de neodímio entregava 100 km/h de velocidade máxima e até 115 km de alcance com uma única carga.
O Hypermini recebeu o Grande Prêmio “New Energy” da New Energy Foundation do Japão e um prêmio “Good Design” do Japan Institute for Design Promotion. Um inovador sistema de entrada sem chave também o tornou o veículo preferido para projetos de compartilhamento de carros-piloto de Yokohama à Universidade da Califórnia em Davis.
Pivo (2005): Um novo conceito radical de mobilidade elétrica
O Pivo foi um conceito de elétrico de nova geração que foi mostrado no Salão do Automóvel de Tóquio 2005. Sua cabine em forma de bolha atraiu a atenção e também foi notável como o primeiro veículo a funcionar com baterias laminadas de íon-lítio compactas e leves. O personagem original bonito Pivo-chan, desenhado por Takashi Murakami, também era popular.
O Pivo foi concebido para mulheres jovens que procuravam o carro dos seus sonhos para a vida cotidiana. Construída para três pessoas, a cabine podia virar em qualquer direção de forma. Em vez de dar ré, o motorista simplesmente virava a cabine e dirigia na direção oposta. Os toques típicos da Nissan incluem a capacidade de controlar o sistema de som e GPS com os dedos no volante, para maior segurança. Monitores em ambos os lados do para-brisa mostravam a área além deles para reduzir os pontos cegos. O Pivo também tinha monitoramento de vídeo em várias direções, uma versão anterior da Visão 360º Inteligente, agora disponível em muitos veículos Nissan, como Novo Versa, Kicks e Frontier.
Pivo 2 (2007): Um viajante da cidade elétrica para manter os motoristas felizes
Pesquisas mostram que motoristas com bom humor sofrem menos acidentes. O Pivo 2 foi um experimento na aplicação dessas informações, com um sistema de agente robótico a bordo que monitorava as condições de direção e usava a fala e o movimento para ajudar o motorista a se manter alegre.
O controle independente das quatro rodas ajudou o Pivo 2 a minimizar a inclinação durante a aceleração ou nas curvas, para maior segurança. As rodas podem até girar 90º para permitir que o Pivo 2 entre lateralmente em vagas de estacionamento.
Nissan LEAF (2010): Trazendo os veículos elétricos para as massas
Como primeiro veículo elétrico produzido em massa da Nissan – e do mundo –, o Nissan LEAF foi um marco para a mobilidade elétrica. Até o momento, mais de 500.000 modelos LEAF foram fabricados.
A chave para o sucesso do LEAF foi combinar décadas de pesquisa e desenvolvimento com a percepção do consumidor. A primeira geração tinha alcance de 200 km por carga, tornando-o uma escolha prática para muitos compradores de veículos elétricos. O Nissan LEAF também apresentou a ideia poderosa de usar um veículo elétrico como fonte de energia móvel.
Em 2016, para um evento comemorativo, foi feito um Nissan LEAF especial que detectou as ondas cerebrais do motorista e projetou seus sentimentos como efeitos sonoros de desenho animado ao lado do veículo durante a condução em um curso de autoescola.
Nissan New Mobility Concept (2010): Lidando com questões sociais com tecnologia EV
À medida que a população do mundo desenvolvido envelhece e o número de famílias com uma única pessoa aumenta, as necessidades de mobilidade mudarão para viagens mais curtas com menos passageiros. Para mostrar como essas necessidades podem ser atendidas, a Nissan desenvolveu o Novo Conceito de Mobilidade – um veículo 100% elétrico, fácil de usar, ultracompacto e livre de emissões com a manobrabilidade de uma motocicleta e a estabilidade de um carro.
A cidade de Yokohama já está colocando essas ideias em prática. O Choimobi Yokohama é um programa de compartilhamento de carros que usa o Novo Conceito de Mobilidade para facilitar a vida dos turistas e revitalizar as comunidades locais. Como um bônus, o programa permite que os motoristas de primeira viagem experimentem a diversão e a conveniência de um veículo elétrico ultracompacto.
e-NV200 (2014): o primeiro veículo comercial totalmente elétrico da Nissan produzido em massa
Você já comprou sorvete em uma van elétrica? Se você está no Reino Unido, pode ter encontrado a van de sorvete totalmente elétrica da Mackie, baseada no e-NV200, o primeiro veículo comercial leve de emissão zero da Nissan.
