Smart grids, smart homes, internet of things, metering e energy serão os temas macros, abordados pelos palestrantes;
O evento, que entrará em sua 12ª edição, é o mais completo do setor na América Latina.
O ano de 2001 ficou marcado na memória do Brasil. Em consequência de uma seca prolongada, as usinas hidrelétricas produziram muito menos que o necessário de energia. Por todo o País, o consumo de energia elétrica foi reduzido em 20% em um período muito curto de tempo.
Uma das soluções para evitar episódios como o de 2001 é a consolidação em nível nacional da tecnologia smart grids, além da aplicação prática da medição inteligente. Esses temas fazem parte do escopo geral da Latin American Utility Week (LAUW), que acontece entre os dias 12 e 14 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP.
Entre as apresentações da conferência, está o case “Paraná Smart Grid”, no qual o principal destaque é a medição compartilhada de eletricidade, água e gás realizados em Curitiba-PR pela Copel. De acordo com o Diretor do Departamento de Medição da Distribuição, João Acyr, trata-se de um projeto inovador no Brasil, uma vez que o compartilhamento das informações é realizado por três utilities, sendo o usual o envolvimento apenas de duas empresas.
“Foi instalada uma rede de comunicação de última geração que permite que os diversos medidores (água, gás e eletricidade) enviem as informações de leitura a uma única central, sem que haja interferência de dados nos medidores, e de forma que seja possível um medidor ajudar o outro na transmissão de informações. Nosso objetivo agora é buscar uma relação entre os custos e benefícios que viabilizem a implantação do smart metering (medição inteligente)”, explica Acyr.
São cem pontos de medição já instalados no projeto piloto em Curitiba, que podem chegar a mil até o final do ano. A Copel espera viabilizar o projeto em 2015. Sobre a participação na LAUW, Acyr garante: “Na conferência teremos uma grande oportunidade para troca de experiências, ideias e debates de grandes questões, principalmente técnicas e regulatórias”.
Outro destaque em Smart Grids da Latin American Utility Week, é a apresentação do maior projeto de smart grids efetivamente implementado no Brasil, “Projeto Smart Grids Light”, por Ricardo Loss Vincens da Light Serviços de Eletricidade. O projeto abrange a instalação de um milhão de medidores inteligentes novos e adequação de outros 600 mil medidores inteligentes já instalados, bem como a integração de três mil chaves e religadores de rede elétrica de distribuição.
O sistema de comunicação do projeto será multiutility, ou seja, poderá atender na mesma plataforma tecnológica medidores inteligentes de Energia, Água, Gás, ou qualquer outro que atenda o mesmo protocolo de comunicação.
De acordo com Ricardo Loss Vincens, os objetivos da Light são a melhoria da eficiência operacional e de qualidade dos serviços prestados aos clientes. “Também estimamos a redução no consumo de combustíveis (gasolina e diesel) dos veículos de serviço, tendo em vista que diversas funções serão automatizadas e realizadas remotamente”, explica Vincens.
Também fazem parte da conferência, as apresentações de estudos de casos dos projetos pilotos de Barueri-SP, Fortaleza-CE, Búzios-RJ, Paritins-AM e Fernando de Noronha-PE; entre outros overviews e apresentações.
A Latin American Utility Week também abordará temas como Metering, Energy, Internet of Things, Smart Homes & Smart Cities. A programação completa encontra-se no website: www.latin-american-utility-week.com.
Smart Grids
Smart grids, ou redes inteligentes, conectam unidades descentralizadas de geração de energia com os consumidores para formar uma estrutura ampla e uma via de mão dupla na transmissão de informação. O sistema controla a geração de energia e evita sobrecarga da rede, já que é gerada apenas a energia necessária.
Um dos principais componentes deste sistema, o medidor inteligente, ajuda a coordenar o smart grids e o consumo de energia de modo mais eficiente. Essa nova tecnologia torna-se importante para o setor energético uma vez que a proporção de fontes renováveis de geração de energia desenvolve um papel significativo para renovação da matriz.
A implementação de redes inteligentes permitirá um maior controle sobre a utilização de energia tanto pelas empresas do setor energético (utilities) como pelos consumidores finais. Do ponto de vista dos consumidores finais, a possibilidade de uma melhor administração do consumo é extremamente válida, por meio do projeto de tarifas diferenciadas por horários, avaliando o consumo em tempo real. Por outro lado, as utilities estariam aptas a enfrentar questões como interrupções, falhas na distribuição, ligações clandestinas e outros imprevistos à distância, otimizando os reparos necessários e evitando um impacto generalizado como acontece atualmente”
Segundo estimativas da consultoria Northeast, o mercado nacional de smart grids poderá movimentar US$ 36 bilhões em investimentos nessa década.
Sobre a LAUW
A LAUW, Latin American Utility Week, que reúne as principais empresas de medição de energia, água e gás; geração, transmissão e distribuição de energia, tecnologia da informação e telecomunicações, e redes e cidades inteligentes; com utilities do Brasil e da América Latina.
Organizado pela Clarion Events Brasil, o evento chega à sua 12ª edição com um novo nome: Latin American Utility Week. Até 2013, a já tradicional Metering Latin America tinha como foco principal os temas Medição, Smart Grids e T&D (transmissão e distribuição de energia). Este ano, a feira agregou ao seu portfólio de soluções temas ligados à atualidade, como o desenvolvimento de tecnologias para Smart Homes, residências inteligentes que utilizam automação e troca de dados digitais, além de geração de energia e soluções para o seu uso racional.
Serviços
Latin American Utility Week
Data: 12 a 14 de agosto de 2014
Horário: Dias 12 e 13 das 10h às 18h | Dia 14 das 10h às 17h.
Local: Transamerica Expo Center – Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP