AGORA Telecom e Motorola facilitam adequação de empresas a novas resoluções da Anatel para radiocomunicação
Novo rádio portátil facilita migração para digital, conforme exigência do órgão regulador, sem perda da comunicação com o parque analógico já utilizado.
A AGORA Telecom disponibiliza o Motorola DEP 450, rádio portátil profissional de nível básico que permite às empresas usuárias de redes de radiocomunicação se adequar às resoluções 558 e 568 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Nas resoluções, a Agência reguladora estabelece a obrigatoriedade da migração de sistemas de radicomunicação analógicos para estruturas digitais para uso em uma ampla gama de faixas de frequência.
Esta mudança pode representar um ônus significativo para as empresas, uma vez que, para atender às exigências da Anatel, têm de renovar seus parques de rádio, o que acarreta não apenas o custo de um novo investimento em equipamentos digitais, mas também a perda do que já foi investido na estrutura analógica legada.
Integrante da plataforma de comunicações digitais MotoTRBO, o novo Motorola DEP 450 possibilita otimizar o investimento nesta adequação, já que oferece todos os benefícios da tecnologia digital, sendo aderente às exigências estabelecidas nas resoluções 558 e 568 da Anatel, ao mesmo tempo em que mantém a compatibilidade com o parque de rádio analógico já existente nas empresas.
?Este é um terminal portátil que combina o melhor da funcionalidade de rádio bidirecional com as últimas tendências em tecnologia analógica e digital. Com essa dualidade, o DEP 450 oferece alta qualidade de áudio, excelente cobertura e duração de bateria, além de agregar benefícios como, por exemplo, a possibilidade de ser interrompido durante uma transmissão para priorizar comunicações críticas?, detalha Wilson Barreto, diretor de Soluções em Radiocomunicação.
O novo rádio da série MotoTRBO oferece 16 canais (sem display e sem teclado), dois botões programáveis, modulação analógica e digital, com possibilidade de avisar ao usuário qual canal ele está utilizando e, níveis de potência ajustáveis, além de agregar o recurso Modo Direto de Capacidade Dupla que permite duplicar a capacidade de comunicações de um canal de 12,5 kHz, sem a necessidade de um repetidor. Esta função, viabilizada por tecnologia TDMA embarcada, assegura um rendimento até 40% superior a qualquer similar unicamente analógico.
Recursos de privacidade e segurança também estão presentes no lançamento da Motorola, como funções para evitar a interceptação de chamadas e criptografia analógica, que garante a confiabilidade da comunicação mesmo entre rádios DEP 450 digitais e equipamentos analógicos Motorola.
Robusto, o DEP 450 foi criado para uso com durabilidade mesmo em ambientes hostis. O equipamento tem classificação IP54, o que significa resistência a aspersões e pó; cumpre os padrões militares americanos 810 C, D, E, F e G, além de ter sido aprovado no Teste de Vida Acelerado da Motorola, no qual o rádio precisa sobreviver a uma simulação de cinco anos de uso intensivo para ser aceito.
O novo MotoTRBO DEP 450 tem garantia padrão de dois anos e já está disponível no mercado brasileiro, por meio da rede de canais da AGORA Telecom.
Sobre a AGORA Telecom
Fundada em 1993, a AGORA Telecom é uma empresa nacional de integração e distribuição de soluções para transmissão de voz, dados e imagem, incluindo radiocomunicação, redes IP de alta disponibilidade e comunicação unificada. Além da atuação em telecomunicações, a empresa conta com uma área de negócios para atender o setor de Segurança Pública. A AGORA Telecom é líder em radiocomunicação na América Latina, pela Motorola Solutions, e ocupa a 4ª posição no ranking das empresas do setor de Telecomunicação que mais cresceram em 2012, pelo Anuário Telecom. Mais informações, visite o site: www.agoratelecom.com.br