Nova versão do Dataplace Symphony já está em conformidade com o novo ambiente de contingência da NF-e
A Dataplace, desenvolvedora e fornecedora nacional de soluções de gestão empresarial (ERP), anuncia várias mudanças na solução Symphony, para se adequar às novas normas fiscais e tributárias estabelecidas pelo Governo. A mais recente mudança refere-se ao novo ambiente de contingência do SEFAZ, o SVC – Sefaz Virtual de Contingência.
O SVC disciplina a forma de uso deste ambiente de autorização em contingência pelas empresas, ou seja, essa alternativa de transmissão da NF-e em contingência, com a transmissão da NF-e para a SVC permite a impressão do DANFE em papel comum, dispensando a necessidade de transmissão da NF-e para SEFAZ de origem, quando os problemas técnicos, como servidores em manutenção, por exemplo, que impediram o uso do ambiente de autorização normal forem resolvidos. “Esta modalidade de contingência não obriga o uso da série específica da NF-e, o que facilitará o uso desse ambiente por parte das empresas”, esclarece Luís André Garavaso, CEO da Dataplace.
De acordo com Garavaso, o ambiente anterior, denominado SCAN – Sistema de Contingência do Ambiente Nacional foi desativado no último dia 30 e o Symphony da Dataplace já está preparado para cumprir mais essa obrigatoriedade do Governo.
Além dessa adequação, o ERP Symphony da Dataplace, que é indicado principalmente aos setores de Varejo (Retail e Atacado), Indústria e Serviços já contempla também a nova versão 3.1 do Manual que estabelece os novos requisitos da NF-e para as empresas se adaptarem. Entre as principais mudanças, o CEO da Dataplace, destaca o “Local de Destino da Operação”. “A partir de agora, as empresas ao gerarem a Nota Fiscal Eletrônica deverão informar em campo específico se é uma operação interna, ou seja, se a transação comercial é realizada no mesmo estado; se é uma operação interestadual ou se é uma operação no exterior e isso o Symphony faz automaticamente com base no cadastro do cliente”, explica.
Ouro detalhe apontado por Garavaso diz respeito ao indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação, ou seja, se é uma operação presencial, pela internet, teleatendimento ou outra forma. “São muitas as mudanças em cada nova versão do Manual lançada pelo Governo e o ERP precisa estar preparado com esses novos campos de informação. Do contrário as empresas podem ser prejudicadas”, alerta.
A nova versão do Dataplace Symphony também apresenta uma série de melhorias sistêmicas com novas funcionalidades que visam uma maior interatividade e personalização da solução. Entre as novidades incluídas no “Pacote” estão as inovações nas consultas do sistema, como na consulta de “Clientes sem Desempenho”, onde os usuários a partir de agora podem gerenciar de forma interativa e em múltiplas visões, as contas e/ou clientes que estão sem realizar compras em um determinado período. A funcionalidade de “Requisição ao Estoque” também foi inovada, permitindo dois enfoques para as requisições: a visão de gestão e planejamento ou o efetivo processamento das solicitações ao estoque.
A nova versão do ERP Symphony já está disponível para toda a base de clientes da Dataplace.
Sobre a Dataplace
Fundada em 1990, a Dataplace tem sede no interior paulista, na cidade de Garça, e representação comercial nas regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Desenvolvedora de software de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), a Dataplace possui plataforma integrada e modular batizada de Dataplace Symphony. A solução, que pode ser composta com BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), Supply Chain, etc, visa o melhor fluxo de dados e o gerenciamento corporativo inteligente com a integração de informação de diferentes áreas, maior produtividade e transparência nas organizações.