Home Noticias 100 anos de IFA: a AI da Samsung é a chave para seu futuro

100 anos de IFA: a AI da Samsung é a chave para seu futuro

por admin

Para a IFA 2024, a marca está focada em trazer inovações para o controle de dispositivos inteligentes

A Internationale Funkausstellung Berline (IFA) — a maior feira de eletrônicos de consumo da Europa, realizada anualmente em Berlim, Alemanha — está comemorando seu 100º aniversário este ano. Com sua primeira edição realizada em 1924 como uma exposição de rádio, a IFA transformou-se ao longo de um século em uma impressionante exibição de tecnologia de ponta que compartilha um vínculo especial com a Samsung.

 

Eletrodomésticos e eletrônicos acompanharam essa evolução. O que antes eram máquinas grandes e volumosas hoje se tornaram dispositivos avançados e integrados, essenciais para o dia a dia.

 

Vista externa do recinto de exposições Messe Berlin durante a IFA 2022.

 

Em meio a essa transformação, a Samsung está se posicionando para liderar os próximos 100 anos de inovação, conectando de forma perfeita dispositivos móveis, TVs e eletrodomésticos por meio do SmartThings1. Ao mesmo tempo, oferece um controle aprimorado sobre esses dispositivos com atualizações da Bixby2, a assistente de voz da empresa, que agora compreende melhor comandos complexos baseados em linguagem natural.

 

A IFA 2024 começa em 6 de setembro sob o slogan “Inovação para Todos”. Antes da grande inauguração, a Samsung Newsroom relembrou a trajetória centenária de inovação da IFA e o legado de avanços tecnológicos da Samsung.

 

De exposição de rádio a centro de inovação para dispositivos com AI

Nos seus primeiros anos, a IFA serviu como plataforma para o governo alemão exibir a tecnologia de rádio emergente da década de 1920. Albert Einstein chegou a fazer o discurso de abertura em 1930.

 

Albert Einstein durante seu discurso de abertura na IFA, em 1930 (crédito da foto: Site da IFA)

 

Esse período marcou o início de uma série de avanços, incluindo o lançamento do primeiro rádio automotivo do mundo em 1932 e da primeira TV em cores, em 1937. A Segunda Guerra Mundial interrompeu a IFA por vários anos na década de 1940, mas o progresso tecnológico continuou. Em 1971, o evento foi renomeado para Internationale Funkausstellung, tornando-se a IFA que os consumidores conhecem hoje.

 

A evolução dos eletrodomésticos foi igualmente notável. Geladeiras e máquinas de lavar, que antes eram apenas dispositivos mecânicos simples destinados a reduzir o trabalho doméstico, agora são ferramentas sofisticadas e de alta tecnologia. Inovações em compressores e motores, junto com avanços em componentes eletrônicos, recursos inteligentes e conectividade, transformaram esses aparelhos para atender às demandas da vida moderna.

 

A Samsung começou a expor na IFA em 1991, apresentando monitores, PCs e outros produtos em um modesto estande de 43 metros quadrados, durante a expansão da feira para além do rádio e da televisão, incorporando dispositivos de mídia digital. Doze anos depois, em 2003, a empresa ampliou seu estande para um significativamente maior, de 3.600 metros quadrados, na localização privilegiada do Pavilhão 20. Desde 2014, a Samsung ocupa exclusivamente o CityCube Berlin e, este ano, está pronta para impressionar novamente com um estande de 6.000 metros quadrados.

 

Crescendo com a IFA e chegando na era da AI com um ecossistema conectado

A presença da Samsung na IFA aumentou continuamente à medida que a empresa introduziu tecnologias inovadoras em eletrodomésticos, TVs e dispositivos móveis. Em 2006, a gigante da tecnologia lançou a TV Bordeaux, consolidando a Samsung como líder global3 no mercado de televisores. Em 2011, a empresa trouxe a primeira smart TV do setor e o Galaxy Note, marcando o início da “era dos phablets” ao fundir os limites entre smartphones e tablets.

 

Na IFA de 2013, a Samsung revelou a primeira TV UHD curva do mundo e o Galaxy Gear, seu primeiro smartwatch. Três anos depois, em 2016, o lançamento do refrigerador Family Hub, equipado com uma grande tela sensível ao toque, marcou a transição dos eletrodomésticos para dispositivos avançados de Internet das Coisas (IoT).

 

Estande SmartThings da Samsung Electronics na IFA 2023.

 

Em 2014, a Samsung reconheceu o potencial das experiências conectadas para revolucionar a vida dos consumidores e adquiriu o SmartThings apenas um mês antes da IFA 2014. Hoje, o SmartThings cresceu ao longo de uma década e se tornou um enorme ecossistema global com mais de 340 parceiros e 350 milhões de usuários4.

 

Na IFA 2018, a Samsung destacou a AI como foco principal, sinalizando que a “vida conectada” se tornaria uma grande tendência na indústria eletrônica.

 

Em 2023, a empresa apresentou 15 dispositivos com Inteligência Artificial na IFA, marcando o início da era AI nos eletrodomésticos. No ano passado, a Samsung também lançou o Samsung Food — uma plataforma de receitas e alimentos com tecnologia AI que conecta eletrodomésticos, TVs e dispositivos móveis para oferecer uma experiência culinária personalizada, adaptada às necessidades de cada família e indivíduo.

 

O Samsung Food foi apresentado na IFA 2023.

 

A trajetória da Samsung com a IFA agora está focada em inovações no controle de dispositivos por meio de comandos de voz mais avançados. O que eram máquinas básicas projetadas para armazenar alimentos e lavar roupas há 100 anos, agora evoluíram tornando-se companheiros inteligentes que se comunicam verbalmente com os usuários e realizam tarefas domésticas complexas com facilidade5.

 

Essa transformação será exibida no estande da Samsung no CityCube Berlin, na Messe Berlin, durante a IFA 2024, de 6 a 10 de setembro.

 

1 Disponível em dispositivos Android e iOS. É necessária uma conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.
2 Bixby é a marca de assistente de voz da Internet das Coisas (IoT) da Samsung. A disponibilidade do serviço Bixby varia de acordo com o país. O Bixby reconhece certos sotaques/dialetos do inglês (EUA, Reino Unido, Índia), chinês, coreano, francês, alemão, italiano, espanhol (Espanha, América Latina) e português (Brasil). A interface do usuário pode mudar e variar de acordo com o dispositivo. A disponibilidade dos recursos e provedores de conteúdo do Bixby pode variar dependendo do país/operadora/idioma/modelo do dispositivo/versão do sistema operacional. É necessário fazer login na conta Samsung e uma conexão com rede de dados (Wi-Fi ou rede de dados).
3 Líder global em TVs há 18 anos: conforme dados de vendas divulgados pela Omdia, Janeiro/2024: https://omdia.tech.informa.com/advance-your-business/consumer-electronics-and-pro-av/tv-sets-market-tracker
4 A partir de 31 de agosto de 2024.
5 Esta função pode produzir resultados imprecisos e será atualizada periodicamente para melhorar a precisão.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações