Home Negócios Práticas sustentáveis estão em 71% das empresas no Brasil

Práticas sustentáveis estão em 71% das empresas no Brasil

por admin

A adoção de práticas ESG tem se consolidado como uma tendência crescente no mundo empresarial, especialmente no Brasil. Segundo o relatório “Panorama ESG 2024”, publicado pela Câmara Americana de Comércio, na página 2, 71% das organizações já implementaram iniciativas sustentáveis. Além disso, o estudo destaca que os CEOs desempenham um papel crucial na promoção dessas práticas, pois sua liderança e influência são determinantes para o sucesso dessa agenda.

A motivação para adotar práticas ESG é diversificada. Segundo o relatório, na mesma página, 78% das empresas priorizam ações para mitigar impactos ambientais e sociais, com um aumento de 21% nas corporações que iniciaram processos de redução das emissões de gases de efeito estufa. Ademais, 77% das corporações buscam fortalecer sua reputação no mercado.

Embora seja uma crescente no âmbito corporativo, líderes ainda encontram dificuldades para essas adoções, representando 40% das organizações. Nesse aspecto, a busca por novas ferramentas e certificações se mostra com grande importância, visto que tais ações se atualizam constantemente.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), as certificações são essenciais para as empresas, pois proporcionam um meio estruturado de demonstrar o compromisso com práticas responsáveis nas áreas ambiental, social e de governança, conforme destacado na página 32 da publicação “Quality Magazine”.

Ele destaca que essas certificações não apenas ajudam a construir uma imagem de marca sólida e confiável, atraindo investidores e consumidores que valorizam a sustentabilidade e a ética, mas também oferecem vantagens competitivas. Isso inclui acesso a novos mercados e parcerias, além de reduzir riscos regulatórios e reputacionais.

“À medida que o mundo se torna cada vez mais consciente das questões sociais e ambientais, a certificação não apenas responde à crescente demanda por responsabilidade corporativa, mas também contribui para uma gestão mais eficiente e transparente. A busca ativa por informações sobre o tema é igualmente importante. Um exemplo disso é a participação em eventos que promovem essas questões, como o Quality Festival 2024, que ocorrerá em novembro em Manaus”, conclui.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações