ASPEC Experience aumentou o número de indicadores mensais de produtividade da equipe comercial da Wellcare
A Wellcare, especializada em sistemas de automação e segurança eletrônica, com foco principal em controle de acesso, teve ganhos de produtividade com a solução “ASPEC Experience” (Automated Sales Process Engine for the Computer), da SalesWays, especializada em consultoria, metodologias e ferramentas para estratégias e processos de vendas.
A ASPEC Experience é um conceito integrado para automação de vendas que reúne aplicativos na nuvem, mobilidade e rede social, com foco em assuntos relacionados ao profissional de vendas em um único ambiente de informações. Multi-idioma, a ferramenta possibilita acompanhamento remoto; organização de compromissos e tarefas; atualização de contas e contatos por critérios pré-definidos; elaboração de relatórios parametrizáveis online e em tempo real, proporcionando ganho de tempo e melhoria nas previsões e nos resultados de vendas.
Segundo Victor Neves, diretor comercial da Wellcare, como a empresa trabalha com vendas consultivas e com ciclo de vendas típico de vários meses, sentia-se falta de uma ferramenta para gestão das oportunidades que possibilitasse, ao mesmo tempo, monitorar a efetividade dos vendedores e obter o forecast de vendas.
“A ASPEC permite a realização deste controle de oportunidades de forma muito eficaz e ainda vem com uma base conceitual que praticamente funciona como um coaching virtual do vendedor. Ao mesmo tempo, permite que o gestor avalie o trabalho dos vendedores individualmente, além de ajudar a dimensionar a equipe em função do número de oportunidades em aberto e valores envolvidos”, afirma Neves.
De acordo com o executivo da Wellcare, a ferramenta aponta de forma muito óbvia quando o trabalho do vendedor está ineficiente e, desta forma, permite ao gestor agir rapidamente no sentido de manter a equipe sempre bem dimensionada e fazendo um trabalho de qualidade.
“Após começarmos a utilizar de forma consistente a ferramenta, há três anos, aumentamos o número de indicadores mensais de produtividade da equipe comercial e passamos a ter um melhor forecast e comparativos de vendas previstas e realizadas. Assim, temos mais informações que auxiliam a diretoria em suas tomadas de decisões, e ainda notamos uma melhoria no rendimento da equipe comercial”, reforça Neves.
Para Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil, o mercado está carente de automação dos processos e de melhores práticas de vendas, com ferramentas e métricas confiáveis. “Neste sentido, o ASPEC Experience certamente vai cobrir esta lacuna. A ideia é se diferenciar definitivamente da concorrência como uma plataforma para Computational Selling. Mais do que automação de vendas, a Computational Selling tem como objetivo aumentar as receitas de vendas, apoiando as equipes a trabalharem de forma mais efetiva, com ganhos de escala e tempo”, afirma o executivo da SalesWays, que registrou, em 2013, um aumento de 30% na sua receita e um crescimento acima de 100% no número de usuários de suas soluções.
Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos Sales Cycle Manager e pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management).