Home Mídia Corporativa Meios de pagamento são chave para a maturação do comércio eletrônico

Meios de pagamento são chave para a maturação do comércio eletrônico

por Agência Canal Veiculação

E-commerce brasileiro deve faturar R$ 39,5 bi até final do ano; meios de pagamento são chave para a maturação do setor

Referência em pagamentos multicanal, a Adyen participou recentemente do Fórum E-commerce Brasil e comenta um dos hot topics sobre o mercado discutidos no evento.

No mês de agosto, a Adyen, referência global em pagamentos multicanal, marcou presença e foi uma das patrocinadoras do Fórum E-commerce Brasil, que reuniu mais de 4 mil profissionais da área. No evento, Viviane Vilella, Diretora Executiva do portal E-commerce Brasil, lembrou que o comércio eletrônico é o segundo setor da economia nacional que mais cresce depois do agronegócio. Somente até o final de 2014, o segmento deve faturar R$ 39,5 bilhões, valor que representa um crescimento de 27% em relação a 2013, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ao lado da evolução de uma loja virtual está a necessidade simbiótica de implementar uma estrutura de pagamentos adequada, avalia Jean Christian Mies, Vice-Presidente Sênior da Adyen para a América Latina. “Uma estratégia de pagamentos bem definida é fundamental para que um e-commerce possa expandir e capturar novos consumidores. Mais do que isso, este planejamento possui uma influência forte sobre o faturamento e a margem de lucro do negócio”, afima o executivo da Adyen. “O Brasil, aliás, está cada vez mais habituado a ter cases de sucesso em pagamentos online: empresas como Facebook, Google, Dafiti, Netshoes e Easy Taxi operam de forma local alavancando o crescimento do setor no País, uma vez que para estas empresas a escolha do parceiro de pagamentos se torna crucial para a sua expansão”, complementou Jean.

Maturação do E-commerce x Meios de Pagamento

A estratégia de pagamentos correta não se resume somente à escolha dos meios de pagamento a serem ofertados em um site, mas está também relacionada com a maneira como é feito o monitoramento da eficiência destes meios. Isso pode ser feito através de análises de conversão, testes A/B e análises de taxas de aprovação de determinadas bandeiras. Além disso, é fundamental o monitoramento contínuo de possíveis falhas que podem causar a perda de vendas como parte importante deste planejamento. Atualmente, as empresas de e-commerce já são capazes de monitorar os níveis de serviço de bancos adquirentes, assim como as taxas de erro em transações com cartões de crédito. Esse monitoramento assegura que a loja possa contatar um cliente caso ocorra uma falha no processamento de sua transação ou que a loja roteie suas transações a um adquirente alternativo em casos de falhas do seu adquirente preferencial. Otimizar e potencializar os rendimentos através de uma estratégia de pagamentos eficiente são, portanto, fatores que contribuem fortemente para a maturção de um e-commerce.

Desafios para o e-commerce no Brasil

Um fator que ainda dificulta o crescimento do setor são as limitações tecnológicas e regulatórias presentes em muitos mercados emergentes como o brasileiro. “Muitos bancos e adquirentes utilizam tecnologias ultrapassadas para processar pagamentos e, portanto, não são capazes de oferecer um valor agregado em termos de funcionalidades e estabilidade às empresas de e-commerce internacionais”, avalia o VP da Adyen. Por essa razão, empresas de grande porte optam por utilizar adquirentes internacionais antes de se conectar a um player local que não atende seus requisitos. Para finalizar, Jean ressalta que a falta de uma regulamentação em vários mercados emergentes impede a entrada de players internacionais com tecnologias mais avançadas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações