O Social-commerce assimila e reforça as 8 tendências de marketing para o varejo em 2018
Ascensão das compras por voz, crescimento do social-commerce, maior convergência entre vendas online e offline e colaboração de dados são algumas das apostas para este ano.
O conceito de social-commerce é o do comércio via redes sociais desburocratizado limpo checado:
E se, e quando o cliente optar pela aquisição tudo deve fluir automaticamente sem constrangimento ao consumidor.
Em 2018, varejistas e marcas vão pautar suas estratégia de marketing e de e-marketing com base na colaboração.
Diante do social-commerce cada vez mais fortalecido e dos muros construídos em torno dos dados das redes sociais;
E das gigantes digitais, como a Amazon, a cooperação será o caminho para alcançar o consumidor via redes sociais ou seja pelo social-commerce.
Estas são algumas das previsões apontadas no estudo Commerce & Digital Marketing Outlook 2018 da Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO);
Eempresa líder em tecnologia para commerce marketing.
O relatório revela que a convergência entre o mundo online e offline deve aumentar ainda mais e;
Prevê a ascensão das compras por voz, além do crescimento do vídeo na publicidade digital. Outro destaque é o alerta para a importância do gerenciamento de dados;
Especialmente com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR, que entra em vigor na Europa este ano.
“As mudanças no mundo do comércio vêm acontecendo rapidamente.
Ter acesso a uma ampla escala de dados de clientes, tanto online como off-line, tornou-se fundamental para varejistas e marcas entenderem e se conectarem com o atual perfil omnishopper dos consumidores.
A ascensão de novos modelos, como as compras por voz, exige novas estratégias de conteúdo;
Enquanto novas regulamentações representam a reestruturação de organogramas obsoletos.
Com a crescente ênfase das inovações offline;
Somada aos omnishoppers e à colaboração de dados, sabemos que 2018 tem tudo para ser um grande ano para o varejo”;
Afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.
Para determinar as principais tendências de marketing para o varejo;
A Criteo analisou suas relações diretas com mais de 17 mil anunciantes, além de milhares de publishers em todo o mundo.
Confira abaixo as oito principais tendências para 2018:
Leia também: Digital commerce: 5x maior que o e-commerce
1- Ascensão das compras por voz
Com a popularização de dispositivos como Google Home e Amazon Echo, as compras por voz devem dar um salto em 2018.
O mercado de alto-falantes inteligentes verá uma competição acirrada entre Google, Amazon e empresas como Harman Kardon e Cortana, da Microsoft.
Diante deste cenário, anúncios de voz contextualizados vão personalizar recomendações e conteúdo.
Com riqueza de dados sobre os interesses e preferências dos consumidores;
Os smart speakers vão poder oferecer serviços existentes e novos produtos e serviços complementares e relevantes.
2- Redes sociais e comércio cada vez mais interligados formam o social-commerce
As redes sociais têm desempenhado papel importante para o comércio.
Em 2018, o social-commerce deve ganhar ainda mais força. Muitas empresas devem integrar chatbots a serviços de mensagem como Facebook Messenger e WhatsApp.
Tendo em vista que a maior parte das redes sociais colocam muros em torno dos dados dos usuários;
As marcas e varejistas vão precisar encontrar maneiras de se apropriar da relação com o consumidor e das informações que vêm com ela.
3- Convergência entre vendas offline e online
Diante de consumidores cada vez mais multi-canais, a convergência entre os mundos online e offline é o caminho natural para o varejo.
Estacionamentos dedicados e armários na loja física são algumas das opções que devem ganhar força.
As empresas vão buscar parcerias que permitam utilizar melhor seus dados de CRM para encontrar e impactar os consumidores online com campanhas personalizadas para reengajamento e upsell.
Haverá uma crescente ênfase na condução do tráfego offline para interações online.
