A Uselink, consultoria em marketing digital, oferece ao mercado um plano de negócios por performance baseado em modelo europeu. Em 14 semanas, o resultado é percebido pelo aumento de número de visitantes, busca e faturamento nos sites e e-commerces dos clientes atendimentos pelos especialistas da empresa.
Case FastShoes
A empresa de marketing digital realizou consultoria para o site do mercado esportivo Fastshoes visando melhoria da inteligência de mercado – administração e gestão comercial da empresa.
Todos os canais da empresa como o e-commerce e o chat sofreram modificações com o objetivo de melhorar desempenho. Em resultado, as vendas via site aumentaram em 20%. O número de visitantes cresceu em 30% se
comparado com o período que antecedeu a consultoria, e o número de acesso ao site passou de 2,3 milhões para 4,16 milhões, que representou 80% de aumento de pageviews.
Realidade brasileira
O mercado de internet no Brasil vem amadurecendo. As oportunidades de negócios são diversas, porém não há espaço para amadorismo, pois o espaço virtual é cada vez mais competitivo. Naturalmente, as dificuldades também
aumentaram. Hoje, não basta mais apenas ter um e-commerce para vender um produto ou um site oferecendo prestação de serviço. É necessário planejar, ter um plano estratégico de marketing digital.
A Uselink desenvolveu um plano em 14 passos, inspirados em um modelo europeu de resultados por performance. E, neste processo que dura em média 14 semanas – um profissional é essencial para atingir os objetivos: o
consultor de marketing digital.
O consultor de marketing digital otimiza as ações da empresa na internet, resultando em melhor investimento da verba de marketing. Ele também sugere a melhoria ou a montagem do site ou e-commerce, com foco nos resultados
desejados: aumento nas visitas, taxa de conversão e faturamento. A empresa recebe um novo posicionamento em relação ao público-alvo e incorpora novos conhecimentos da prática de e-commerce ao seu dia a dia.
Os 14 passos do sucesso
Para chegar a estes objetivos, o consultor de marketing digital estabelece junto à empresa um cronograma de trabalho com uma tarefa por semana para a melhoria do potencial de vendas e visitação do site. Nas primeiras duas semanas, a Uselink faz uma avaliação das páginas principal (home) e internas da empresa, usando algumas ferramentas de trabalho entre elas o Google Analytics. Com o diagnóstico feito, vem o terceiro e quarto passos, que consistem num plano para otimizar o site, melhorando a navegabilidade e a encontrabilidade. São as fases BI (Business Intelligence) e SEO (Search Engine Optimization). Para consultorias realizadas em e-commerce, há uma importante etapa e que pode ser decisiva para o aumento da conversão e das vendas: a análise do carrinho/checkout aqui é possível avaliar porque a compra não foi concluída e quais caminhos tomar para que isso seja minimizado.
Deste ponto, já é possível definir a estratégia para melhorar a performance do site da empresa. Nas 10 semanas seguintes, a Uselink desenvolve modelos de relatório, faz pesquisas com clientes, analisa e aumenta a base de e-mails do público-alvo, avalia e sugere novas campanhas de mídia baseadas em performance e incrementa o uso das redes sociais da empresa, como Facebook e Twitter.
Durante todo este período, empresa e Uselink se reúnem uma vez por semana, num encontro de duas horas, onde são apresentados os próximos passos da consultoria e os resultados alcançados até então. É essencial, para que o processo seja bem-sucedido, que haja engajamento por parte do cliente na implementação das mudanças necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas.
A Uselink
Idealizada em 2004, surgiu numa época em que o mercado de internet ainda engatinhava no Brasil. Nestes nove anos, o mercado superou a desconfiança, se modernizou e cresceu exponencialmente no Brasil: foram realizados 66,7 milhões de pedidos em 2012, quase R$ 22,5 bilhões em faturamento, segundo a consultoria E-Bit. E a Uselink participou desta transformação, prestando consultoria em marketing digital para empresas reconhecidas no mercado, como o Grupo Pão de Açúcar, Coca-Cola, Suvinil, a Cyrela e a Fastshoes, entre outros clientes importantes.