O Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, do IDC, divulgado esta semana, mostra a Xiaomi em quarto lugar na venda de smartphones no mundo. Segundo avaliação divulgada no site do IDC, a Xiaomi continua vendendo na China e em outros mercados devido ao bom desempenho de aparelhos, tanto na categoria de entrada – com Redmi 2- como em high end – com o Mi Note. Ambos contribuíram para que a Xiaomi atingisse um crescimento de 29,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O índice também demostra a crescente tendência do consumidor optar por smartphones. As vendas desses aparelhos tiveram um aumento de 11,6% em relação ao período do ano passado. Enquanto a venda de features phones está em queda. Segundo análise do IDC os smartphones de entrada estão sustentando esse crescimento. O Redmi 2, por exemplo, lançado no Brasil há um mês, é um smartphone com uma configuração imbatível em sua categorial ao preço de R$499,00.
Com presença na Índia, Malásia, Singapura, Filipinas e Indonésia, a Xiaomi começou sua expansão ocidental pelo Brasil, este mês. A empresa trabalha com Eventos de Vendas Online, que ocorrem semanalmente no site www.mi.com. Em apenas três eventos realizados, os estoques foram esgotados em minutos e 15 mil unidades do smartphone Redmi 2 foram comercializadas.
Fabricantes |
Unidades vendidas 2º tri de 2015 (milhões) |
Fatia de mercado 2º tri de 2015 |
Unidades vendidas 2º tri de 2014 (milhões) |
Fatia de mercado 2º tri de 2014 |
Cresci-mento ano a ano |
Samsung |
73,2 |
21,7% |
74,9 |
24,8% |
-2,3% |
Apple |
47,5 |
14,1% |
35,2 |
11,7% |
34,9% |
Huawei |
29,9 |
8,9% |
20,2 |
6,7% |
48,1% |
Xiaomi |
17,9 |
5,3% |
13,8 |
4,6% |
29,4% |
Lenovo + Motorola |
16,2 |
4,8% |
24,3 |
8,0% |
-33,3% |
Outros |
152,5 |
45,2% |
142,2 |
47,1% |
7,3% |
Total |
337,2 |
100,0% |
302,1 |
100,0% |
11,6% |
Sobre a Xiaomi
A Xiaomi, fundada em 2010, oferece tecnologia de alta qualidade a preço justo, com os produtos Mi. Desenvolve hardware, software e serviços de internet. A empresa tem mais de 100 milhões de usuários da MIUI, em todo mundo, desses 40 milhões participam de fóruns dando sugestões e feedback. Entre seus produtos estão os smartphones Mi 4, Redmi 2, Redmi Note, os tablets Mi Pad, o Mi Box, a Mi TV, o Mi Power Bank, além de outros acessórios. A empresa possui operações em Singapura, Malásia, Filipinas, Índia, Indonésia. O Brasil é o primeiro mercado ocidental em que a empresa se estabeleceu com fabricação e vendas locais. A Xiaomi vende diretamente aos consumidores para oferecer preços competitivos.