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YouTube Shopping expande seu programa de afiliados

por Paulo Fernandes Maciel

Programa de Afiliados do YouTube Shopping chega para todos os criadores elegíveis no Brasil

O YouTube anuncia hoje (5 de novembro) a expansão completa do seu Programa de Afiliados. A partir desta data, todos os criadores de conteúdo que cumprem os requisitos de elegibilidade podem se inscrever para monetizar seus vídeos, Shorts e transmissões ao vivo marcando produtos das primeiras marcas parceiras da iniciativa – Mercado Livre e Shopee. No Brasil, criadores a partir de 5 mil inscritos poderão se inscrever, se atenderem aos demais pré-requisitos do programa.

Nova funcionalidade no YouTube Shopping permite gerar receita marcando produtos de parceiros como Shopee e Mercado Livre diretamente em vídeos e Shorts; entenda quem e como participar


“Estamos animados com a chegada oficial do Programa de Afiliados no Brasil, um mercado que abraçou o YouTube como um destino de compras”, afirma Clarissa Orberg, Head de parcerias do YouTube no Brasil. Os dados mostram essa força: uma pesquisa da Kantar revela que os espectadores brasileiros concordam que o YouTube tem o melhor conteúdo relacionado a compras, incluindo vídeos instrutivos (95%), avaliações de produtos (86%) e vídeos de unboxing (83%). Esse comportamento é comprovado pelo volume de buscas: em julho de 2025, mais de 25 milhões de usuários do YouTube no Brasil fizeram pesquisas sobre compras na plataforma.


Para Clarissa, o momento do negócio é igualmente positivo. Globalmente, o YouTube Shopping viu seu Volume Bruto de Mercadoria (GMV) crescer 5 vezes no segundo trimestre de 2025 em relação ao ano anterior, e o Programa de Afiliados já conta com mais de 500 mil criadores inscritos. “Trazer essa funcionalidade para todos os criadores elegíveis no Brasil é um passo natural para conectar criadores, marcas e espectadores”, completa.

YouTube Shopping

O conceito do programa elaborado pelo YouTube Shopping


O recurso, que faz parte do YouTube Shopping, foi projetado para ser uma funcionalidade valiosa tanto para criadores quanto para espectadores, permitindo que o público descubra e compre facilmente os produtos que vê nos conteúdos, sem interrupções.

Para ajudar a comunidade a aproveitar ao máximo esta ferramenta, o YouTube preparou um guia de como os criadores podem ingressar no programa, confira abaixo:


O que é o Programa de Afiliados do YouTube?


É uma nova forma de monetização dentro do YouTube Shopping. Ele permite que o criador marque produtos de marcas parceiras diretamente no seu conteúdo e ganhe uma comissão quando um espectador clica na marcação e realiza uma compra no site do varejista. O objetivo é permitir que os criadores passem menos tempo gerenciando links na descrição e mais tempo criando conteúdo, e ao mesmo tempo trazer maior oportunidade de receita, uma vez que a experiência de navegação e compra se torna muito mais fluída.

YouTube Shopping


Quem pode participar?


Para ser elegível ao Programa de Afiliados, o criador precisa:

Fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube (YPP).

Ter mais de 5.000 inscritos (apenas no Brasil).

Residir no Brasil.

O canal não pode ser um Canal Oficial de Artista, um canal de música ou estar associado a parceiros de música.

O público do canal não pode ser definido como “Conteúdo para crianças”.

Como se inscrever no programa?


Para quem cumpre os requisitos acima, o processo é simples:

Acesse o YouTube Studio no computador.

No menu à esquerda, clique em Monetização.

Clique na aba Compras (Shopping).

Se o seu canal for elegível, você verá uma seção para o Programa de Afiliados. Clique em Começar.

Leia e aceite os Termos de Serviço.
Após a aprovação, já é possível começar a marcar produtos.


Como fazer para marcar (taguear) os produtos nos vídeos?


É possível marcar produtos em vídeos novos, antigos, Shorts e transmissões ao vivo.

Ao enviar um vídeo novo (ou editar um antigo), é preciso selecionar a aba Produtos abaixo dos detalhes do vídeo.

Pesquise e selecione produtos das marcas parceiras disponíveis.

Arraste e solte os produtos na ordem desejada.

O YouTube também oferece uma ferramenta de etiquetagem em massa (marcação em massa) para adicionar produtos relevantes a vídeos já publicados em seu catálogo.


Com quais marcas o YouTube tem parceria no Brasil?


O programa está sendo lançado no Brasil com dois dos maiores varejistas do país: Mercado Livre e Shopee. A plataforma está trabalhando ativamente para adicionar novos parceiros e marcas nos próximos meses, expandindo o catálogo de produtos disponíveis para os criadores.


Como funciona o pagamento das comissões no YouTube Shopping?


As comissões ganhas serão pagas através do AdSense para YouTube (o mesmo sistema usado para a receita de anúncios). Os pagamentos ocorrem entre 60 a 120 dias após a compra ser efetuada. Esse período é necessário para contabilizar o processamento do pagamento e eventuais devoluções ou cancelamentos por parte dos clientes.

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