Disponível na Europa e no Japão, o e-NV200 oferece a amplitude e versatilidade da popular Vanette NV200 com um acionamento elétrico potente e silencioso. O sistema de frenagem regenerativa dá ao veículo uma autonomia de até 190 km por carga. O e-NV200 também pode funcionar como uma bateria móvel completa com uma tomada, o que o torna útil para tudo, desde resposta a desastres a promoções ao ar livre e até vendas de sorvete.
Novo Nissan LEAF (2017): Elevando a barra do segmento
O novo LEAF apresentou atualizações em toda a linha: aceleração mais potente, manuseio mais leve e um alcance muito maior, de até 389 km por carga. O novo modelo inclui o e-Pedal, que permite ao motorista acelerar, desacelerar e parar com um único pedal.
Como um ícone da abordagem inovadora da Nissan à mobilidade elétrica, o novo Nissan LEAF tem sido uma plataforma para outras ideias desde o seu lançamento. O Nissan LEAF Dream Drive imita o som normal do motor, ausente nos veículos elétricos, para ajudar pais exaustos a colocar os filhos para dormir. Em 2019, um novo Nissan LEAF foi transformado em árvore de Natal, com centenas de luzes externas, para mostrar quanta energia o sistema de energia regenerativa pode recuperar.
Sylphy Zero Emission (2018): produzido na China para a China
O Sylphy Zero Emission foi o primeiro veículo elétrico da marca Nissan fabricado na China especificamente para consumidores chineses.
Com base nas principais tecnologias do Nissan LEAF, baterias sob os bancos, o sedã Sylphy ZE de tamanho médio tem uma distância entre eixos de tamanho normal para maior estabilidade e confiabilidade, bem como uma cabine espaçosa. Seu alcance com uma única carga é de 338 km pelos padrões do governo chinês.
IMk (2019): design elegante, com suporte para motoristas de última geração
O conceito IMk foi revelado no Salão Automóvel de Tóquio de 2019. Com uma carroceria do tamanho de um “veículo kei’ e uma plataforma de veículo elétrico totalmente nova, o IMk ofereceu uma direção potente, suave e silenciosa aumentada por sistemas de apoio ao motorista para ambientes que variam de ruas de cidades a grandes rodovias.
Projetado para conectividade, o IMk se conecta perfeitamente com o motorista e com o mundo exterior. O IMk pode até mesmo se conectar a um software de gerenciamento de agendamento e calendário para fornecer orientações atualizadas sobre quando partir para o próximo destino e como evitar congestionamentos no caminho.
Ariya (2020): O novo EV oferece emoção, confiança, conforto e conectividade ao dirigir
Então, qual é o mais novo veículo elétrico da Nissan? É o Nissan Ariya! Revelado no primeiro lançamento virtual da Nissan, o crossover 100% elétrico foi sugerido pela primeira vez com o Ariya Concept, apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 2019.
O Ariya representa a direção do design futuro da Nissan e seus avanços tecnológicos mais recentes, prometendo aos motoristas uma experiência intuitiva e adaptável que dá suporte a seus estilos de vida tanto dentro quanto fora do lugar. O design do Ariya foi inspirado nos ideais estéticos japoneses tradicionais. O exterior elegante do carro é diferente de tudo na estrada. Com um interior amplo e aberto e um alcance máximo de 610 km, ele se adapta a quase todos os nichos de estilo de vida moderno, desde viagens diárias até passeios de fim de semana prolongado. Monitoramento multidirecional, ProPILOT 2.0, e-Pedal e e-4ORCE* completam a imagem com suporte a controlador de última geração.
*e-4ORCE estará disponível na versão 4WD.
# # #