462
- 2015 será o ano da 802.11ac. Agora que a tecnologia 802.11ac para o mercado consumidor e handhelds são comuns, empresas, locais de trabalho, organizações e escolas estão se apressando para apoiá-lo. A adoção de dispositivos inteligentes 802.11ac de consumo combinado com o crescimento contínuo do BYOD está forçando as organizações a migrar para a infra-estrutura Wi-Fi suportado-11ac, mais cedo ou mais tarde. (Na imagem o AP 802.11ac Ruckus ZoneFlex R600)
- Rentabilizar a WLAN significa cobrança pelo uso WLAN. Hoje, as organizações têm a opção de adicionar serviços como análise, localização, publicidade e marketing como novas formas de monetização. Estes serviços podem se beneficiar muito do uso de WLAN para entender melhor informações básicas, como as tendências do mercado, o movimento de clientes e dados demográficos. Vamos ver o crescimento contínuo dessas novas formas de rentabilizar os investimentos de infra-estrutura Wi-Fi em 2015.
- Corte nos custos com centros de dados, reduzindo encargos com imóveis e instalações, impulsionando a demanda por virtualização. Para o mercado sem fio, a virtualização oferece outro nível de resistência que está ligado ao modelo de alta disponibilidade de Data Center. A virtualização também reduz os investimentos em bens de capital para muitas tecnologias, o que abre as portas para serviços gerenciados.
- A nuvem vai continuar a fornecer revendedores de valor agregado, que são serviços fáceis de implementar para os clientes que preferem o wi-fi como um serviço. As pequenas empresas poderão receber informações, tais como serviços baseados em localização (LBS) e acesso seguro.
- A tecnologia baseada em Hotspot 2.0 (por exemplo, Passpoint) continuará a ser adotada por mercados verticais que fornecem acesso Wi-Fi público, como hotelaria e transporte, bem como as empresas em geral. Com Hotspot 2.0 mais e mais clientes serão capazes fazer roaming em redes Wi-Fi com simplicidade e segurança.
Principais Tendências Wi-Fi – Previsões 2015 para operadoras / prestadores de serviços
por Steve Hratko, diretor de Service Provider (SP) / Carrier Marketing, Ruckus Wireless
- Prestadores de Serviços vão acelerar sua mudança para o mercado de serviços Wi-Fi gerenciados como forma de gerar receita, fortalecer suas relações com os clientes, aumentar as opções de outros serviços e preparar o terreno para novas ofertas.
- As chamadas Funções de Virtualização de Rede (NFV) continuarão a varrer a indústria de WLAN. Esta tendência começou na primeira metada do ano, quando, por exemplo, a Ruckus anunciou o virtual SmartCell Gateway (vSCG). A tendência exige uma mudança operacional significativa para provedores de serviços, mas a economia de virtualização é muito significativa.
- Ligações Wi-Fi vão começar a tornar-se importantes em 2015, graças ao suporte da Apple. Esta tecnologia 3GPP (IR-92) irá conduzir ainda maiores quantidades de tráfego de smartphone para redes Wi-Fi e vai alterar radicalmente o modelo de negócios MNO. As ligações Wi-Fi também vão matar o mercado de femtocells.
- Os MSOs a cabo irão acelerar suas implementações de Wi-Fi de base ampla, como forma de manter seus assinantes felizes e torná-los menos propensos a mudar de fornecedor. Os MSOs a cabo em todas as partes do mundo enxergam agora o Wi-Fi como uma ferramenta estratégica para seus negócios.
- 2015 será o ano em que vamos ver consórcios de roaming Hotspot 2.0 em grande escala, principalmente ao redor de grande MSOs a cabo. Esses consórcios irão unir as ilhas de conectividade que constantemente nos rodeiam em uma experiência de rede contínua e segura.
- 802.11ac Onda 2 será o próximo padrão Wi-Fi para os prestadores de serviços e vai ser lançado em 2015. Ele apresenta multi-usuário de múltipla entrada e múltiplas saídas (MIMO-MU), que permite que um ponto de acesso Wi-Fi fale com mais de um usuário ao mesmo tempo.
- Home-spots se tornarão uma oferta padrão de provedores de telefonia fixa em todo o mundo. Esta abordagem irá aumentar dramaticamente a adopção de Wi-Fi e assim aumentar a utilidade destas ofertas.
- O mercado de pequenas células LTE continuará a desenvolver-se muito lentamente, como a indústria luta com questões de modelo de negócios em torno de quem paga para implantações internas. A maior parte da excitação em torno de pequenas células LTE tem foco no mercado interno, que é onde as pessoas estão, mas a economia aponta para locais que têm que pagar por essas implantações. Isso parece improvável sem uma pequena célula LTE neutra como hospedeira.
- LTE nas bandas não licenciadas (aka LTE-U) gerou muita discussão em 2014. A tecnologia será um sucesso se 3GPP implementa Listen-Before-Talk, de modo a ser um bom vizinho para o Wi-Fi. Em 2015 vamos ver um progresso significativo nesse sentido.
- Em 2015 a Ruckus estará firmemente estabelecida como o fornecedor de equipamentos Wi-Fi #1 para provedores de serviços. Isso certamente tem sido a tendência dos últimos anos.