Home Arte e Entretenimento Nano Bíblia será incorporada ao acervo do Museu Judaico

Nano Bíblia será incorporada ao acervo do Museu Judaico

por Paulo Fernandes Maciel

O Museu Judaico de São Paulo receberá a Nano Bíblia, a menor Bíblia Hebraica do mundo, que conta com apenas cinco exemplares no mundo todo

No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 18h30, o Museu Judaico de São Paulo irá apresentar a Nano Bíblia, o menor Tanach (Bíblia Hebraica) do mundo, que será exibida em um espaço exclusivo. Criada usando um feixe de íons focalizado, a Bíblia Hebraica, composta por 1,2 milhões de letras, foi gravada em uma fina camada de ouro de 20 nanômetros de espessura, átomo por átomo. Esta nanotecnologia, criada pelo Technion, Instituto Tecnológico de Israel, responsável pela doação ao museu brasileiro, demonstra como a ciência de ponta e tradição milenar podem coexistir harmoniosamente.

Nano Bíblia será integrada ao acervo do Museu Judaico de São Paulo


Um dos exemplares, que está no Museu de Israel em Jerusalém, foi emprestado para uma missão espacial internacional em 2022, outro exemplar foi dado ao Papa Bento XVI em 2009 e outros integram acervos em Israel, nos Estados Unidos e agora em São Paulo, no Museu Judaico. O evento de recepção da Nano Bíblia no acervo permanente do museu contará com a presença do diretor da Technion, o físico Uri Sivan.

Sobre o Museu Judaico


O Museu Judaico de São Paulo cultiva e apresenta a diversidade das expressões da cultura judaica em diálogo com o contexto brasileiro e com o contemporâneo, dedicando à defesa dos direitos humanos e ao combate ao antissemitismo e a todas as formas de preconceito. Fruto de uma mobilização da sociedade civil, o MUJ foi inaugurado em 2021 como o maior museu judaico da América Latina e guardião do maior acervo judaico brasileiro. Além de quatro andares expositivos, com exposições permanentes e temporárias, o museu realiza festivais literários, concertos musicais, seminários, debates, publicações, oficinas e um amplo programa educativo, sempre entrelaçando perspectivas judaicas e não judaicas. Os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas.


Para os projetos de 2024, o MUJ conta com o patrocínio do Itaú e com o apoio de B3, a bolsa do Brasil, Banco Safra, Klabin, Porto, Banco Alfa, Banco Daycoval, Deutsche Bank, Dexco, Leal, BMA Advogados, Cescon Barrieu, Leo Madeiras e Verde Asset. A exposição conta com o patrocínio da Aramis, parceria de Tapetes São Carlos, Mionetto, e JCDecaux como parceria de mídia.

Serviço:


Inauguração | Nano Bíblia

21 de agosto de 2024
Local: Museu Judaico de São Paulo
Endereço: Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 horas às 18 horas (última entrada às 17h15).
Excepcionalmente nas quintas-feiras, o horário é das 12h às 21h (última entrada às 18:15)

Para mais informações do evento, acesso: https://museujudaicosp.org.br/evento/inauguracao-nano-biblia/
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações