A funcionária de uma empresa que comercializa materiais de escritório entrou com recurso na justiça após ser demitida por justa causa sob a acusação de utilizar o e-mail corporativo para fins pessoais.
A empresa afirmou que a ex funcionária enviava e recebia mensagens pessoais de conteúdo inadequado e por isso a demissão aconteceu. A prática foi admitida pela assistente comercial, mas ela alegou desconhecer que endereços de e-mail eram monitorados pela empresa. “Mesmo que a empresa não avise que o monitoramento das mensagens acontece, isso não autoriza nenhum funcionário a utilizar o e-mail profissional para fins particulares”, afirma Fabiana Basso, sócia do NELM Advogados e especialista em Direitos do Trabalho.
A utilização do logotipo da empresa nas mensagens enviadas com conteúdo distinto à atividade para qual a assistente comercial foi contratada pode trazer um enorme prejuízo à imagem da empresa. “Muitas vezes, as mensagens podem expressar posicionamentos contrários aos valores e a missão estabelecidos pela companhia”, explica Fabiana.
Para a especialista, este caso é um exemplo de mau procedimento, uma das atitudes que configura a rescisão do contrato de trabalho pelo empregador por justa causa.
* Colega jornalista, para entrevistar a Drª Fabiana Basso, entre em contato com a Tamer Comunicação Empresarial.