4- Colaboração como palavra-chave
Com os muros criados em torno dos dados de gigantes como Amazon e Facebook,business;
Varejistas e marcas passaram a colaborar para se manterem competitivos e inovadores.
Este ano, essa tendência deve se fortalecer ainda mais.
Segundo a pesquisa “The Commerce Data Opportunity:
Collaboration Levels the Retail Playing Field”;
Feita pela Criteo em parceria com a Forbes Insights, entre os executivos de marketing;
72% acreditam que a colaboração levará ao aumento de receita, dos lucros (65%) e da satisfação dos consumidores (56%).
5- O poder da otimização do feed de produtos
Os anunciantes vão procurar formas de agilizar o gerenciamento de ativos do feed de produtos, incluindo descrições e imagens.
Fotos contextualizadas de produtos, closes de alta resolução, imagens em 360 graus;
]E outros detalhes vão se tornar cruciais para dar aos compradores a melhor experiência online.
Em 2018, o gerenciamento de dados se tornará mais importante que nunca, conforme os anunciantes trabalharem para correlacionar informações sobre produtos de marcas e varejistas ao mesmo tempo em que integram os dados comerciais com o conteúdo gerado pelo usuário.
6- GDPR e gerenciamento de dados
O Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR;
Entrará em vigor na União Europeia em 25 de maio de 2018, afetando varejistas, empresas e mais de 500 milhões de cidadãos.
O impacto será global, visto que as medidas serão aplicadas a todas as companhias que rastreiam os residentes da União Europeia para fins de análise e comercialização.
Ao garantir uma maior proteção dos dados de cada indivíduo, o GDPR trará de volta a confiança dos consumidores;
O que por sua vez, vai beneficiar empresas que oferecem transparência e escolha aos clientes.
Os varejistas terão de gerenciar seus dados de audiência com mais cuidado.
Personalização, confiança e transparência vão andar de mãos dadas criando uma relação melhor com os compradores.
7- A batalha pelo vídeo no social-commerce
Possibilidades para o novo inventário de anúncios programáticos de vídeo vão emergir assim como ad breaks estarão inseridos em mais conteúdo audiovisual.
Os cord-cutters (os que cortaram as cordas), aqueles que nunca consumiram ou nunca assinaram os serviços de TV paga,;
Estão transmitindo conteúdo multimídia, o que significa que as plataformas sociais, incluindo ;
Facebook, YouTube, Instagram e Snapchat estão priorizando vídeos e buscando por conteúdo de alta qualidade que imita a TV.
Em 2018, o tempo gasto pelo consumidor no ambiente online vendo vídeos deve aumentar constantemente;
Forçando anunciantes, publishers e empresas de mídia a reorganizar e aumentar o foco no segmento.
8- Mais aquisições e parcerias no mundo do varejo
Nos últimos seis meses, aconteceram grandes aquisições e parcerias no mundo do varejo:
Amazon e Whole Foods, Amazon e Kohl’s, Walmart e serviço Express do Google.
O Walmart ainda comprou a ModCloth, Bonobos e Shoes.com.
Em 2018, o esperado é que muitos outros varejistas e marcas busquem aquisições e parcerias para se manterem competitivos;
Além de expandir e fortalecer suas operações.
Muitas transações devem ser fechadas com o intuito de unir os mundos online e offline, gerando mais valor para o negócio.
Sobre a Criteo
A Criteo (NASDAQ: CRTO), líder em marketing para e-commerce;
Está construindo um ecossistema de alta performance para gerar lucros e vendas para varejistas e marcas.
Mais de 2.700 membros de equipe da Criteo trabalham em parceria com 17.000 varejistas e marcas e milhares de publishers;
Em todo o mundo para oferecer performance em escala, conectando consumidores ao que eles precisam e amam.
Projetado para o e-commerce, o Criteo Commerce Marketing Ecosystem vê mais de US$ 550 bilhões em vendas anuais.
Para mais informações acesse www.criteo.com.