Home Atualidades Metal Injection Molding revoluciona a produção de microparts

Metal Injection Molding revoluciona a produção de microparts

por Paulo Fernandes Maciel
Metal Injection Molding péças

O Que é MIM? Metal Injection Molding?

MIM (do inglês: Metal Injection Molding), é um processo de fabricação que combina a flexibilidade de projeto e a alta produtividade da injeção de polímeros com o alto desempenho de peças fabricadas em aço.

O processo MIM é inovador, e permite total confiabilidade e precisão de componentes complexos, com propriedades mecânicas muito similares e/ou iguais a de qualquer material obtido por usinagem, laminado ou microfundido.

A moldagem por Injeção de Pós Metálicos (MIM – Metal Injection Molding) é um processo usado para fabricação em escala de micros e pequenos componentes metálicos para uma ampla faixa de aplicação.

Com o desenvolvimento deste se tornou possível a obtenção de um processo com alta produtividade, produção em série e uniforme de peças metálicas com geometrias complexas na ordem de micrômetros.

Metal Injection Molding máquina injeção

Nos últimos anos o processo MIM sofreu um desenvolvimento tecnológico acelerado, devido ao crescimento do mercado de fabricação de micro peças em todos os setores.

O mercado possibilitou o surgimento do Micro MIM (μMIM)

Uma vairante do processo MIM que vem apresentado elevado desenvolvimento e demanda é o processo de fabricação de micro peças, tal processo é denominado Micro Moldagem por Injeção de Pós Metálicos (μMIM – Micro Metal Injection Molding).

Os produtos relacionados a esta tecnologia de micro-peças podem ser aplicados nas mais diversas áreas da indústria (metalúrgica, mecânica, automotiva, informática, etc.)

E também nos setores da comunicação, saúde e biotecnologia. Alguns exemplos clássicos dessas aplicações merecem destaques e são apresentados na

Por que o MIM é a melhor solução?

Flexibilidade de projeto:
Permite a liberdade de fabricar formas complexas que seriam consideradas de custo proibitivo por outros métodos.
Alta produtividade.
Características que não podem ser obtidas por microfusão, como furos pequenos, paredes finas e detalhes de superfície.
Produz características de forma acabada, como roscas internas e externas, orifícios perfilados e texturas detalhadas de superfície, recartilhamento, entalhes e marcações.
Escala de produção que permite até milhões de peças de forma rápida e eficiente.


Materiais

Superiores propriedades resistivas, magnéticas e anticorrosivas devido à alta densidade obtida em comparação com metalurgia do pó, polímeros de engenharia e fundição sob pressão convencionais.
Componentes em forma acabada a partir de materiais de difícil processamento, como superligas, ligas de tungstênio e titânio.
Microestrutura isotrópica e homogênea para propriedades de materiais uniformes.
Capacidade de criar ligas que não estão disponíveis em processos convencionais.

Metal Injection Molding eletrônica


Complexidade:

O MIM permite a mesma liberdade de projeto da moldagem por injeção de plásticos, o que proporciona uma capacidade de formas quase ilimitada.

Como é um processo de moldagem, as características adicionais do produto não acrescentam custo, o que torna o MIM ideal para combinar peças individuais em produtos multifuncionais.

Metal Injection Molding tecnologia verde

Processo MIM: Tecnologia verde


A peça é obtida na forma final, assim a geração de resíduos oriundo de operações de remoção de material é muito pequena ou nula.

O processo MIM é considerado em países como EUA como “tecnologia verde.

Metal Injection Molding Auto-parts

Aplicação na Indústria


A tecnologia MIM está presente em vários segmentos industriais, como:

Automotivo;
Telefonia móvel;
Instrumentos cirúrgicos;
Implantes;
Ortodontia;
Defesa
Óptica;
Eletrônica;
Equipamentos esportivos;
Bens de consumo em geral.

Metal Injection Molding instrumentos cirúrgicos

Metal Injection Molding no Brasil

AO processo MIM no Brasil tem a TecnoMIM como empresa de vanguarda nessa tecnologia.

A TecnoMIM surgiu pela visão empreendedora de seus sócios aliada a um elevado know-how de mais de 10 anos do processo e isso a um reconhecimento da necessidade de desenvolver o respectivo processo na indústria nacional e internacional.

Assim está altamente preparada para o desafio de desenvolver este inovador processo e apresentar soluções inovadoras

A empresa abraçou a missão de “Oferecer soluções tecnológicas através do processo de moldagem por injeção metálica, buscando satisfação total dos clientes, colaboradores, sócios e ao meio ambiente.”

Focada sempre nas necessidades do mercado, com uma visão acurada no sentido de buscar Simplificar as complexidades e redução de custos com sustentabilidade.

A empresa possui unidade fabril na cidade de Cachoeirinha no RS, no Distrito Industrial, em modernas instalações e com equipamentos de última geração.

Conta com uma equipe de engenharia preparada e qualificada para atender as necessidades dos clientes e focada na “Injeção Metálica de Elementos Complexos de Engenharia”.

O processo fabril Ecologicamente Correto, contando com a utilização de Equipamentos modernos e automáticos;

Onde sem dúvidas consegue garantir vantagens em relação ao processos convencionais dessa categoria de serviço, atualmente largamente utilizado no mercado industrial.

Conheça um pouco mais sobre a TecnoMIM acessando a http://tecnomim.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário